"Linguagem Verbal e Linguagem Nao Verbal".
Dialogar pode ser muito mais complicado do que parece.
A comunicaçao nao envolve, somente, a linguagem verbal articulada, como a escrita e a fala, mas, tambem, compreende a linguagem nao verbal. Por isso, postarei no espaço alguns comentarios do que entendo pela linguagem verbal e a nao verbal. E, espero a participaçao e a colaboraçao dos colegas ao texto , atraves de seus comentarios.
Esta comprovada que existe uma relaçao entre a comunicaçao verbal e nao verbal.
A ideia comum é que so o mundo 'verbal' é real, entretanto, as palavras sao tantas vezes, apenas, um pretexto ou um começo para se iniciar uma conversa numa troca de interaçao social.
Quanto menor a dissociaçao entre a fala e a expressao, mais integrada e inteira sera a pessoa. Desta forma, a comunicaçso nao verbal é responsavel por mais de 90% dos sinais que chegam ao nosso cerebro por meio dos sentidos da visao, do toque, da audiçao e da respiraçao.
Para que se possa perceber a expressao dos pensamentos e sentimentos do outro é necessario o desenvolvimento da competencia interpessoal que é a habilidade de lidar, eficazmente, com as relaçoes interpessoais estando com as outras pessoas, de forma adequada às necessidades de cada uma e as exigencias da situaçao.
O verbal e o nao verbal, as pausas e as hesitaçoes que aparecem faz parte do repertorio comunicativo do grupo, mas nao sao exclusivos dele, porque sao fenomenos estruturados e organizados do fluxo discursivos nos eventos comunicativos em geral, que sao interligados e determinados por constituintes linguisticos e por circunstancias sociais, bem como cultural. Pois, a medida que amadurecemos acabamos por assimilar melhor a linguagem nao verbal.
Crianças fazem gestos espontaneos que sao os conhecidos "gestos infantis". Observamos o desenvolvimnto dos comportamentos nao verbais, comunicativamente, significativos se desenvolvendo junto com o verbal nas crianças pequenas.
A aprendizagem da criança sobre a adequaçao do silencio, como outras estrategias comunicativas, nao é necessariamente, o desenvolvimento de competencia nas normas adultas para o comportamento sociolinguistico, mas podem envolver diferentes regras para adultos e crianças.
Talvez, pelo fato de tanta competencia nao verbal ser adquirida, durante a infancia inicial é, basicamente, aprendido, atraves de meios formais e informais. Isto, porque o comportamento nao verbal apropriado é frequentemente inconsciente e, porque é raramente ensinado e quase nunca, completamente, dominado numa segunda linguagem.