Projeto de Estágio do Curso de Biologia

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é um cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996), que define que todo curso de Licenciatura deve oferecê-lo para a formação de professores para atuarem na rede de ensino pública ou privada.

O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória que deve ser cumprida pelo aluno em instituições públicas e/ou privadas sob a orientação e supervisão de Professor-Orientador e/ou profissionais credenciados pela Instituição.

O Estágio Supervisionado tem por princípios a formação acadêmica, pessoal e profissional do futuro profissional. Ele deve ser estruturado de forma a dar continuidade aos conhecimentos e habilidades adquiridas previamente nas diversas disciplinas e atividades previamente ministradas pela Instituição de Ensino Superior (IES).

Dessa maneira, esse “Projeto de Estágio do Curso de Biologia” da Universidade Estadual do Marajó (UEMA) foi formulado de modo a contribuir para oportunizar mais um espaço de aproximação e integração do aluno com a realidade educacional. Esse Estágio Supervisionado oportunizará ao aluno a vivência prática do conhecimento no campo de trabalho do professor de Ciências do Ensino Fundamental e do professor de Biologia no Ensino Médio.

O presente Projeto de Estágio foi elaborado para duração de 1 (um) ano, correspondendo ao ano letivo de 2010, indo do início das aulas, em janeiro, até o término das mesmas, em dezembro.

A carga horária para cada aluno estagiário deve ser de 80 (oitenta) horas para cada semestre. Sendo que cada aluno deverá completar 04 (quatro) semestres de Estágio, o que corresponderá ao total de 320 (trezentas e vinte) horas. Destacamos que a carga horária referente a este Projeto de Estágio será o equivalente a 160 (cento e sessenta) horas, somando-se os dois semestres de validade do presente Projeto.

Ao final de 2010, um novo Projeto será enviado para o próximo ano para que os alunos estagiários possam completar posteriormente o número de horas mínimas exigidas para a conclusão do Estágio Supervisionado, e conseqüentemente do curso de Licenciatura de Biologia da UEMA.

2. OBJETIVOS

2.1 GERAL

Esse “Projeto de Estágio do Curso de Biologia” visa oportunizar uma vivência teoria-prática a partir da interação entre a reflexão oriunda da academia e a atuação em situações concretas da realidade Escolar.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Permitir a observação da realidade da Escola;

- Analisar a prática da Escola à luz dos conhecimentos articulados no Curso Superior de Biologia;

- Desenvolver diversas tarefas que relacionem diretamente teoria-prática, tais como: desenvolvimento das habilidades de planejar, conduzir e avaliar o processo de ensino-aprendizagem, por meio da aplicação de procedimentos e recursos específicos em situação de estágio curricular junto a Escola etc.;

- Permitir ao futuro biólogo a experimentação de suas habilidades pessoais e de relacionamento interpessoal;

- Levar à comunidade os resultados obtidos nas atividades de Estágio, tendo em vista do papel da Universidade Estadual do Marajó, no sentido da disseminação do conhecimento produzido.

3. METODOLOGIA

Esse tópico apresenta o roteiro metodológico a ser utilizado durante todo o Estágio Supervisionado do Curso de Biologia. Aqui serão apresentados os procedimentos, ou seja, as orientações básicas para que o aluno-estagiário desempenhe adequadamente suas atividades. Ao fim desse tópico, há o Cronograma, no qual é apresentado um calendário com indicação das datas da prática de Estágio na Unidade Escolar.

Assim, essa parte está dividida em: (1) Atividades de Observação e Análise; (2) Preparação para a Regência; e (3) Elaboração do Relatório de Estágio.

Durante todas as etapas, cada aluno será acompanhado individualmente por Professor-Orientador do curso de Biologia da UEMA, que é o profissional responsável pelo Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura. Ao se apresentar à Unidade Escolar, cada estagiário levará consigo uma cópia do “Formulário” e do “Termo de Compromisso”.

Esperamos que no momento da apresentação do estagiário, a Escola repasse suas normas administrativas e pedagógicas, que deverão ser cumpridas rigorosamente, de acordo com os princípios da ética e do profissionalismo.

Sabemos que cada estagiário deverá contribuir para o desenvolvimento das atividades pedagógicas programadas pelo professor, sem comprometer o andamento das atividades da Escola.

Todos os conteúdos programáticos desenvolvidos pelos estagiários estarão em compatibilidade com a seqüência da programação do professor titular das Disciplinas de Ciências e Biologia.

O estagiário será instruído pelo Professor-Orientador para repassar continuamente informações de todas as atividades desenvolvidas ao Diretor da Escola e ao Coordenador Pedagógico. Ainda assim, relembramos que cada atividade desenvolvida na Escola ficará sob a exclusiva responsabilidade do estagiário.

