Os de Temperamento Fleumático (Linfático)
Os de Temperamento Fleumático (ou Linfático)
Para melhor entendimento seria interessante ler o artigo “Personalidade, Temperamento, Caráter”, texto elaborado com o objetivo de fazer as diferenças conceituais entre esses termos.
Fleuma significa serenidade, impassibilidade, falta de emoção, lentidão, pachorra.
Temperamento é um aspecto inato, biológico da personalidade. É a tendência do humor do indivíduo, que caracteriza sua reação e sensibilidade em relação aos fatos da vida.
Dos diversos sistemas voltados para o temperamento os que se destacam mais são: o humoral que liga o estado do organismo com os humores que nele circulam; e o constitucional que relaciona as diferentes características físicas às psicológicas. Então, sempre que descrevermos grupos de temperamentos, incluiremos as características físicas de cada temperamento.
O Fleumático ou Linfático é um tipo gordo, rechonchudo e pesado. Pálido e de feições bondosas. Com queixo duplo, olhos pequenos e olhar morto. Suas mãos são fofas, moles, frias largadas, e caídas como cipó. Mãos e unhas mais largas do que cumpridas. Unhas moles e dedos flácidos com covinhas. Tem andar lento, pé a pé. Move-se vagarosamente, equilibrando seu corpo, como se arrastasse sua ociosidade.
O temperamento Fleumático é encontrado em pessoas lentas, apáticas, de sangue frio, com grande tendência a não se emocionarem com facilidade.
O Fleumático é regido pela Água e, da mesma forma como seu Elemento Regente, tendem a se acomodar facilmente às situações.
O Fleumático é pessoa de pouca energia e pouca excitação e, por ter uma natureza indecisa e introvertida, desenvolve a desconfiança para tudo e para todos.
É passivo por natureza. Suas emoções são mornas e esquivam-se do drama. Tende a ter vida acomodada, conformada, pacata, mas, quando "cutucado", demonstra seu lado conservador e rígido.
O problema maior é sua grande acomodação. Fica muito na zona do conforto e se coloca pouco em ação. Não sofre muito, mas também não age.
É investigador por natureza, aprecia o estudo e a pesquisa, desde que lhe seja exigido bastante profundidade. Aliás, a complexidade é o objeto em tudo que faz.
É o mais calmo dos temperamentos. Ver um Fleumático nervoso é muito raro, porém quando está no limite pode cometer erros irreparáveis.
Não é de ver dificuldades e está sempre de bom humor.
Não é dotado de grande sabedoria, normalmente nunca diz não e é movido muito mais pelo coração do que pela razão, por isso é presa fácil dos espertalhões.
Precisa aprender a se colocar mais em ação. O filósofo Rudolf Steiner diz que desde a infância, pessoas de temperamento Fleumático devem ser incentivadas a conviver com muita gente, pois aprendem mais com as experiências dos outros de que com as próprias.
Em resumo as características dos Fleumáticos, ou Linfáticos são: apático, acomodado, bem humorado, calculista, calmo, cauteloso, conservador, contemplativo, cumpridor, desconfiado, desmotivado, diplomata, eficiente, indeciso, inseguro, introvertido, líder, otimista, pacífico, pesquisador, pretensioso, tranqüilo, temeroso e rígido.
Fontes:
Quatro Gigantes da Alma - Emilio Mra y López;
juarezfurtado.com;
clássico.sinte.com.br;
blig.ig.com.br;
centroreichiano.com.br; e
psiquiatriageral.com.br.
Fleumático (Linfático)
Gordo e de ar bondoso,
quase morto é o olhar.
Andar é lento esforço,
para a preguiça arrastar.
Sem riso e lágrima,
morna é sua emoção
e congênita , sua calma,
como boêmia e violão.
Investigador por natureza.
É regido pela Água
e vai de bubuia na correnteza,
numa vida conformada.
Pouca energia, pouca excitação.
Cauteloso, apático
e, na ação do outro, a lição.
Assim é o Fleumático,
assim é o Fleumático,
assim é o Fleumático.