“AS BIBLIOTECAS DO BRASIL”
“AS BIBLIOTECAS DO BRASIL”
Welinton dos Santos é economista e psicopedagogo
Como é importante o papel da Biblioteca no contexto de uma comunidade, assim como na sociedade, este lugar público passa por transformações.
Na época da tecnologia, as bibliotecas precisam abordar de forma diferente seu público, com muita criatividade, várias delas estão acrescentando no espaço do saber, palestras, oficinas, saraus, seminários, espaços de jogos, oficinas de desenho, cantinho de histórias, teatro, cafés, auditórios, centros de informática, cinemas, lojas e tantos outros.
A Biblioteca precisa ser encarada como um local que traga prazer à leitura e não necessita mais ser aquele espaço quieto, rústico, formal de pesquisa, mas mais do que isto, passa a ser um centro de integração social.
Existem projetos também na zona rural que estão sendo desenvolvidos por empresas privadas e pelo governo, um deles, desde 2003, conhecido como “Arca das Letras”, são montadas bibliotecas em casas de líderes comunitários. Este projeto merece elogios, é fornecida ao líder uma arca (estante) com 200 livros inicialmente, contêm títulos de saúde, agricultura, meio ambiente, literatura infantil e livros didáticos para pesquisa escolar. Ao todo já foram implantadas 7.053 bibliotecas até 10/03/2010, distribuídos 1,8 milhões de livros e 770 mil famílias rurais atendidas, a administração é feita por 14 mil agentes de leitura capacitados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Ceará é o Estado com maior número de bibliotecas rurais, ao todo são 730, atendendo 57 mil famílias, com distribuição até o momento de 160 mil livros. Esta iniciativa leva os livros até vilarejos distantes.
Não podemos esquecer é claro de milhares de bibliotecas espalhadas pelas escolas do Brasil e das 2.200 bibliotecas universitárias.
No exterior é possível escutar músicas, participar de shows ou interagir com grupos de afinidades no desenvolvimento de um conhecimento específico. No Brasil, a biblioteca é ainda um local escolhido para pesquisas em grupo, mas se mudar o enfoque para centros de lazer e entretenimento, este magnífico espaço além de ganhar adeptos, novos leitores, poderá ser parte de um roteiro social interessante na cidade em que está inserida, além de novo espaço para o turismo.
Hoje podemos verificar as superbibliotecas nas capitais que acompanham o estilo das livrarias, oferecendo atrações, cursos, oficinas, café, equipados com tecnologia de ponta que promovem atenção e interação do seu público.
Uma sociedade só cresce com o desenvolvimento do saber, portanto, vamos resgatar estes espaços, tornando-os mais iluminados, aconchegantes e agradáveis, para torna o símbolo de uma nova realidade, afinal, são tantas pessoas que colaboram com estes espaços, vamos dar um pouco mais de atenção e valorizar para que a comunidade em que estiver inserida seja a maior beneficiada, isto sim é o verdadeiro papel de cidadania.