" EDUCAÇAO BRASILEIRA".

A educaçao é considerada como um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma naçao. Bem, ate aqui nada de novo...

Entao, vou postar algumas consideraçoes a respeito da Educaçao no Brasil:

Nao ha duvidas para ninguem que o crescimento de um país se faz, atraves, da produçao de conhecimentos e, que com isso, possibilita o aumento de renda e a qualidade de vida das pessoas.

Pesquisas provam que o Brasil vem avançando neste campo nas ultimas decadas, porem, nao podemos deixar de comentar, que ha muito para ser feito, ainda, pela Educaçao Brasileira.

A escola(ensino fundamental e medio), ou a universidade tornou-se locais de grande importancia para a ascensao social do país. Essas mesmas pesquisas apontam que na area educacional um terço dos brasileiros frequentam, diariamente, a escola: professores e alunos.

Sao mais de 2,5 milhoes de professores e 57 milhoes de estudantes matriculados em todos os niveis de ensino.

Estes numeros apontam um crescimento no nivel de escolaridade do povo brasileiro, sendo um dos varios fatores importantes para a melhoria do nivel de desenvolvimento de nosdo país.

A LDB (LEI DE DIRETRIZES E BASES), aprovada em 1996, trouxe um grande avanço no sistema de educaçao de nosso país. Visando tornar a escola um espaço de participaçao socisal, valorizando a democracia, o respeito, a pluralidade cultural e a formaçao do cidadao.

Sabemos, que para o desenvolvimento de um país é necessario uma educaçao de qualidade como um dos principais pontos de partida, fato esse considerado meio que distante da realidade brasileira. Apesar disso, o Governo Federal, com o objetivo de melhorar a Educaçao Brasileira criou o PDE (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇAO). Mas, como é do conhecimento de todos o "ditado popular" que diz:... " uma andorinha so nao faz verao...", deixo aqui minha opiniao, que so é possivel, fazer EDUCAÇAO com a participaçao e o comprometimento de todos os cidadaos, a fim de que, a luta pela educaçao, seja um direito e uma obrigaçao de todos os envolvidos nesse contexto educacional.

De nada adianta, mudanças nos paradigmas educacionais e no planejamento politico pedagogico da escola, se nao houver a participaçao intensiva da sociedade e um plano de desnvolvimento que deve ser mais do que, apenas, um projeto voltado para o nivel de governo feferal, mas, SIM, de todos os cidadaos que fazem parte da naçao.

Nao devemos é esquecer que as discrepancias nas ideias, injustiças na vida real, mudanças de paradigmas educacionais que sao implementados no programa de educaçao, nos forçam a sermos "fiscais", para fazermos com que as difereças nao se transformem em desigualdades e em injustiças.

Tenho certeza, que a esperança por um monopolio educacional de força, de poder e de razao, nos permitira um futuro melhor na Educaçao Brasileira. Porem, isso nao acontecera da noite para o dia e, o que precisamos é lutar contra os paradoxos existentes. O que torna essa luta ardua e, exige dedicaçao das pessoas humanas envolvidas nesse processo e, assim, teremos mais qualidade de vida, mais felicidade e realizaçao na Educaçao do Brasil.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 29/03/2010
Código do texto: T2165131
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