PROFISSÃO: SECRETÁRIA
A profissão de secretariado vem se expandindo e conquistando espaço no mercado, sendo hoje uma das que mais cresce, além de sermos nós, as brasileiras, consideradas as mais bem preparadas do mundo, segundo o jornal inglês “The Guardian” .
Atualmente esse profissional assume uma posição mais independente, toma decisões e filtra o que deve ou não chegar ao seu executivo. E outras tarefas estão surgindo: pesquisa na internet, treinamento, controle, gerenciamento de projeto, elaboração de atas de reuniões em notebook, etc.
O profissional de secretariado possui novo perfil: é gestor de pessoas, zela pelo cliente, domina informática, tem boas noções de texto, entende e participa das metas e diretrizes da organização. A sua função exige postura, discernimento, jogo de cintura, e discrição absoluta. O perfil atual traz como requisito básico a formação e a competência, e não mais o recrutamento incorreto que levava em conta apenas a beleza da mulher.
As organizações dependem da eficiência desse profissional. Por isso cada vez mais se faz exigência na sua formação, pelas funções que lhes são atribuídas, cada dia mais complexas.
A lei que regulamenta a profissão de secretariado é a lei nº 7.377, de 30/09/1985. Após a assinatura da lei foi criada, em Curitiba-PR, a FENASSEC - Federação Nacional de Secretárias e Secretários, entidade representativa que atua na preservação da imagem do profissional, lutando contra qualquer tipo de discriminação.
Outra conquista da categoria foi o registro da profissão na antiga Delegacia Regional do Trabalho–DRT, atual Superintendência Regional do Trabalho e Emprego-SRTE, que pode ser solicitado com o certificado do curso superior - Secretária(o) Executiva(o) ou do curso técnico - Técnica(o) em Secretariado.
Os Sindicatos Estaduais de Secretariado fornecem os subsídios aos profissionais, agilizando os Registros Profissionais junto à SRTE de cada Estado. No Ceará, temos o SINDSECE – Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Ceará, presidido por Terezinha Miranda, situado na Rua Gonçalves Ledo, 255, Aldeota.
O próximo passo será a criação do Conselho Federal de Secretariado e dos Conselhos Regionais, pedido já entregue no Ministério do Trabalho, aguardando decisão. Com a criação dos conselhos, os profissionais de secretariado poderão controlar e fiscalizar o exercício da profissão com eficiência, evitando fraudes e descumprimento da lei.
Precisamos estar atentos às novas tendências e, como profissionais atuantes, zelar pelo respeito à nossa profissão porque, apesar da existência da lei que a regulamenta há mais de vinte anos, o índice de descumprimento da legislação ainda é alto.
Maria Celça Ferreira dos Santos
Técnica em Secretariado
Registro DRT/Ce nº 544
Publicado no Jornal O Estado (Ceará), em 30/09/09 - Dia da Secretária