Projeto Fotografando Nossa Cidade

1. INTRODUÇÃO

A Fotografia é a arte de conseguir expressar um momento único, que só pertence a um par de olhos. E, a mais nenhum. Pois, cada um vê o mundo do seu jeito: uns mais coloridos, outros menos; uns alegres, outros tristes; alguns preocupados com problemas sociais, outros, em retratar situações inusitadas e divertidas (ONODERA, 2010).

A Fotografia é, portanto, a expressão mais íntima do olhar do fotógrafo sobre o que ele vê. Por isso, ela é uma das mais sublimes formas de expressão do ser humano, pois consegue transformar um segundo numa imagem que poderá ficar para sempre. Ou flagrar uma situação e fazer dela tema para discussões no mundo todo. Ou retratar um momento harmonioso e torná-lo símbolo de amor e paz. É a captação de imagens com o uso de câmeras e sua gravação e reprodução em papel ou meios digitais (ONODERA, 2010).

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo (WIKIPÉDIA, 2010).

A fotografia é a melhor linguagem para expressar sentimentos, transmitir a realidade e dessa forma redesenhá-la. Uma boa fotografia pode representar a visão do fotógrafo por um motivo especial (CSGP, 2009). Com esse objetivo propomos que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, realize o “Concurso Fotografando Nossa Cidade” como uma forma de valorizarmos essa prática cultural tão marcante, retratando as belezas e a cultura de nosso município.

Essa proposta se espelha em inúmeras outras realizadas em diversas partes do Brasil, e se trata de um concurso de caráter cultural, com fins de sensibilizar, estimular e divulgar a arte da fotografia entre todos os moradores de nosso município e região.

2. OBJETIVOS

- Realizar um Concurso de Fotografia com a finalidade de valorizar nossas raízes por meio da linguagem visual, premiando os melhores trabalhos.

3. METODOLOGIA

A Secretaria Municipal de Cultura lançará, através da publicação de Edital, o “Concurso Fotografando Nossa Cidade” que será um evento cultural com foco na ampla participação popular como forma de reconhecimento e valorização dessa importante arte.

A organização e regras dessa proposta se baseiam no Concurso Nacional de Fotografia da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD).

O Concurso será de participação livre e podem participar qualquer pessoa, que deverá inscrever somente uma fotografia, sob pena de desclassificação. Não serão aceitos trabalhos de empresa/instituição/universidade.

Os participantes poderão concorrer em apenas uma das 02 (duas) categorias: (I) Fotógrafos Profissionais, e (II) Fotógrafos Amadores. Cada candidato deverá inscrever-se em apenas uma das categorias (amador ou profissional), sob pena de desclassificação.

Cada fotógrafo deverá apresentar suas fotos tratando de temas, pessoas e paisagens que representem nossa cidade. A fotografia deve apresentar as seguintes especificações técnicas: (I) Ser revelada em papel fotográfico; (II) Tamanho: padrão 20x25 cm ou 20x30 cm, com ou sem margem; (III) Ter resolução mínima de 3,2 mega-píxel no caso de captura digital.

A fotografia deverá ser inédita, não podendo ser cópia ou adaptação de fotos já existentes. A fotografia não deve ser dobrada ou enviada com clipes ou grampos. A fotografia pode ser colorida ou em preto e branco.

A inscrição será efetivada mediante a remessa de 1 (uma) fotografia, revelada em papel fotográfico, acompanhado da ficha de inscrição preenchida com letra legível.

O participante deverá escrever, no verso da fotografia, apenas as seguintes informações: (I) O título da fotografia; e (II) O nome do concorrente.

Cada participante poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho, sob pena de desclassificação.

As fotografias deverão ser encaminhadas, juntamente com a ficha de inscrição preenchida, para o endereço da Secretaria Municipal de Cultura.

Os concorrentes deverão encaminhar para a Secretaria Municipal de Cultura termo de autorização de uso de imagem de terceiros fotografados.

Sendo o fotografado menor de 18 anos, a autorização deverá ser preenchida e assinada pelo responsável legal.

Serão aceitas apenas as fotografias com a data de postagem até 10 (dez) dias antes da finalização do Concurso, conforme data especificada em Edital.

Os trabalhos enviados que não chegarem em tempo hábil na Secretaria Municipal de Cultura, até a data da avaliação da comissão julgadora, que será publicada no Edital do Concurso, não serão avaliados.

Não serão aceitas as inscrições que não atendam aos requisitos do regulamento a ser publicado em Edital.

A ficha de inscrição estará disponível no sítio da Secretaria Municipal de Cultura. A Prefeitura Municipal não se responsabiliza pelos trabalhos que forem danificados e/ou extraviados durante o transporte, cabendo ao concorrente assumir a responsabilidade pela segurança e integridade do trabalho enviado.

As fotografias danificadas que não permitirem a avaliação da comissão julgadora serão previamente desclassificadas, durante o processo de triagem.

As inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente desclassificadas, durante o processo de triagem.

