Vai que é sua, Tafarel!

O locutor Galvão Bueno, da TV Globo, criou o slogan incentivador ao goleiro da seleção brasileira que se tornou símbolo de vitória em uma alusão a conselho, incentivo, confiança, boa sorte e otimismo.

As vislumbrar as experiências de nossa vida, muitas vezes nossos instintos nos levam a pedir algum tipo de aconselhamento a alguém que achamos próximo e confiável para troca de ideias em algum tipo de negociação ou empreendimento nas áreas social, religiosa, de estudos ou mais...

Quão importante é termos alguém com quem possamos compartilhar confiável e despreocupadamente nossos problemas, nossos sonhos e aventuras de bom sentido de conseguir mais crescimento, tanto material como espiritual, ou mesmo afetivo.

Ser confiável é importante, porém devemos ter um alerta importantíssimo em não pedir este tipo de conselho à pessoa errada o que poderá complicar ainda mais a situação, com resultado frustrante. As melhores pessoas para este tipo de consulta são os parentes mais próximos, os amigos com timbre de confiabilidade total e os religiosos como os padres já experientes, pastores, preletores e líderes religiosos também com este selo de confiabilidade. Porém o conselho máximo que podemos obter é de Deus, o Criador. Quando temos Deus como piloto do nosso destino, o resto vem de acréscimo com os esforços próprios.

Se ainda assim acharmos que poderemos ter ajuda com aconselhamento no caso de ainda não ter obtido um clareamento de a memória estar ainda vago, é importante obter a opinião de mais parentes ou amigos realmente confiáveis. Antes, porém fazendo uma confidência ao pedir um clareamento da ideia ao Pai maior, Deus.

Uma troca de ideias é importante desde que haja comedimento para tanto. Um agendamento, um pré-entendimento, a certeza absolutíssima de que a pessoa é realmente amiga e auscultar o interesse verdadeiro em compartilhar no conselho que se almeja.

Somente Deus é que tem o aconselhamento verdadeiro, pois existe aquele velho ditado: “se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia!”.

José Pedroso

17/03/10

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 17/03/2010
Código do texto: T2143852
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.