O papel da poesia na reflexão do leitor

Infelizmente, nem todos gostam de poesia ou ao menos tem acesso às reflexões que esta pode proporcionar. Porém, nessa forma de expressão literária, as idéias têm um poder de reflexão tão profundo quanto de uma pintura, por exemplo.

No campo individual, a poesia tem um papel de autoreflexão, o que pode levar o leitor a um conhecimento interior raramente presente em outras formas de arte, sem que sejam necessárias outras formas de associação de idéias, pois as próprias palavras já são idéias transcritas, mesmo quando de forma subjetiva.

Poesia é a arte de transcrever emoções e sentimentos pelas palavras. A partir desta, também podemos repensar valores e ou pontos de vista sobre determinada situação, seja ela individual ou social.

A arte de criação com as palavras pode também educar o ser humano, a partir de uma reflexão interna e externa, ao repensar valores que envolvem si mesmo e o universo social do qual ele faz parte, gerando fatores sociais importantes para a inclusão cultural, como a consciência e o senso crítico.

Rafael Saraiva
Enviado por Rafael Saraiva em 14/03/2010
Reeditado em 14/03/2010
Código do texto: T2138086
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.