As despesas com a postagem da fotografia/ ficha de inscrição correrão às custas do concorrente, não cabendo ressarcimento de quaisquer despesas por parte da Secretaria Municipal de Cultura

É vedada a inscrição de participantes: (I) que sejam servidores da Secretaria Municipal de Cultura e/ou que tenham com eles vínculos familiares consangüíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; (II) que estejam prestando serviço à Secretaria Municipal de Cultura e/ou que tenham com eles vínculos familiares consangüíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; (III) que sejam membros da Comissão Julgadora e/ou que tenham com eles vínculos familiares consangüíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau; (IV) que tenham vínculos familiares consangüíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o terceiro grau, com membros de órgãos parceiros e apoiadores do concurso.

A avaliação das fotografias será feita por uma comissão julgadora coordenada por membros da Secretaria Municipal de Cultura e formada por profissionais especializados e nomeados, sem ônus, por esta Secretaria.

A comissão julgadora homologará a triagem feita pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Cultura, avaliará os trabalhos e elegerá os melhores nas Categorias Amador e Profissional, conforme os seguintes critérios de avaliação: (I) Consonância com o tema “Nossa Cidade”; (II) Criatividade; (III) Originalidade; (IV) Estética; (V) Qualidade fotográfica (técnica); e (VI) Qualidade informativa.

Serão desclassificados os trabalhos que: (I) Apresentarem rasuras ou defeitos; (II) Utilizarem os símbolos nacionais (bandeira, selo, armas); (III) Utilizarem logomarcas governamentais; (IV) Utilizarem imagens registradas; (V) Utilizarem imagens que identifiquem órgãos ou ações do Governo Federal, Estadual e/ou Municipal; (VI) Utilizarem imagens de fotos de concursos anteriores; (VII) Utilizarem imagens de natureza apelativa (caveiras, caixões, cemitérios, pessoas fazendo uso de drogas, armas) e/ou imagens violentas e preconceituosas; (VIII) Apresentarem textos (identificação, data, entre outros) inseridos digitalmente e/ou manualmente; (IX) Forem apresentados em mídia eletrônica; (X) Forem apresentados fora do prazo de postagem definida no Edital do Concurso; e (XI) Não chegarem em tempo hábil na Secretaria Municipal de Cultura para o julgamento.

Não serão aceitas e, por conseguinte, eliminadas, as fotografias que já tenham sido publicadas e/ou premiadas em outros concursos.

A Secretaria Municipal de Cultura publicará os resultados no Sítio da Prefeitura Municipal, após a comissão julgadora concluir o processo de julgamento.

Os resultados serão comunicados por meio de ofício, telefone ou correio eletrônico apenas aos vencedores desse concurso e/ou seus responsáveis legais.

Todas as fotografias concorrentes ficarão expostas, durante um mês, em período a ser definido no Edital, no Centro Cultural da cidade, onde poderão ser apreciadas pela população local.

Os prêmios se diferenciarão de acordo com classificação, sendo: R$ 1.000,00 (1º lugar), R$ 800,00 (2º lugar) e R$ 600,00 (3º Lugar), para as 02 (duas) categorias (Profissional e Amador).

A solenidade de entrega dos prêmios será realizada no Espaço Cultural em data a ser estabelecida pela Secretaria Municipal de Cultura.

Os vencedores do concurso deverão enviar à Secretaria Municipal de Cultura o negativo do trabalho premiado ou o arquivo em mídia eletrônica no caso de fotografia digital.

O ato de inscrição neste concurso corresponde ao envio da Fotografia, e implica no total conhecimento e aceitação de todos os itens do Regulamento do Concurso, bem como na cessão de uso e dos direitos autorais dos trabalhos à Secretaria Municipal de Cultura, sem qualquer tipo de ônus, tendo em vista os objetivos do concurso.

A Secretaria Municipal de Cultura reserva-se o direito de publicação e divulgação das fotografias, bem como a cessão de uso dos trabalhos a terceiros, sem qualquer tipo de ônus e sem a necessidade de notificação aos participantes, assegurada a divulgação da

autoria e o reconhecimento dos devidos créditos, na forma do Art 29 e seus incisos c/c Art 79, § 1º e 2º ambos da Lei Federal nº 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).

No ato da entrega dos prêmios, os vencedores do Concurso deverão assinar termo de cessão de Direitos Autorais e de uso das fotografias à Secretaria Municipal de Cultura.

Nos casos dos vencedores menores de idade, o termo de cessão de Direitos Autorais e de uso das fotografias deverá ser preenchido e assinado pelo responsável legal.

O objeto da presente cessão são todas as fotografias concorrentes aos prêmios do “Concurso Fotografando Nossa Cidade”, independentemente da classificação obtida. Os trabalhos enviados não serão devolvidos.

Ao se inscreverem no Concurso, os participantes devem estar cientes de que os trabalhos inscritos não devem infringir direitos de terceiros, nem incorrer em plágio com reprodução total ou parcial, responsabilizando-se, na esfera cível e penal, pelo descumprimento dessas normas.

