PARA UM DOMINGO (O QUE FAZER?)
PARA UM DOMINGO (O QUE FAZER?)
Para um domingo, coisa boa é descobrir o que há de diferente nas nossas rotinas. É permitir-se, sem culpas: ao sono demorado na caminha quente, preferencialmente junto de quem amamos; sair um pouco dos rigores das dietas, pois afinal, parece mesmo que tudo que gostamos é ilegal, imoral ou engorda; ver um filmezinho meio garapa, comando pipoca; ir pra cozinha fazer uma comidinha caseira com seu toque especial; ler o jornal preferido e se permitir até ver o que diz seu horóscopo - afinal, de ilusão a gente também vive; ouvir uma música do seu gosto tomando um bom vinho ou sua bebida preferida. Para um domingo, nada de extravagâncias! A vida está mesmo carecendo de novas compreensões e elas passam pelo simples, pelo que está ao alcance da nossa mão.
Receber um amigo que faz tempo não vemos, fica bem num domingo. Mas é preciso que seja AQUELE amigo, pois certas visitas não combinam com a liturgia deste dia mágico. Exercitar a reflexão é muito bom aos domingos, principalmente, se estivermos diante de um por de sol como o do JACARÉ em João Pessoa, ou sozinho no escurinho do nosso quarto. Ler um bom livro, eis uma pedida muito boa para os domingos. Já li e adorei "MEMÓRIA DE MINHAS PUTAS TRISTES" de Garcia Marques e estou lendo "O TERCEIRO TRAVESSEIRO".
CURTIR A FAMÍLIA! Nem sempre é maravilhoso, mas às vezes é bom recebê-la em casa: sobrinhos, irmãos, pais, tios, enfim! Permitir-se às asneiras sadias da parentada é maravilhoso, pois talvez seja o melhor encontro para a gente "jogar conversa fora" sem o perigo de alguém ir no "lixo" e pegar de volta.
Para o domingo, pode ser bom dar uma entradinha básica no computador. Colar nele, talvez seja, pra mim, o maior pecado, exceto se for por trabalho. No domingo, o computador é bom pra gente ver e-mail das pessoas que gostamos como se fôssemos ler uma carta à moda antiga.
Como diz Rita Lee numa canção: "nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar com você"... Talvez seja o melhor pedido para um domingo. Mas se ocasionalmente a gente estiver sozinho, rolemos conosco acompanhado dos sonhos e das "viagens" ao nosso mundo imaginário. Afinal, domingo tudo pode sob nossas ordens!
Já ia esquecendo: rezar e ótimo no domingo!