SER – HUMANO COMO CORPOREIDADE

O significado de corporeidade abarca várias dimensões do próprio corpo, tais como: corpo-carne, alma, espírito; ou corpo, mente, emoções, espiritualidade. Daí se remete a pensar que falar de corpo é falar da pessoa como um todo, ou seja, considerar o corpo como a pessoa humana na sua inteireza (corpo – alma).

O cristianismo, por sua vez, entender a corporeidade como um corpo que existiu deis da origem da humanidade. Ou, em outras palavras, entendo o corpo como:

a) Um Deus que se fez carne, que se fez corpo. Um Deus encarnado, incorporado;

b) Uma religião que promete a ressurreição da carne e não a ressurreição das almas, ou do espírito;

c) Uma religião que pede obras;

d) O cristianismo traz um Deus do amor e da misericórdia, (Mt 9,13), superando o Deus julgador e que castiga do Antigo Testamento. O amor, obrigatoriamente se expressa por manifestações corporais de afeto: abraço, aproximação, contato, beijo… O maior mandamento cristão é “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”.

Jesus Cristo era corpo, uma vez que acolhia (com os braços), servia (com as mãos e os pés) e curava (com as mãos e a saliva..); inclusive usava as mãos para curar: nos olhos do cego, nos ouvidos do surdo, na pele do leproso…E ainda: curava o homem total, de corpo e alma.

O cristianismo oferece um outro conceito de corpo , que é de templo. Este não é mais um lugar externo para orar, mas o é o templo do Espírito para orar “em Espírito e em Verdade”: escutando a Palavra, e respondendo se colocando a serviço de Deus, em fidelidade à aliança: “em que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em espírito e verdade” (Jo 4, 23). O Novo Templo é Jesus Cristo, anunciado por Ele quando falou que será destruído o antigo templo e restaurado em três dias (Jo 2, 19).

O próprio Jesus Cristo morreu e ressuscitou corporalmente e promete a ressurreição dos mortos, a ressurreição da carne em corpo glorioso, para todos que comerão de sua carne (Ele inteiro): “ Quem come de minha carne e bebe do meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no ultimo dia. Pois a minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele” (Jo 6, 54-57).

A religião cristã se fundamenta, então neste tripé: o Corpo Templo do Espírito, no batismo, o Corpo do Cristo, na eucaristia, e Corpo Glorioso, na ressurreição. Assim, o corpo é o eixo da salvação.

Portanto, a criação humana se deu para a para a Gloria de Deus em vista a um gozo espiritual acima de um gozo carnal. Assim os sentidos contribuem para desenvolver a percepção de Deus em todas as coisas sensíveis.

Thiago Marques Lopes
Enviado por Thiago Marques Lopes em 18/04/2010
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