PESSIMISTA, EU?

Primeiro gostaria que entendessem que as pessoas abordam este tema errado quando falam: Ser otimista, ser pessimista é...

O verbo utilizado “ser” se trata de uma condição permanente, imutável e não se condiz aqui. Exemplo: Ser Humano, ele é humano, sempre será, existe aqui uma permanência, ele não é humano e depois planta ou água, é ser humano sempre, por isto o termo “ser Humano".

Então nesta questão o certo é dizer Esta pessimista, esta otimista, ou seja, uma condição transitória que pode ser curta, longa ou permanente no sentida da pessoa não “querer” sair desta condição que se encontra.

Então se conclui que estar pessimista ou estar otimista é uma questão de escolha e não de hereditariedade.

Segundo o médico e psiquiatra Cyro Masci, o individuo pode estar reproduzindo o que aprendeu na sua família, o que viu e o que foi ensinado. Masci explica também que quando algo dá errado o otimista não se culpa, culpa fatores externos que o influenciaram a errar, já o pessimista culpa a si mesmo como que ele fosse sempre o causador dos problemas, como que um imã a atrair as coisas ruins.

Porque este sentimento de culpa interior, de medo?

Ele esta repetindo comportamentos, inconscientemente, pois não seguirá o que os pais pedem, tipo não faça o que fazemos, mas seguirá o exemplo. Portanto pais pessimistas há uma grande chance de filhos pessimistas, com medo de tudo.

Vamos agora tentar identificar através de situações do dia a dia se nós somos ou alguém que amamos é pessimista.

- Pessoa medrosa

- fazer tempestade em um copo d’ água, e na maioria das vezes aquilo nem acontece.

- O chavão: A situação esta ruim, mas pode piorar.

- Sua vida é um grande vazio, não consegue ver luz no final do túnel.

- Esta na maioria das vezes triste, de cara fechada.

- Se irrita com facilidade.

- Criticam e desdenham mais do que elogiam.

- Utiliza muitos os termos “às vezes” “por enquanto”.

- Reclama de tudo com freqüência

- Tem medo do futuro

- Tem baixa-estima

- Usa muito as frases:

a) Deus não me ama

b) Só acontece comigo

c) Não nasci para ser feliz

d) Aquela pessoa nasceu virada para lua

e) Nada do que eu fizer vai mudar minha vida, por isto não perco tempo de começar. (dificilmente tomará uma decisão ou iniciará algo, sempre esperará que o outro faça).

f) São pessoas deprimidas, reclusas.

Identificado em nós ou em quem a gente ama esta situação, devemos abordá-la de uma forma branda, porque ninguém consegue sair do estado que se encontra com um simples estalar de dedos, muitas pessoas dizem: - Deixe de ser pessimista, bola para frente, como se fosse frescura da pessoa.

Temos que ser caridosos conosco mesmos e com as outras pessoas, afinal se tentaremos mudar tudo de uma só vez, as conseqüências serão piores ainda porque o medo de tentar de novo será ainda maior, então que tal tentar dar um passo de cada vez.

Identifique em você quando o pessimismo aflora. Utilize a técnica que ensino no artigo “Auto-ajuda, a busca do meu eu”.

Após esta identificação, que tal pedir ajuda para quem mais pode te ajudar, que é nosso Pai Maior e Jesus Cristo, ou a sua legião de bem-aventurados, pois sem Deus e sem Jesus dificilmente conseguirá não só sair deste estado, mas tudo mais na sua vida.

Outro aspecto importante é tentar parar de reclamar de tudo, se policie, transforme o amor que esta dentro de você em atos concretos, beije e abrace as pessoas que ama, quem gera amor, recebe amor e você esta precisando deste amor.

Tente identificar oportunidades nas adversidades, por exemplo: O seu patrão esta reclamando do seu serviço, veja aonde esta errando e corrija.

Dê tempo ao tempo, pratique a paciência e deixe deus operar em sua vida, dê tempo para que Ele no tempo dele e não no seu te dê o melhor, mas não o melhor que você quer, mas o que você precisa. Confie, deus, nosso pai, é Perfeito e nos ama, portanto sempre dará o melhor para você.

Pare de pensar demasiadamente no futuro, como diz a frase: “O futuro a Deus pertence”. Viva o presente da melhor maneira possível, veja meu tema: “Dê o melhor de si” e viva, viva a vida intensamente, sem prejudicar a você e aos outros, a vida esta passando e você não esta fazendo muita coisa, pois perde tempo resmungando e reclamando.

E entenda que o que importa não é estar sempre otimista, mas deixar o otimismo fazer parte, uma boaaa parte de sua vida.

Fiquem com Deus.