Amor ao próximo
O amor é doação e a quem doar? Ao próximo é claro, mas quem é esse próximo? Os pais, irmãos, esposa, esposo, amigos, inimigos, a quem for preciso e não a quem merecer.
A quem se doar mais na família? À esposa, marido, aos filhos, aos pais, irmãos. Vejamos.
O homem casado e com um filho, pais ainda vivos e irmãos; a quem ele irá doar a vida? A todos só que de formas diferentes.
Aos pais: atenção, uma doação de cuidado para com as pessoas que o trouxeram para este mundo e cuidaram para que ele crescesse bem.
Aos irmãos: tempo, para quando precisarem de sua ajuda em alguma dificuldade e também para partilhar as alegrias.
À esposa: atenção especial, doação total, é a pessoa que ele escolheu para fazer feliz e às vezes, muitas, se anular para realizá-la. Ela será a mãe de seu filho, sua companheira, amante e amiga. Por ela ele dará a vida, assim como aos demais.
Ao filho: muita atenção, não é ele que você deve fazer feliz, a ele deve educar para a vida, para o mundo, amando as pessoas, os avós dele, tios e outros para que ele possa aprender com seu exemplo e ser uma pessoa que ama. Para que ele possa buscar a própria felicidade, não a que você ache ser a melhor para ele, mas que ele encontre seu lugar no mundo, que ele possa encontrar também uma pessoa para fazer feliz, ou uma vida religiosa para guiar um povo, para que ele de atenção aos irmãos quando precisarem e te acolha na sua velhice.