PAUL MAURIAT
Estou nesse momento ouvindo um cebolão de 1977 Do maestro frances Paul Mauriat. Onde eu já tinha no meu acervo a pelo menos duas décadas uns outros que vez por outra coloco para rodar. pra quem quizer procurar pra ter em casa onome dele é aPAUL MAURIAT BRASIL EXCLUSIVAMENTE. Esse é emprestado pelo Sr. Édson lá de Barbacena onde terei que passar para Cd e devolve-lo. As músicas deste maestro são na verdade compilações de canções famosas, ideal para que está dando uma festa e quer apenas um som orquestrado, pois a exemplo de Gllen Miller e Biily Vaugnh, Franck Pourcelle artistas do gênero torna o ambiente alegre e sem ter que dar atenção a músicos por exemplo, um fundo musical que faz a diferença podendo os participantes de um evento conversar e apreciar tais músicas que são de fato agradáveis.
Sua musicalidade abrangia instrumentos como o piano teclado e orgão eletronicos, com percepção exclusiva. já que que ouve seus trabalhos não o confunde com o de nenhum outro artista, como ainda cito o Billy Vaugnh que tinha no Sax sua fonte de inspiração ficando ao Paul Mauriat os instrumentos a base de teclado e fundo musical com trombone de vara e trompetes. Aliás estou ouvindo a maravilhosa música que teve como interprete a grande Alcione, "Não deixe o samba morrer" de Édson e Aluísio. já em seguida estarei ouvindo a musica Moça do Vando, e depois mulheres de Atenas de Chico Buarque. não nessa ordem necessariamente. O detalhe e o que eu havia mencionado nas linhas acima são músicas de todo o globo trazendo a cada lugar recordações de antigas canções na forma orquestrada, proprio para que quer sonhar com um tempo que não volta mais, uma beleza. Como estou falando de Paul Mauriat tomei a liberdade de retirar algo dele constante no Wikpédia para
ampliar o que foi esse artista frances em seus 81 naos de vida e sua trajetória artistica pelo mundo segundo aquela importante fonte de pesquisa.
Paul Mauriat
Origem: WIKEPÉDIA A ENCICLOPÉDIA LIVRE.
I
Paul Mauriat (Marselha, 4 de março de 1925 — Perpinhã, 3 de novembro de 2006) foi um orquestrador francês, especializado em Easy Listening. Seu trabalho mais famoso é de 1968: "L'Amour est bleu" ("Love is Blue"), originalmente gravado por Andre Popp.
Biografia
Paul Mauriat era filho de uma família de músicos, tendo seu pai como primeiro mestre. Aos quatro anos, iniciou seus estudos de piano. Aos dez, entrou para o Conservatório de Paris, saindo quatro anos mais tarde, decidido a seguir a carreira de concertista.
O encontro com o jazz, entretanto, mudou os planos iniciais de Mauriat. O novo ritmo decididamente influenciou o estilo que o tornaria famoso em todo o mundo.
Mauriat cresceu em Paris e, aos dezessete anos, organizou sua própria orquestra, apresentando-se em cabarés e teatros na França e em outros países da Europa. Na década de 50, tornou-se o arranjador preferido de vários cantores franceses, entre os quais se destaca a figura de Charles Aznavour.
Mauriat se retirou da profissão em 1998, num último show em Osaka, Japão. Sua orquestra ainda faz shows pelo mundo, inclusive duas viagens para a China. Entre seus maiores sucessos , os mais conhecidos são "L'Amour est bleu", "El Bimbo" e "Penelope".
Em 2002 o escritor e perito na vida do maestro, Serge Elhaik lançou uma biografia autorizada escrita em francês,denominada "Une vie en Bleu". Esta biografia contém valiosas informações sobre a discografia de Mauriat e muitas fotos dele e de sua orquestra.
Gilles Gambus, pianista do grupo, liderou a orquestra após a aposentadoria de Mauriat em 1999, obtendo sucesso nas tours que fez no Japão, China e na Rússia. Posteriormente, o músico francês Jean-Jacques Justafre assumiu a regência da orquestra, com planos pra atuar em shows no Japão e Coréia do Sul.
Nos últimos meses de 2006, Mauriat se retirou definitivamente do meio artístico, e passou a residir em sua casa de verão na cidade de Perpinhã. No início do mês de novembro de 2006, foi internado no hospital da cidade e após dois dias, em 3 de Novembro, à uma hora da manhã, ele faleceu aos 81 anos.