Como estímulo a participação de todos os munícipes nessa grande comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela ampla divulgação que ocorrerá no site da Prefeitura, nas Escolas, nas rádios, nos jornais escritos e demais veículos de comunicação.

4. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que o “Concurso Fotografando Nossa Cidade" seja um evento de envolvimento de toda a comunidade local, com a participação de fotógrafos profissionais e amadores, estudantes e moradores de todos os bairros da cidade.

Esperamos que haja um estímulo para que educadores das Escolas de nossa cidade introduzam o uso da fotografia como ferramenta pedagógica entre crianças e jovens. Exemplos diversos mostram que a fotografia serve como processo de investigação do cotidiano de nossos estudantes, permitindo que por meio da captura de imagens obtidas da escola, da família, da vizinhança, da cidade e das coisas que os cercam, eles sejam orientados, através de uma metodologia específica, para análise e estudo desses "momentos documentados" e suas correlações históricas, sociais, geográficas, étnicas e econômicas. Contudo, a simples facilidade que os alunos de hoje têm em possuir e usar uma camera fotográfica ou um aparelho celular não significa por si que o aluno amplie seu processo ensino-aprendizagem. É preciso que o professor alie os recursos tecnológicos com os seus conhecimentos e estratégias de ensino, visando alcançar um objetivo: o conhecimento real da imagem fornecida através da fotografia.

Acreditamos, ainda, que através desse Concurso de Fotografia o Poder Público municipal estará dando um grande incentivo a prática e ao aperfeiçoamento da arte fotográfica, em todos os seus aspectos e modalidades, estabelecendo um maior intercâmbio entre os fotógrafos profissionais e amadores de nosso município e região.

5. AVALIAÇÃO

Após o evento, a equipe organizadora fará um “Relatório de Avaliação” dos resultados, quando serão apontados as metas alcançadas, especialmente no que se refere ao número de inscrições, os gastos financeiros, o público presente na exposição de fotografias no Espaço Cultural, e o grau de aceitação do Concurso.

Esse trabalho de avaliação será importante para se ter uma opinião clara e tecnicamente embasada dos resultados obtidos durante o evento, o que certamente possibilitará um melhor desempenho na realização de outros trabalhos e eventos posteriormente.

6. ANEXO

FICHA DE INSCRIÇÃO

“CONCURSO FOTOGRAFANDO NOSSA CIDADE”

Nome:_________________________________________________

Profissão: _____________________________________________

E-mail: _______________________________________________

Endereço: ____________________________________________

Cidade: ______________________________________________

UF: ________________ CEP: _________________________

Telefone: ________________________________________

Idade: _________ Data de nascimento: _______________

Categoria:

___ Amador ____ Profissional

Título da fotografia: _________________________________________________

_________________________________________________

Declaro conhecer e estar de acordo com o regulamento do Concurso.

___________________

Assinatura

(em caso de menor de idade, assinatura do responsável legal)

7. BIBLIOGRAFIA

AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal. 2006. Concurso Fotografia Digital. Regulamento. 3p. Disponível em: http://www.setubalpeninsuladigital.pt/NR/rdonlyres/74B7B4AB-B482-45E7-BF5B-B128615DDCDB/0/REGULAMENTOCONCURSOFOTOGRAFIA2009v1.pdf

CSGP - Coordenadoria Setorial de Gestão de Pessoas. 2009. I Concurso de Fotografia: “Saúde – Além do Olhar”. Regulamento. 3p. Disponível em: http://www.saude.al.gov.br/files/I%20Concurso%20Fotografia%20SESAU%20-%20Atualizado.pdf

IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2009. II Concurso fotográfico “Dar um click em sua vida II – Minha vida no IFRN”. Edital nº 01/2009, 26 de outubro de 2009. Natal (RN). 2p. Disponível em: http://www.ifrn.edu.br/reitoria/noticias/arquivos/edital%20de%20fotografia..pdf

ONODERA, Iwi. 2010. Fotografia – A arte de Fotografar. Disponível em: http://www.she.com.br/secoes/ver.asp?id=28&id_mat=22&id_secao_mat=28-1

SENAD - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. VIII Concurso Nacional de Fotografia. Regulamento. Brasília (DF), 6p. Disponível em: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/biblioteca/documentos/Concursos/2010/328003.pdf

TAVARES, António Luís Marques. 2009. A fotografia artística e o seu lugar na arte contemporânea. Sapiens: História, Património e Arqueologia. N.º 1 (Julho 2009), p. 118-129. URL: http://www.revistasapiens.org/Biblioteca/numero1/A_fotografia_artistica.pdf

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Fotografia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. História da Fotografia. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_fotografia

8. AGRADECIMENTOS

Sou profundamente grato a todos os amigos e colegas que apoiaram a formatação desse “Projeto Fotografando Nossa Cidade”.

Esse Projeto se inspira no trabalho do escritor e coordenador de Arte e Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Ronaldo Coelho Teixeira, e do fotografo, Claudio Frascari do Centro Universitário UNIRG, de Gurupi (Estado do Tocantins).

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Ilha de Marajó - PA, Abril de 2010.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 09/04/2010
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T2186448
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