Caso haja qualquer divergência, como por exemplo, caso haja discordância entre o "Plano de Ação" do estagiário com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola, a Direção ou Coordenação deverá notificar o Professor-Orientador para que proceda às adequações necessárias.

3.1 ATIVIDADES DE OBSERVAÇÃO E ANÁLISE

Inicialmente, o estagiário deve investigar toda a estrutura escolar, averiguando as condições de trabalho tais como a disponibilidade de recursos físicos, materiais, financeiros e humanos. Também, deve observar a integração da Escola com a comunidade e analisar os documentos norteadores da prática pedagógica, a saber: (1) Plano das Disciplinas de Ciências e Biologia; (2) Planos de Aula do Professor; e (3) Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola.

Essa etapa de “Observação e Análise” não se restringe só aos primeiros dias de Estágio, pois ela deve se prolongar durante todas as demais etapas, permitindo que o aluno obtenha informações diversas, tais como: (1) Características dos alunos em sala de aula e nas atividades extra-classe; (2) Conteúdo programático das séries avaliadas; (3) Indicações bibliográficas; (4) Procedimentos de ensino mais utilizados pelos professores; (5) Técnicas de Avaliação; (6) Métodos de promoção do processo ensino aprendizagem; e (7) Principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos.

Além disso, espera-se que o estagiário observe as seguintes informações: (1) Filosofia da Escola; (2) Calendário Escolar; (3) Fluxogramas existentes; (4) Funcionamento dos diversos órgãos e setores da Escola; e (5) Integração da Escola com outras instituições públicas e privadas.

Nessa etapa, o aluno deve verificar as instalações prediais da Escola, tais como: sala de direção, sala dos professores e coordenação, secretaria, laboratório de informática, auditório, biblioteca, quadras de esportes, cozinha etc.

O aluno deve observar diversos aspectos dos recursos humanos da Escola, por exemplo, o número de servidores administrativos e de apoio. Deve, ainda, checar os recursos materiais disponíveis (apagadores, pincéis, computadores, TV, vídeo, equipamentos de som, Data Show etc.).

Esse levantamento de dados e informações sobre a realidade da Escola deve ser a primeira parte para o andamento do Estágio. Durante essa fase de Diagnóstico da Escola, o aluno-estagiário do curso Biologia será acompanhado de um Professor-Orientador vinculado à UEMA, de acordo com o Projeto de Estágio.

Após isso, serão iniciadas as atividades de Regência, quando cada estagiário irá desenvolver seu “Plano de Ação”, que deverá ser realizado com apoio da equipe pedagógica da Escola, melhor conhecedora da realidade local.

3.2 PREPARAÇÃO PARA REGÊNCIA

Após, a fase de “Observação e Análise” os recursos disponíveis na Escola, o aluno deve executar atividades de regência como, acompanhamento das aulas do professor supervisor, preparação e apresentação de aulas e, por fim, acompanhar as atividades extra-classe promovidas.

Espera-se com isso que o futuro professor adquira uma visão da realidade presente da Unidade Escolar tornando-o apto a trabalhar com as técnicas adequadas, utilizando os recursos disponíveis atendendo as necessidades dos alunos.

Com isso, haverá o entendimento básico de como funciona o estabelecimento escolar e como o trabalho deveria ser encaminhado, resultando nos projetos e nas aulas elaboradas para a escola. Para as atividades de regência, o estagiário deve elaborar aulas compatíveis com o nível geral de cada turma e com as necessidades da escola.

Durante o Estágio Supervisionado, o estagiário deverá fazer reflexões sobre a aplicação de cada aula; verificando se os objetivos foram atingidos, os alunos participaram, como foi o seu desempenho, as atividades foram adequadas. Deve, ainda, verificar o relacionamento da teoria e prática.

Nesta fase, o Estagiário auxiliará o professor regente de classe no planejamento, realização e avaliação das atividades de ensino além de: (1) Corrigir trabalhos e provas; (2) Aplicar provas; (3) Selecionar textos de interesse para a disciplina; (4) Selecionar e aplicar exercícios; (5) Acompanhar a turma em atividades extra-classe; (6) Selecionar e aplicar recursos didáticos; (7) Preparar material didático; (8) Supervisionar atividades diversificadas; (9) Montar murais e cartazes e, (10) Preparar aulas práticas; (11) Elaborar e executar projetos; e (12) Planejar trabalhos de campo.

Vale destacar que tudo isso deve ser inserido dentro do Plano de Ação do aluno-estagiário.

