" Planejamento Educacional".
É comum ao iniciar o ano letivo, a preocupaçao das escolas em formularem seu planejamento educacional, porem o que na verdade precisamos é saber o que realmente, um planejamento educacional representa num contexto para Educaçao.
Partindo desse meu comentario deixarei registrado nesse artigo que compartilho e partilho com os envolvidos num ensino e numa aprendizagem de qualidade, alguns dos meus conceitos a respeito do que, seja um Planejamento Educacional.
O planejamento, geralmente, esta integrado à jornada pedagogica que acontece sempre no inicio de cada ano letivo.
Sua programaçao inclui momentos especificos para discussao entre os seguintes profissionais: os responsaveis pela articulaçao do trabalho na rede, os gestores e os docentes. Todos com a responsabilidade de antever açoes que ao longo do ano letivo vao contribuindo para o desenvolvimento educacional dos seus alunos. Por isso, nesse processo é importante garantir que sejam seguidas tres etapas: a elaboraçao, a execuçao e a avaliaçao.
Para que o Planejamento Educacional seja uma "chave" de abertura para os caminhos de pessoas envolvidas com esse trabalho é preciso coloca-lo em pratica, ou seja, agir de acordo com o que foi planejado.
Na esfera educacional, o planejamento é o instrumento que possibilita a disseminaçao das politicas publicas educacionais entre gestores, coordenadores e professores. Com base nisso, a equipe pensara em montar uma estrutura que permita às escolas desenvolver seus projetos.
É muito importante, para que um planejamento educacional dê certo, que as secretarias valorizem a realidade das escolas e deem condiçoes para que as diretrizes sejam implementadas.
Para que o trabalho do ano todo seja integrado é essencial acolher os novos professores, dando-lhe oportunidades de tambem contribuir com a elaboraçao do plano de açoes que sao discutidos e elaborados nas reunioes. Esse nao é so um momento de distribuiçao dos materiais, mas tambem de compartilhar com toda a equipe novos materiais adquiridos pela escola (livros, mapas, jogos, etc.) e, se reorganizar de acordo com as mudanças ocorridas na estrutura fisica.
Diante desse complexo cenario, o coordenador assume o papel fundamental de organizar e conduzir o trabalho politico pedagogico da escola.
O que esta em jogo é a participaçao dos profissionais na organizaçao de suas atividades. Sendo o mais dificil a combinaçao de todas as ideias.
Finalmente, o foco do planejamento educacional é fechado com o trabalho didatico. A tarefa dos professores começa com o estudo dos resultados da avaliaçao que foi realizada no ano anterior, feita pelos professores e pelo coordenador pedagogico.
É hora, entao, de escolher os objetivos gerais e os conteudos programaticos aos projetos e as sequencias didaticas.
A troca de informaçoes entre os professores é fundamental para dar coerencia à aprendizagem ao longo da escolaridade.
A escola tem um importante papel na formaçao e no desenvolvimento do aluno e, o seu aliado insubstituivel é o planejamento educacional que possibilita à ela uma organizaçao metodologica do conteudo a ser desenvolvido pelos professores na sala de aula.