O que é sabedoria?
Talvez muito gente se julgue capaz de definir com poucas palavras o significado dessa palavra tão importante em nosso mundo existencial. Importante dizer, entretanto, que não deve ser confundida com inteligência, esperteza ou astúcia, por que tais atributos muitas vezes não significam, necessariamente, o crescimento, mas sim egoísmo e auto estima depreciativa.
Sabedoria não tem relação também com aquele que tem mais conhecimento científico ou é mais culto porque se dedicou mais aos estudos. Pode ser que uma pessoa idosa e vivida tenha mais sabedoria que alguém que tenha PHD numa matéria curricular. Assim, a sabedoria tem o poder de enfrentar as dificuldades e superá-las sem traumas, em face de uma vida experimentada e enraizada no conhecimento empírico de tal forma que haja um entendimento subjetivo que possa dimensionar a necessidade de se enfrentar o problema. Ou melhor, há no íntimo da pessoa sábia uma absorção de conhecimentos de tal forma que lhe dá segurança para transpor as barreiras.
A sabedoria é um ingrediente das doutrinas que pregam a bondade. Chico Xavier dizia (e reafirma no plano espiritual) que há dois tipos de sabedoria: a superior e a inferior. Diz ele que a sabedoria inferior é dado pelo quanto que a pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que nada sabe. Afirma ainda que: - Tenha uma sabedoria superior e seja um eterno aprendiz na escola da vida. Para concluir acentua: - A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena. "Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar".
São Tomás de Aquino disse um dia: "Há pessoas que desejam saber só por saber - isso é curiosidade; outras, para alcançarem a fama - isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência - isso é um negócio apenas; outras, para serem edificadas - isso é prudência; outras, para edificarem os outros - isso é caridade".
Em face a tais critérios de análise da sabedoria, verifica-se que o termo encontra um elo filosófico que é aplicado no mundo existencial de tal forma que a sabedoria se torna um adendo da bondade e da capacidade de superação para enfrentar as dificuldades, já que também tem relação com o amor. Quem ama supera. Quem ama enfrenta. Quem ama conhece. Quem ama sabe o caminho.
A própria Bíblia Sagrada define com muita propriedade a palavra sabedoria. Ela cita passagens bíblicas para expressar a sabedoria das pessoas, especialmente no livro dos provérbios, dando significado ao estado de meditação, tendo em vista as verdades e os deveres morais dos religiosos. É uma palavra - na etnologia religiosa - que significa elo de prudência e de circunspeção (vide Bíbliaonline.net). Assim, no sentido religioso a palavra sabedoria é "...a capacidade de ajuda que o homem tem à disposição, no sentido de identificar seus erros e os da sociedade, para poder corrigi-los".
O pensador La Rochefoucauld escreveu que: "A verdadeira maneira de enganar-se é julgar-se mais sábio que os outros". No fundo a sabedoria tem na sua essência um requisito de notória importância que é a humildade. Assim, nunca se viu falar nos retrospectos da vida dos mestres e pensadores que estes fossem arrogantes ou que se vangloriassem dos seus feitos e dos seus exemplos de vida. Ao contrário, são pessoas taciturnas, que vivem sem ostentação, em lugares simples e geralmente em contato com a natureza, onde buscam a interação com as coisas simples, mas que refletem paz e segurança. Diante dessa realidade histórica, é de bom alvitre que as pessoas que queiram seguir a ótica da sabedoria que em primeiro lugar saibam respeitar os outros e que não façam julgamentos apressados, sem base técnica, principalmente quando vão enfrentar o desconhecido. Aliás, nem quando um problema demonstra conotação simplória, deve ser encarado (ou prejulgado como tal), pois a surpresa e o relaxamento em face dessa noção estrábica pode render uma desastrosa solução.
Diante disso tudo, não há dúvida que a sabedoria deve ser um elemento de composição na nossa vida cotidiana, tornando-nos pessoas de ponderação, de tal forma que passe por nossa conduta sempre uma dose de compreensão e de tolerância, para que não venhamos a encontrar do outro lado alguém que possa nos superar no requisito sabedoria.
O Alcorão ensina que a sabedoria tem singular ligação com as divindades e as forças ocultas que nos protegem no aspecto sobrenatural. De acordo com o Alcorão, sabedoria é uma qualidade peculiar aos fiéis, o nível de sabedoria pode aumentar ou diminuir com relação ao seu comportamento correto. Sabedoria, o modo de compreensão, é uma orientação divina que capacita o homem a mostrar o comportamento correto e a atitude com a qual ele espera agradar a Deus e alcançar a sua justa estima. É a capacidade de julgar entre o certo e o erro, atingir a mais elevada atitude moral, tomar as decisões certas para cada situação, e agir, tendo sempre em mente, a vida após a morte.
Afinal, depois de tantas reflexões, que estão intimamente ligadas com nosso lado puro, temos a absoluta consciência de que a sabedoria é algo que vem de Deus e serve como ingrediente para que possamos alcançar a plenitude aqui na Terra, semeando bons exemplos e tendo a proteção espiritual para que possamos ensinar o quanto é bom ser honesto e amar o semelhante.