Os de Temperamento Sanguíneo

Os de Temperamento Sanguíneo

Nosso entendimento é que seria interessante, antes da leitura sobre um grupo de temperamentos, a leitura de “Personalidade, Temperamento, Caráter”, cujo objetivo ao elaborarmos o texto foi o de fazer as diferenças conceituais entre esses termos.

Temperamento é um aspecto inato, biológico da personalidade. É a tendência do humor do indivíduo, que caracteriza sua reação e sensibilidade em relação aos fatos da vida.

Um estudo específico, além de demonstrar que somos temperados pelos humores de nossas glândulas de secreção interna, colocará em evidência todas as características, que podem ser despertas com o funcionamento equilibrado do sistema glandular.

Das sete glândulas três, ainda são pouco ativas nos homens: Pineal ou Epífise; Pituitária ou Hipófise; e Timo. Todas as três são muito pouco conhecidas pela ciência.

A Tiróide produz a tiroxina e seu funcionamento excessivo – hipertireoidismo, desenvolve a cólera e a gula. Enquanto seu funcionamento reduzido – hipotireoidismo, desenvolve a preguiça e a inveja.

As Supra-renais produzem adrenalina e seu funcionamento excessivo desenvolve o orgulho ou vaidade e a cólera. Enquanto seu funcionamento reduzido relaciona-se à inveja e à preguiça.

Pâncreas produz a insulina e seu funcionamento excessivo relaciona-se à gula, enquanto se escasso, liga-se à inveja.

Gônadas: representadas nos homens pelos testículos, que produzem a testosterona e androsterona; representadas nas mulheres pelo ovário que produz o estrogênio e progesterona. O funcionamento excessivo desenvolve a luxúria e, se escasso, liga-se à avareza.

Sempre temos um temperamento dominante, mas não exclui a presença dos outros. Além disso, os temperamentos dominantes se alternam com o tempo, ou melhor, com as fases da vida.

Dos diversos sistemas voltados para o temperamento os que se destacam mais são: o humoral que liga o estado do organismo com os humores que nele circulam; e o constitucional que relaciona as diferentes características físicas às psicológicas. Então, vamos descrever os quatro grupos de temperamentos, incluindo, também, o que os caracteriza fisicamente.

O Sangüíneo é um tipo normal fisicamente, bochechas coradas e aspecto saudável; as mãos soltas e em movimento; andar leve, rápido, saltitante e quase não tocando o chão; olhar vivo, vigilante, que irradia excesso de vida e observa todo o ambiente.

O temperamento Sangüíneo é típico de pessoas de humor variado com pouca energia e muita excitação. São regidos pelo Elemento Ar e pela Alegria, entretanto são ótimos para ocultar sentimentos, pois preferem usar a simpatia ao desgaste.

O Sangüíneo vive intensamente o presente e precisa controlar a ansiedade quanto ao futuro.

Quer fazer muitas coisas e se interessa por tudo. Entretanto, não tem energia suficiente para conseguir todos seus intentos.

O Sanguíneo é inteligente, alegre, otimista, confiante, sociável, carismático, simpático e divertido. Mas, por se interessar por tudo e perder o interesse rapidamente, tem a tendência de tratar superficialmente os assuntos.

É aluno inteligente, aprende fácil, mas por não ter persistência e pouca concentração acaba, algumas vezes, sendo reconhecido como mau aluno.

Possui habilidade para as relações humanas, é amigo e sempre demonstra confiança. Não é de levar as coisas a sério, meio egoísta, interesseiro, mas se contenta com facilidade.

Normalmente fazem muitas promessas, porém não tem vontade de cumpri-las. Sempre precisa de um tempo maior para pagar suas dívidas. É de cometer pequenos erros e de repeti-los com os mais próximos.

Também tem tendências ao exagero e a acreditar nas próprias fantasias. Seu ponto mais vulnerável é a indisciplina.

Precisam aprender com seu temperamento oposto, melancólico.

O Sanguíneo precisa aprender a profundidade e a não acreditar em tudo que dizem, apenas para se passar como bonzinho.

O educador de um Sanguíneo precisa fazer que as matérias sejam apresentadas a ele de uma forma fascinante e artística, de forma a motivá-lo a se aprofundar em seu estudo.

Em resumo as características dos indivíduos de temperamento Sangüíneo são: alegre; avarento; barulhento; bom companheiro; carismático; comunicativo; confiante; compreensivo; dispersivo; divertido; egocêntrico; entusiasta; exagerado; excitado; indeciso; impulsivo; indisciplinado; instável; inteligente, medroso; otimista; simpático; sociável; e volúvel.

Fontes:

Quatro Gigantes da Alma - Emilio Mra y López;

juarezfurtado.com;

clássico.sinte.com.br;

blig.ig.com.br;

centroreichiano.com.br; e

psiquiatriageral.com.br .

Sanguíneo (Pletórico)

Bochechas coradas, “ar” salutar;

andar leve, saltitante;

olhar vigilante, como radar,

rastreia tudo a todo instante.

Como borboleta na primavera,

divertido e sem concentração.

Barulhento, como siri na lata,

pouca energia e muita excitação.

Regido pelo, Ar e Alegria;

de humor variado:

ora brisa, ora ventania.

Quimérico e indisciplinado.

Ansioso com o futuro,

faz , do presente, seu momento.

Carismático e inseguro.

Sanguíneo é seu temperamento,

sanguíneo é seu temperamento,

sanguíneo é seu temperamento.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 18/04/2010
Código do texto: T2204963
Classificação de conteúdo: seguro