A - PLANO DE AÇÃO

O Plano de Ação é um norte para que cada aluno-estagiário deve usar para se orientar pedagogicamente em seu Estágio na Escola.

No dia-a-dia da sala de aula, os alunos serão analisados durante todo o "Plano de Ação", através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão verificados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.

Logo a seguir apresentamos os Direitos e Deveres das partes envolvidas nesse “Projeto de Estágio do Curso de Biologia”.

Cabe a escola-campo, durante o período de estágio docente, permitir o uso dos espaços disponíveis na escola, como salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditórios entre outros, pelo estagiário em Biologia como melhor convier a este, bem como o uso de recursos audiovisuais que porventura a escola disponha.

Por outro lado, fica reservado à Direção e Supervisão da Escola tomar as devidas providências com o aluno-estagiário que não cumprir com as normas da Escola, como por exemplo: ausentar-se durante o estágio ou mostrar falta de comprometimento e responsabilidade com a(s) turma(s) em que estagia ou com o professor titular de Biologia da mesma. Ocorrendo as últimas atitudes citadas, o Professor-Orientador da Universidade Estadual do Marajó (UEMA) deve ser notificado.

Com o consentimento da Escola, torna-se responsabilidade do aluno-estagiário, durante seu período de estágio, comprometer-se com suas atividades docentes tanto na turma em que estagia, quanto com o professor responsável da escola e com a direção da mesma, cumprir com as normas escolares, cuidar e zelar pelos locais e recursos didáticos disponibilizados pela escola e avisar qualquer ausência inesperada antecipadamente. É direito do aluno-estagiário usufruir toda estrutura que a escola possa proporcionar, bem como relatar à direção qualquer problema interno que venha a ter na(s) turma(s) de estágio em relação ao não cumprimento por parte dos alunos das normas da escola. Também cabe ao estagiário, informar a direção e supervisão escolar de qualquer projeto ou oficina que venha a oferecer e desenvolver no espaço escolar.

Ao professor de Biologia da turma de Estágio cabe, apenas, a orientação ao aluno-estagiário de quais conteúdos devem ser desenvolvidos durante o período que o mesmo assumirá sua turma, qual a participação deste trabalho de estágio na avaliação trimestral da turma, bem como acompanhar suas atividades.

Ao Professor-Orientador da UEMA cabe o acompanhamento e a supervisão do desenvolvimento do estágio na Escola, através de encontros semanais com o estagiário bem como uma visita à escola e à(s) turma(s), durante o período de estágio, para a realização de observações do trabalho do aluno. Destacamos que todo trabalho de planejamento do estágio cabe à professora da UEMA e ao aluno estagiário, não acarretando maior envolvimento do professor titular da turma nessa atividade, nem trabalho extra para este.

Por fim, acrescento que a participação dos estagiários no dia-a-dia escolar não traz nenhum ônus financeiro para a Escola que o recebe.

3.3 ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Para a elaboração do Relatório de Estágio devem-se fazer reflexões sobre a aplicação de cada aula; se os objetivos foram atingidos, os alunos participaram, como foi o seu desempenho, as atividades foram adequadas. Neste item também relacionar teoria e prática.

No Relatório de Estágio deverão constar diversos documentos anexos, como por exemplo: amostra de um trabalho realizado em sala de aula pelo aluno e plano de aula.

O futuro biólogo deve apresentar no Relatório de Estágio uma conclusão na qual deve constar uma análise sobre o estágio desenvolvido: informar resultados e reflexões sobre o estágio. Também poderá relatar uma opinião pessoal sobre o valor da experiência que acaba de realizar, apresentando recomendações e sugestões referentes ao aperfeiçoamento de futuros trabalhos.

Esse Relatório de Estagio deve passar por avaliação final do professor orientador em concordância com a Coordenação do Curso de Biologia.

4. CRONOGRAMA

O “Projeto de Estágio do Curso de Biologia” contará com o seguinte cronograma:

----------------------- Cronograma do Projeto --------------------

Ações ------------------- Ano -------------------------------

----- J -- F – M – A -- M -- J -- J -- A -- S -- O -- N -- D ----

(1) --X -- X--------------------------------------------------

(2) --------- X -- X -- X -- X ------- X -- X -- X -- X --------

(3) --------- X -- X -- X -- X ------- X -- X -- X -- X --------

(4) ----------------------------------------------- X -- X ---

(5) ---------------------------------------------------- X ---

Ações: (1) Preparação do Projeto de Estagio, (2) Observação e Análise, (3) Regência, (4) Elaboração do Relatório, e (5) Entrega do Relatório.

