RECOMEÇAR

"A vida é cheia de altos e baixos". Quantas vezes ouvimos esta expressão?

É uma expressão bem popular e que se é usada a todo instante para explicar as mais diversas situações que passamos na vida.

Pois bem, concordo que a vida é cheia de altos e baixos, mas temos o poder de escolher em que parte dela ficar, ou seja, se na parte alta ou na parte baixa.

Explico. observando crianças a brincar num parque presenciamos várias situações, entre elas muitas quedas de crianças. Isso pode parecer normal, pois afinal as crianças estão em fase de desenvolvimento e não tem noção sobre as mais diversas situações que cercam o ambiente onde estão, assim elas caem nos pequenos declives, acabam tendo encontrões com alguém ou algo ao seu redor propiciando assim a queda.

Ao cair elas também promovem muitas cenas diferentes umas das outras. Algumas crianças tendem a ficar ali chorando, olhando em direção a quem está acompanhando-a esperando ser socorrida e consequentemente que enxuguem suas lágrimas do rosto. Tudo isso acompanhado de um grande e sonoro barulho.

Outras crianças, no entanto, ao caírem, tentam se colocar em pé novamente para continuar com a sua brincadeira, seja ela qual for. Elas até esboçam um choro no início, mas logo se levantam e voltam a brincar como se nada tivesse acontecido.

Essas ações das crianças me fazem refletir sobre nossa vida e a expressão que tanto usamos em nosso dia-a-dia: "A vida é cheia de altos e baixos".

A diferença entre aquelas crianças e nós é que elas estão num parque qualquer se divertindo e por alguma razão elas caem em suas peripécias. Nós também estamos correndo o tempo todo de um lado para outro na vida, tenho a ausadia para dizer que, como crianças num parque, só que no parque da vida. Esse parque nos proporciona também muitas quedas e são as nossas atitudes que vão determinar que tipo de recomeço teremos após a queda.

tenho aprendido ao longo da vida que nossas atitudes podem fazer de uma pessoa um vencedor ou fracassado.

A vida tem ensinado a todos, sem distinção de classe, etnia ou religiosidade que passamos por esses "altos e baixos", mas ela também ensina como passamos por esse tipo de situação.

Você pode ser como uma criança que fica derramando suas lágrimas por situações adversas que possa estar enfrentando, ou pode tentar recomeçar e seguir em frente sabendo que o fracasso do momento pode servir de motivação para a grande conquista do futuro próximo em sua vida.

Recomeçar é isso. Recomeçar é enfrentar as dificuldades que surgirem na vida de forma a superá-las e não lamentá-las por terem chegado até você.

Você é quem vai decidir que tipo de atitude vai ter, lamentar-se ou recomeçar..........

O RECOMEÇO DEPENDE SÓ DE VOCÊ!!!

LUIS CLAUDIO DE ROCO - Psicanalista / Teólogo

Ao usar o texto e / ou parte dele, favor citar a fonte; muito obrigado!!!

Luis Roco
Enviado por Luis Roco em 29/03/2010
Reeditado em 23/04/2022
Código do texto: T2166017
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.