CHUVAS NO CEARÁ
CHUVAS NO CEARÁ
“Façam virem às boas coisas. Você pode atrair as boas coisas, até mesmo, a grande prosperidade, se criar as condições para que se efetivem”. O dia 19 de março para os cearenses representa a última esperança de um bom inverno. Dia festivo para o Estado, pois o santo é o padroeiro de um dos mais importantes estados do Nordeste brasileiro. O dia 19 de março está inserido na ciência astrológica como a passagem do equinócio. Na astronomia, equinócio é definido como um dos dois momentos em que o sol, em sua órbita aparente, isto é, como é vista da Terra, cruza o plano do Equador celeste. A linha do equador é projetada na esfera celeste, é também o ponto onde a eclíptica cruza o equador celeste. O que representa a palavra eclíptica? A sua derivação vem do francês écliptique e do latim eclipticus, um substantivo feminino que na astrologia significa o plano de órbita terrestre, bem como o ciclo máximo da esfera celeste, que á a interação da eclíptica com esta.
Esta definição não é de minha autoria é bom frisar para depois não ser acusados por alguns invejosos de plagiador. (Fonte: dicionário Aurélio). É nesta fase que reside às últimas esperanças do povo cearense para um bom inverno para o Estado. E este ano choveu em todo Ceará no dia consagrado ao padroeiro. A nomenclatura equinócio vem do latim como citamos antes, mas como ponte forte no aequs e nox que são sinonímias de “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. (O nascer do sol é o ponto de medição que podemos chamar de alvorada ou dilúculo). O dilúculo palavra de origem latina dilúculo, um substantivo comum que se refere ao crepúsculo matutino e alvorada. Este período pode ser também chamado de equinócio, visto que os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro e definem as mudanças de estação. No hemisfério norte a primavera inicia em março e o outono em setembro.
No hemisfério sul é o contrário, a primavera inicia em setembro e o outono em março. O Ceará é um estado atípico, pois se localiza bem próximo à linha do equador, fazendo com que dos cem por cento das águas caídas no Estado, apenas 8% sejam aproveitadas, pois 92%se evaporam. Aqui não estamos usando o personalismo, mas o que aprendemos sobre a geografia do estado em que nascemos com muita honra. A hora em que o sol se põe o crepúsculo, e o ocaso surgem no horizonte. Durante os equinócios tanto o dia como a noite são composto de 12 horas cada um sem um segundinho a mais ou a menos, e o círculo solar se encontra metade abaixo do horizonte.
Para melhor ilustração ou para espelhar essa matéria podemos citar também que na astrologia cada uma das duas interseções do círculo da eclíptica como o equador celeste e da primavera, momento em que o sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia, bem como a noite tenha igual duração. Cada uma das épocas que ocorre esse momento e o da primavera, compreendido entre 21 de março, no hemisfério Norte, em que o sol passa para do hemisfério sul para o Norte, ponto vernal, e do outono de 23 de setembro, no hemisfério norte, em que o sol para do hemisfério para o hemisfério sul, ponto de Libra, que é o meio da data. Equinócio fictício cuja posição é a do equinócio da primavera (ponto vernal) em determinada data, sem que se leve em consideração o efeito da nutação (do latim. aequinoctìum,) 'igualdade dos dias e das noites'.
Nutação e não mutação que é meneio da cabeça; nuto, movimento causado pelo crescimento desigual em duas faces opostas de um órgão vegetal, resultando na sua curvatura para o lado de menor crescimento, tontura, vertigem, movimento oscilatório do eixo terrestre, que se efetua em cerca de - 18,6 anos, provocado pelo efeito combinado das atrações gravitacionais do Sol e da Lua sobre a Terra. Movimento periódico superposto ao movimento de precessão do eixo de rotação de um corpo rígido girante, como, por exemplo, um pião. Período de Chandler parte da nutação que é provocada pelo movimento dos nodos na Lua. No solar parte da nutação que se origina na mudança de declinação do Sol. Concluímos que o homem, apesar de toda sua imperfeição chega a conclusões notáveis e de muita utilidade para as populações da Terra. O homem apesar da sua ingerência às vezes maligna, alternando com períodos de lucidez ninguém será capaz de ceifar a sua inteligência um dom divino dado pelo Pai Amantíssimo.
