FRACASSO X SUCESSO

Existem dias na vida em que nos sentimos desanimados, entristecidos, desamparados e muitos outros sintomas que abalam nossa auto-estima. Parece que tudo dá errado e que nada pode nos animar.

Mas observemos ao nosso redor; quantas coisas maravilhosas Deus nos manda todos os dias para encorajar, fortalecer e fazer nosso dia-a-dia mais bonito? O ser humano fica preso as pequenas coisas que prendem o seu dia. O homem se concentra nas pequenas coisas e se esqueça D’Aquele que é maior que todas as coisas, todos os problemas, todas as situações. O ser humano não se lembra do Criador, do Ser Supremo, do Todo Poderoso.

Só ele é capaz de dar ânimo a todo aquele que buscá-lo, a todo aquele que confiar N’Ele.

Ao tomar esse caminho de confiança tenho visto muitas vidas que transformaram sua maneira de viver; que passaram a viver a vida antes cheia de amargura, de pessimismo, de derrotas, agora abundantes em vitórias, confiantes no seu potencial alcançando seus objetivos, crescendo em todos os setores da sua vida. Vivendo a vida cheia de alegrias, com prazer naquilo que faz.

Esse caminho de vitórias e sucesso só pode ser alcançado por aqueles que tem determinação e coragem de mudar. Coragem de abandonar o pessimismo mesmo quando ele parece ser maior que a vontade de vencer; mesmo quando tudo parece dar errado, vejamos o exemplo de um personagem importante na história conhecido por Thomas Edson.

“O mais fértil inventor de todos os tempos criou o fonógrafo, a lâmpada elétrica, o projetor de cinema e aperfeiçoou o telefone. Traçou desse modo o perfil do mundo de hoje”. Pois bem, nada foi tão fácil assim como podemos notar pelos historiadores. Edson foi chamado de louco quando tentava inventar a lâmpada elétrica; nada dava certo, tentou mais de seis mil vezes e ouvia as pessoas ridicularizando seu projeto ao que ele respondeu a um de seus ajudantes que disse a ele que desistisse após tantos fracassos: “Meu jovem, eu não falhei. Descobri com sucesso seis mil maneiras que não funcionarão”; ou ainda: Você sabia que Walt Disney faliu várias vezes e sofreu uma crise nervosa, antes de atingir o sucesso?

A atitude é o que faz a diferença entre uma experiência dolorosa que se transforma num fracasso ou num sucesso.

A vida é o que fazemos dela. Vemos o que escolhemos ver. Acreditamos naquilo que queremos acreditar, e tiramos dela o que nela investimos. Nossa atitude faz a diferença.

Qualquer dia pode haver sido o dia que marcou sua vida por uma derrota, uma perda importante em sua vida. Mas lembre-se de que este dia foi o primeiro dia do resto da sua vida. Esse foi o dia de novos começos. Encare, aceite e resolva sua dor; e se levante, mesmo que tenha que se arrastar para levantar-se. E siga em frente.

LUIS CLAUDIO DE ROCO – PSICANALISTA / TEÓLOGO

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 07/04/2010
Reeditado em 26/02/2020
Código do texto: T2183156
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.