SOS Rio. Será que só a escola do sofrimento ensina?!

Caramba não é possível! Novamente não... O Rio já sofre há muito com os problemas relacionados às chuvas. E toda vez é esse caos e mortes.

Quem é um pouco mais velho pode muito bem se lembrar de 88, a desgraça que foi. Veja quanto tempo faz isso... Vinte dois anos. E até hoje nenhuma atitude foi tomada. O problema continua aí, fazendo estragos. Será que só conseguimos agir em meia a desgraça? Será que a única escola que realmente ensina é a escola do sofrimento? Por que é que temos sempre que passar por isso? É lamentável ver ano após anos o problema se repetir e ninguém fazendo absolutamente nada.

Lembro-me que antes mesmo de 88 a Praça da Bandeira já tinha problemas. Quantas e quantas vezes não enfrentei água até peito, na rua do Matoso, quando vinha da faculdade, lá na rua do Bispo. Aquilo sempre foi um problemão e ainda o é. Será que vamos ter que assistir eternamente essas enchentes ceifando vidas, sem que seja possível uma solução? Acho que mesmo morrendo o filho do governador ainda assim não se vai dar um jeito nessa situação lamentável. Porque obras de infraestrutura não aparecem, e não dão votos e nem interessam aos políticos implementá-las.

Recentemente vi uma matéria sobre Tókio, no Japão, sobre a forma como eles conseguiram lá resolver o problema das enchentes. Passaram anos construindo piscinões de contenção das águas de aluvião. Com isso, a cidade de Tókio, pode ganhar um tempo precioso para proporcionar o esgotamento das enxurradas. Obra com certeza cara, porém necessária. Garanto que se fizessem uma obra dessa aqui, no Rio ou em São Paulo, custaria bem menos que todo o orçamento projetado para a Copa do Mundo e para Olimpíadas. O preço de um projeto olímpico é verdadeiramente uma fortuna. Segundo, fontes de autoridades canadenses, só agora foi totalmente possível pagar a conta das Olimpíadas de Montreal em 76.

Porém a estupidez impera... É mais fácil dizer ao mundo que somos capazes de fazer uma Olimpíada e uma Copa. Quem sabe até ganhá-las, do que salvar vidas com a construção de obras de contenção de enchentes como em Tókio.

Garanto que se algum político vier propor uma idéia como essa... Suspender a Copa e as Olimpíadas, para se apropriar das verbas destinadas a esse fim, para construção de obras de infraestrutura para resolver o problema das enchentes. No dia seguinte ele vai estar como Jesus Cristo, na sexta-feira da paixão... crucificado e morto ao final.

Querem pão... circo... Então, vamos continuar nos afogando em meio ao caos urbano. Uma vez que desgraças como essas não mandam avisos. Pega todo mundo desprecavido, sem distinção a quem quer seja. Porém quem sofre mais são os menos afortunados. Porque tem menos recursos para suportar as intempéries. Infelizmente, esse problema não teve solução no passado, não vai ter agora e nem no futuro. Pior, isso mostra ao mundo o quanto são omissas e irresponsáveis as nossas autoridades publicas. Desse jeito, nem Copa, Olimpíada e nem obras. E tome enchentes!!!

(Fábio Omena)

Ohhdin
Enviado por Ohhdin em 06/04/2010
Reeditado em 10/04/2010
Código do texto: T2181146