Até quando seremos conduzidos como gado?
36 anos e muitas questões a serem pensadas, muitas mesmo.
Minha experiência de 36 anos, dada a minha história de vida, vale por uma vida de 80 anos, sem falsa modéstia, é verdade!
Já experimentei de tudo um pouco, já passei pela miséria e pela glória.
Penso que tenho hoje muitos direitos, mas não tenho o direito de ser ingênuo, de forma alguma, não posso, por mais tentado que seja, ser romântico ou sonhador.
E se por um lado isso me traz um peso, por outro consigo ver com maior lucidez a experiência humana na Terra.
Toda essa introdução é para fazer uma reflexão muito pertinente, não somente para mim, mas para todos. A minha pergunta, ou melhor, as minhas perguntas em relação ao que podemos esperar da política em nosso país dado nosso contexto atual e o contexto passado e toda a história que temos sobre sistemas de governo.
Brasil hoje:
Serra ou Dilma?
Serra, no governo paulista, seguindo a tradição já “consolidada” do PSDB aqui, mostrou apenas que sabe fazer propaganda política.
Por exemplo, dados OBJETIVOS:
A “expansão do metrô” já vem sendo anunciada há tempos, cada mínimo passo na obra é amplamente alardeado pela propaganda oficial, quem assiste aos comerciais do governo paulistano, acredita que estamos vivendo uma “revolução” nos transportes, o que é uma ENORME MENTIRA.
O governador tem tanta sede pela presidência, tanta sede, que já anuncia obras que serão terminadas somente em 2014 (previsão), já quase no final deste mandato de presidente que ele pretende ocupar. Que é isso Serra? Você acha que não vemos?
Mais dados objetivos: Na educação, PSDB e DEM na cidade de São Paulo, criaram um esquema de cadastro de alunos num sistema que distribui os educandos para lugares aleatórios, às vezes, a mais de 2 Km de distância, e na maioria vezes não disponibilizam transporte escolar, ou quando o fazem, os veículos usados são da década de 60 e 70.
Os professores continuam sendo muito mal remunerados, inclusive estão em greve a quase um mês. As creches e EMEIs da prefeitura não dão conta da enorme demanda por vagas, há situações de mais de 500 crianças numa lista de espera que sabemos nunca serão atendidas.
Qualidade de ensino? Rararararararara, não me faça rir, qualidade? Rarararararara!
Experiência própria: Já vi, com esses meus lindos olhos verdes, alunos “formados”, egressos do Ensino Médio que não sabem escrever o próprio nome. Qualidade? O que é isso?
Vamos continuar o MASSACRE do poder público sobre nós?
Trânsito:
O trânsito em São Paulo é de fato, para quem o enfrenta diariamente, deprimente, estafante, estressante e todos os adjetivos ruins que se possa pensar. Uma viagem de 50 minutos se torna uma aventura de 2 horas. Você não tem garantia que chegará aos seus compromissos, quer você saia de transporte coletivo ou de carro.
Ouvi de um renomado urbanista da USP que São Paulo necessitaria de milhares de quilômetros de metrô. Não as duas dezenas que o governo paulista (Serra) promete para o final do mandato de presidente. Duas dezenas de quilômetros que querem iludir os incautos como se estes vinte e poucos quilômetros fossem a solução do transporte urbano paulista.
Quem viver verá! São Paulo chegará a um ponto em que não será mais possível o transporte urbano. Se não forem tomadas medidas radicais, a situação, já insuportável, será a de paralisia total da Cidade.
E a segurança? O que é isso? Recuso-me a falar sobre uma coisa inexistente. Chego a pensar que segurança na Cidade de São Paulo seria mais assunto para uma abordagem metafísica, dada a impossibilidade de perceber o objeto da investigação pelos sentidos.
O ex-prefeito Serra, além de tudo, é um ENORME MENTIROSO, pois prometeu que não deixaria a prefeitura para disputar o governo do Estado, a prática mostrou outra atitude. É um “homem” sem palavra, sem vergonha e sem caráter. Aventureiro, uma péssima opção para o Brasil.
O que esperar de um mentiroso?