5. BIBLIOGRAFIA

ARNONI, MARIA ELIZA BREFERE. 2003. O estágio supervisionado na vida profissional dos professores de Ciências e de Biologia: um repensar da formação do educador. In: V Simpósio em Filosofia e Ciência - Trabalho e Conhecimento: desafios e responsabilidades da Ciência, 2003, Marília - SP. Anais do V Simpósio em Filosofia e Ciências - Trabalho e Conhecimento: desafios e responsabilidades da Ciência (CD-ROM). Marília: UNESP Marília Publicações. Disponível em: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/docentes/arnoni/Artigos_Congressos/3_estagiosupervisionado_2003_marilia.pdf

BRASIL. 1990. Lei Federal nº. 8069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

BRASIL. 1996. Lei Federal nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Brasília (DF). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

BRASIL. 2001. Lei Federal nº. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Estabelece o Plano Nacional da Educação – PNE. Brasília (DF). Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/l10172_01.htm

BORTOLINI, JULIO EDUARDO. 2003. Relatório de Estágio. Joinville (SC). 23p. Disponível em: http://www.lccmmm.hpg.com.br/orient/julio/01relatorio.pdf

CAVALCANTE, MARCOS INÁCIO. 2009. Relatório do Estágio Supervisionado nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Relatório apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC/EaD. Posto da Mata. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/18887/1/Modelo-de-Relatorio-de-Estagio-Supervisionado/pagina1.html.

CONSUN. 2005. R e s o l u ç ã o n.º 108/2005. CONSUN aprova o manual de estágio supervisionado do curso de bacharelado em ciências biológicas do CCTP - Campus toledo. 10p. Disponível em: http://www2.pucpr.br/diversos/consun/cctp/biologia/Re%20108-2005%20Consun.pdf

HAETINGER, DANIELA. 2005. Fatores relevantes à formação e manutenção de comunidades virtuais facilitadoras da aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação CINTED-UFRGS. Volume 3, Número 1, 11pág.

IBOPE - Instituto Brasileiro de Pesquisa. 2000. Estatística do Ensino no Brasil. Disponível em: http://www.ibope.com.br

MEC - Ministério da Educação. 2001. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. 3ª edição. Brasília: A Secretaria. 126p.

MEC - Ministério da Educação. 2007. Curso técnico de formação para os funcionários da educação - Profuncionário: Orientações Gerais. Elaboração: DASE/SEB/MEC e CEAD/FE/UnB. – Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância. 2ª edição atualizada. 92p. Disponível em: http://download.seduc.ce.gov.br/profuncionario/orientacoes_gerais.pdf

Modelo de Projeto de Estágio. 2010. 3p. Disponível em: http://www.iessa.edu.br/cursos/secretariado/down/modelo_de_projeto.pdf

OLIVEIRA, MARCOS MARQUES DE. 2004. As Origens da Educação no Brasil Da hegemonia católica às primeiras tentativas de organização do ensino. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, Rio de Janeiro, v.12, n.45, p. 945-958.

PIMENTEL, M.G. 2003. O professor em construção. 9ª Edição. Campinas, São Paulo: Papirus. 95p.

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1112201

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto de Estágio do Curso de Pedagogia. Gurupi (TO). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1306272

SANTOS, VALDECÍ DOS. 2005. Projetos de pesquisa em educação: um olhar sobre a formação do professor de Biologia. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 1º Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional RJ/ES, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro / Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia, p. 446-449. Disponível em: http://www.valdeci.bio.br/um_olhar_sobre_a_formacao_do_professor_de_biologia.php

TORRES, HELDER; ALVES, VÍTOR. 2009. Projeto de Estágio de Biologia: contextualizando a prática pedagógica no ensino de ciências mediada pelas pesquisas de campo e as novas tecnologias. Disponível em: http://uplapao.blogspot.com/2009/07/projeto-de-estagio-biologia-c8.html

UFU - Universidade Federal de Uberlândia. 2009. Estágio. Disponível em: http://www.portal.ib.ufu.br/node/19

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Ética. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Etica

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ldb

6. AGRADECIMENTOS

A realização deste trabalho só foi possível com o apoio recebido de diversos amigos e colegas, a quem sou profundamente grato.

Esse Projeto de Estágio Supervisionado se inspira no trabalho dos tutores, Renata de Kássia Silva Acácio Ogawa, MSc. Júlia Ferreira Brito, Claudonei das Neves Rosa, Adair José Guimarães, do curso de Licenciatura em Biologia, modalidade de Educação a Distância (EaD), do Campus da UFT em Gurupi.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó - PA, Março de 2010.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 31/03/2010
Reeditado em 01/12/2011
Código do texto: T2170074
Classificação de conteúdo: seguro