VIVENCIAS.
 
 Depois que comecei a trabalhar, aos 18anos, assumi as rédeas da minha vida.
 Em 1967 fui morar em Fortaleza, onde concluí o curso de formação de professores primários e na seqüência, graduei-me em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Em 1971 ingressei como professora, na Fundação do Bem Estar do Menor do Ceará, onde permaneci até 1979, quando mudei para Curitiba.
 Em Fortaleza passei os melhores anos da minha vida. Fazem parte desses onze anos, amigos inesquecíveis como Arlete, Maria da Paz, Jairo, Oscarina, Fátima Amâncio, Socorro Araújo , Socorro Osterne e tantos outros.Foi em Fortaleza que aprendi o real valor da solidariedade, com pessoas especiais como Dona Maria Julia Fialho e Frei Pacífico de Baturité, ambos já falecidos mas que estiveram presentes em momentos importantes e muito difíceis da minha vida. Ambos tem lugar cativo no meu coração. Menciono a Rua Frota Pessoa, onde morei nos últimos anos que morei em Fortaleza. Era muito gostoso sentar no batente da porta da rua e jogar conversa fora com os vizinhos. Lembro de Dona Maria, o meu anjo da guarda, que cuidava   de mim e de meu filho Jean, como se fôssemos seus filhos. Quando eu chegava da faculdade, lá pela meia noite, lá estava ela com o meu jantar quentinho, um copo de leite, minha toalha e meus chinelos...Um bom banho, e depois estudar até mais ou menos as duas da manhã. Depois, dormir para recomeçar tudo de novo no dia seguinte.
 Em 1979, mudei para Curitiba, onde conheci meu atual marido e onde nasceu meu segundo filho, Luiz Carlos. Amo Curitiba. Aqui construí tudo o que tenho. A maior parte da minha família vive no Pará e outra, no Rio de Janeiro.
 Hoje sou uma pessoa mais tranqüila, já não quero mudar o mundo como antes, embora acredite que sempre posso fazer algo com meu trabalho voluntário.Tenho ainda dentro de mim o forte sentido da responsabilidade social, tanto é que mesmo aposentada, disputei e venci a eleição para presidente da minha associação de classe, um desafio e tanto...Meus filhos estão encaminhados, o maridão é um excelente companheiro e agora, peço a Deus que me permita ver minha neta crescer. Como digo, daqui para a frente, tudo o que vier, será lucro.