“FRANQUIAS NO BRASIL – NÚMEROS DE SUCESSO”
“FRANQUIAS NO BRASIL – NÚMEROS DE SUCESSO”
O setor de franchising continua sendo um espelho para os negócios na economia interna brasileira, as projeções da ABF – Associação Brasileira de Franchising era crescer em torno de 13% em 2009, números bem otimista considerando o fator crise, mas o resultado do setor superou as expectativas com crescimento na ordem de 14,7% no faturamento pulando de R$ 55,032 bilhões em 2008 para R$ 63,12 bilhões em 2009, aumento de 19,14% no número de redes, passando de 1.379 para 1.643 e do número de unidades de 71.954 para 79.988 em 2009, aumento de 11,12% de unidades distribuídas por todo Brasil. Dados obtidos no site da instituição e que demonstraram claramente a pujança de um seguimento que merece todos os elogios. O setor não é apenas um marco, mas sim uma referência na construção de empreendedores de sucesso. Assim como a economia é dinâmica, o seguimento de franchising deve sempre buscar a eficiência em qualidade e prestação de serviços, para ser um símbolo cada vez mais forte na mente do consumidor brasileiro.
Setores de móveis, hotelaria e acessórios pessoais aumentaram na fatia dos seguimentos empresariais. O crescimento no setor de móveis e acessórios em virtude do aumento do poder de renda do povo brasileiro, já o setor hoteleiro, que está sendo impulsionado pelo turismo, o brasileiro além de estar viajando cada vez mais, com pacotes turísticos que cabem no bolso, começam a relacionar as viagens como parte do sonho de consumo. Não podemos esquecer que o setor de turismo é o que mais emprega no mundo e vários tipos de franquias como os de alimentação se beneficiam muito com o turismo. No Brasil existem milhares de oportunidades neste seguimento que ainda podem ser explorados por empreendedores de sucesso.
A concentração das sedes das franquias ainda é o Estado de São Paulo, no qual concentram 53% das matrizes, outros estados com os respectivos percentuais de concentração nacional de sedes são: 13% no Rio de Janeiro, 8% no Paraná, 7% em Minas Gerais, 4% em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 2% Ceará e Pernambuco e o restante em outros estados.
O Brasil é pérola dos olhos dos investidores internacionais, o que pode provocar maior atenção das redes de franquias por empreendedores nacionais e estrangeiros. Segundo a World Franchising Council, o Brasil ocupa a 4ª posição mundial do setor. Fonte: www.worldfranchisecouncil.org/.
O faturamento do setor de acessórios pessoais e calçados aumentou entre 2008 a 2009, nada menos que 41,2% e o de vestuário 37,5%, descontando a inflação e verifica-se o impressionante crescimento de receita.
Em virtude de tudo isto e pelo Brasil fazer parte do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o país será sede do 1º Fórum Internacional de Redes de Franquias e Negócios nos dias 13 e 14 de abril de 2010 em São Paulo. O evento contará com o apoio ABF (Associação Brasileira de Franchising), a ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), a Editora Lamonica, o Portal Sua Franquia, o Portal Torno e está sendo divulgado em oito países Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.
O Brasil mostra a sua cara, o setor de Franchising mostra o seu potencial e a economia agradece.
Welinton dos Santos é economista
Delegado Municipal do CORECON-SP em Caçapava