Os equinócios variam de um ano para outro devido aos anos tropicais que é o período entre dois equinócios de março, não terem exatamente 365 dias, fazendo com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, que não encaixa necessariamente no mesmo dia. O ano trópico é um pouco menor que 365 dias e 6 horas. Assim, num ano comum, tendo 365 dias e, portanto mais curto, a hora do equinócio é cerca de seis horas mais tarde que no ano anterior. Ao longo de cada sequência de três anos comuns, as datas tendem a adiantar-se um pouco menos de seis horas a cada ano. Entre um ano comum e o ano bissexto seguinte há um aparente atraso devido à intercalação do dia 29 de fevereiro. (Em várias culturas nórdicas ancestrais), o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã (citação necessária).
Queremos dizer que também se verifica que a cada ciclo de quatro anos os equinócios tendem a atrasar-se. Isto implica que ao longo do mesmo século, as datas dos equinócios tendem a ocorrer cada vez mais cedo. Assim, no século XXI só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21 (2003 e 2007); nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março. Prevê-se que, por volta do ano 2040, passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só irá desfazer-se no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais três. Estamos relatando fatos geográficos estudados por cientistas e estudiosos no assunto que relatam a importância da astronomia para o estudo do clima no mundo. Nada aqui é invenção do autor da matéria, mas assuntos estudados e aprendidos como aprenderam os mais renomados astrólogos da história.
Devido à órbita da Terra, as datas em que ocorrem os equinócios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio). Afélio é o ponto da órbita de um planeta, ou de um cometa, em que a distância do Sol é a máxima alcançada. Em língua latina conhecemos como aphelium cuja nominação é Peri-hélio. São essas informações impulsionadoras que não excogitamos, nem pretendemos pelejar com ninguém, pois tenha dito estereotipadas vezes que um trabalho de envergadura feito por jornalista, escritor são frutos de pesquisas.
Se formos estéreis como os invejosos afirmam não nos cabe julgar, mas nossos leitores éticos e conscientes, pois sirenes não nos trazem venturas, nem as togas nos enchem de orgulho, pois somos simples e a remissão deverá vir de alguém de bom senso que saiba aquilatar o que escrevemos e que não destruam as nossas virtudes lucilentes. Também não somos pegureiros malditos, nem hemos de antever o que vem depois com críticas apregoadas na maldade e na vontade intrínseca de prejudicar profissionais que exprimem no papel o dom dado por Deus. Não desejamos também que ações doridas sejam colocadas em nosso caminho e nem aceitamos que pessoas indolentes enverguem ou empunham a canga do mal tentando destruir os nossos irmãos escritores que batalham pela cultura brasileira.
Lutamos também através das nossas crônicas para encontrar um viés elucidador para dizimar as ações perniciosas dos humanos que tanto mal causam aos seus compatriotas. Aqui batalhamos ao lado do bem em detrimento do mal. O pior ser humano é o invejoso. Aproveitando esta data festiva para os nordestinos, povos bravos e muitas vezes discriminados pedimos ao Deus Pai Todo Poderoso que nos dê forças para irmos em frente. Queremos um Brasil igualitário em todos os pontos. Que todos os brasileiros sem distinção de classe social, de credo, de raça sejam iguais em tudo, pois se o contrário acontecer o Brasil nunca será o país que esperamos para os nossos filhos e netos. “o amor você dá até por um aperto de mão, por um olhar, uma palavra ou um silêncio. Não descreia do amor. Amar é ver Deus dentro das pessoas”. Transparece-nos que existem muitos cegos no mundo e em especial na Pátria em que vivemos. Tenho dito. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI-AVESP-UBT-ALOMERCE E AOUVIRCE