" Planejamento Educacional".

É comum ao iniciar o ano letivo, a preocupaçao das escolas em formularem seu planejamento educacional, porem o que na verdade precisamos é saber o que realmente, um planejamento educacional representa num contexto para Educaçao.

Partindo desse meu comentario deixarei registrado nesse artigo que compartilho e partilho com os envolvidos num ensino e numa aprendizagem de qualidade, alguns dos meus conceitos a respeito do que, seja um Planejamento Educacional.

O planejamento, geralmente, esta integrado à jornada pedagogica que acontece sempre no inicio de cada ano letivo.

Sua programaçao inclui momentos especificos para discussao entre os seguintes profissionais: os responsaveis pela articulaçao do trabalho na rede, os gestores e os docentes. Todos com a responsabilidade de antever açoes que ao longo do ano letivo vao contribuindo para o desenvolvimento educacional dos seus alunos. Por isso, nesse processo é importante garantir que sejam seguidas tres etapas: a elaboraçao, a execuçao e a avaliaçao.

Para que o Planejamento Educacional seja uma "chave" de abertura para os caminhos de pessoas envolvidas com esse trabalho é preciso coloca-lo em pratica, ou seja, agir de acordo com o que foi planejado.

Na esfera educacional, o planejamento é o instrumento que possibilita a disseminaçao das politicas publicas educacionais entre gestores, coordenadores e professores. Com base nisso, a equipe pensara em montar uma estrutura que permita às escolas desenvolver seus projetos.

É muito importante, para que um planejamento educacional dê certo, que as secretarias valorizem a realidade das escolas e deem condiçoes para que as diretrizes sejam implementadas.

Para que o trabalho do ano todo seja integrado é essencial acolher os novos professores, dando-lhe oportunidades de tambem contribuir com a elaboraçao do plano de açoes que sao discutidos e elaborados nas reunioes. Esse nao é so um momento de distribuiçao dos materiais, mas tambem de compartilhar com toda a equipe novos materiais adquiridos pela escola (livros, mapas, jogos, etc.) e, se reorganizar de acordo com as mudanças ocorridas na estrutura fisica.

Diante desse complexo cenario, o coordenador assume o papel fundamental de organizar e conduzir o trabalho politico pedagogico da escola.

O que esta em jogo é a participaçao dos profissionais na organizaçao de suas atividades. Sendo o mais dificil a combinaçao de todas as ideias.

Finalmente, o foco do planejamento educacional é fechado com o trabalho didatico. A tarefa dos professores começa com o estudo dos resultados da avaliaçao que foi realizada no ano anterior, feita pelos professores e pelo coordenador pedagogico.

É hora, entao, de escolher os objetivos gerais e os conteudos programaticos aos projetos e as sequencias didaticas.

A troca de informaçoes entre os professores é fundamental para dar coerencia à aprendizagem ao longo da escolaridade.

A escola tem um importante papel na formaçao e no desenvolvimento do aluno e, o seu aliado insubstituivel é o planejamento educacional que possibilita à ela uma organizaçao metodologica do conteudo a ser desenvolvido pelos professores na sala de aula.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 30/03/2010
Código do texto: T2167691
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