Os tucanos que me perdoem, mas Serra significa um ATRASO na história do Brasil. Um homem com a história e a com inteligência dele poderia ser de fato um Estadista brasileiro, contudo está mais para um OPORTUNISTA, fazendo propaganda de realizações que ainda são projeto.
Dilma Roussef. Who’s that girl?
Uma sombra de Lula, talvez? Outra oportunista, quem sabe? Continuará a política de Lula? Que é uma continuação da política de Fernando Henrique Cardoso?
Há quem ainda acredite na democracia representativa? Há quem acredite nos ridículos partidos políticos? A quem acredite em PT e PSDB? Desculpe, se você acredita, necessita urgentemente de terapia ou colocar óculos, ou colocar um aparelho para surdez.
Você não vive aqui no Brasil, vive?
E o povo? Terá ele condições de tratar de seus próprios interesses? Eu olho para o povo, escuto sua fala, seus desejos, como pensa, como age e penso comigo:
Sem condições; o povo decidindo seria o “lobo” do povo. Voltaríamos ao Estado de natureza do qual falava Hobbes.
Não tenho o direito de ser ingênuo, não tenho. Minha história de vida não pode deixar que eu me engane.
Socialismo? A salvação pelo Estado, como queria Marx? E o fracasso da URSS? E a porcaria que hoje é Cuba? E o Estado medonho e obscuro que é a Coreia do Norte?
E o capitalismo?
Eu acredito com muita força que o capitalismo levará à extinção da raça humana na Terra. O capitalismo sobrevive apenas quando cresce. Esse crescimento um dia deixará de existir. Deixará de existir também os recursos naturais e nós...
Complete a frase, amigo(a) leitor(a).
De fato, você leitor(a) atento(a) já deve ter percebido que eu não acredito em nada. Se pensou isso está certo. Mas mesmo com todo o meu ceticismo, preciso pensar numa forma para se viver em sociedade de forma mais decente, mais humana, mais digna.
Necessitamos urgentemente pensar a política, pelo menos em termos nacionais. Precisamos, como “titulares” do poder que somos, bolar modos para melhor gerir essa coisa medonha chamada Estado.
É leitor(a), você acertou, isso é um convite à reflexão.
Até quando esse MASSACRE exercido pelo poder público sobre nós será perpetuado?
A reflexão política, o pensar político, pensar em soluções para melhor se viver em sociedade, talvez seja o que de mais importante se posa fazer nesse momento, principalmente agora, tão próximo das eleições.
Não me permito de forma alguma ser inocente ao ponto de acreditar que Serra ou Dilma seriam alguma opção DECENTE para nosso país.
Para mim esses dois significam um modo ultrapassado de se fazer política, um modo ineficaz, um modo em que somente eles são atores e beneficiados de suas decisões.
A questão do momento é:
Como substituir a democracia representativa por um sistema de governo eficaz e que privilegie a maioria?
Muita pretensão?
Confesso que sim, mas já estou incomodado com minha própria apatia política. Incomodado e puto da vida por ter que viver sob mandos e desmandos de pessoas que valem muito pouco como seres humanos.
Há um tempo atrás, escrevi um artigo sobre uma carta de Gilberto Geraldo Garbi, que para mim não passa de um grandessíssimo imbecil. O artigo provocou inúmeros comentários, inúmeros mesmo, alguns discordando, outros concordando, outros xingando, outros elogiando, mas percebi que as pessoas em geral pensam a política da forma como ela está sendo conduzida, ou seja, há os partidários de A e de B.
Não há uma reflexão sobre mudanças profundas na forma de governar, que seria o caso para a nossa FRACASSADA democracia representativa.
Pensar a política é pensar a si mesmo, é pensar em como melhorar sua própria vida, a vida de seus pais e filhos e de toda a população. Pensar a política e as formas para se bem governar é um pensar nobre, dos mais nobres possíveis.
Precisamos pensar deixando ingenuidades de lado, crenças arraigadas de lado, partidarismo político de lado.
Precisamos pensar a política urgentemente.
Já me sinto angustiado com tantos irresponsáveis no poder. Já sinto asfixia quando penso nas eleições e essas ridículas opções que são Serra e Dilma.
Até quando seremos conduzidos como gado?