+BIG BOSTA BRASIL 3. (TWITTER)
BIG BOSTA BRASIL 3. (TWITTER)
Ontem, dia Internacional da Mulher, Pedro BIAL deixou as meninas da casa do BBB de saias justas. Tinha tudo pra ser uma edição com uma pitada cultural, regada a conhecimentos gerais e políticos. "Os burros deram em água", deve ter pensado BIAL. Diante de sua instigação acerca do que seria, de fato, o dia INTERNACIONAL DA MULHER, elas ficaram com cara de paisagem tangenciando em cima de "porque somos lindas" e outras bobagens que só contribuem para que as mulheres tenham dificuldades de consolidar direitos e diminuir as discriminações. Percebendo o discurso "fofo" das meninas, o apresentador, com sua habitual competência, resgatou um pouco da história desse dia, inclusive porque este ano completou cem anos de comemoração.
Não poderíamos esperar respostas no nível das considerações de BIAL, pois ele teve que fazer alguma pesquisa. Mas nenhuma mulher pode ignorar que são discriminadas no trabalho, que ainda são vítimas do machismo, que muitas profissões ainda não abrem espaço para mulheres, que muitos homens ainda se casam para ter quem cuide da casa e da comida, que muitas mulheres continuam sendo vitimas dos seus parceiros, mesmo com o advento da Lei Maria da Penha, etc..
Fico pensando se lhes fossem perguntado sobre mulheres importantes no Brasil e no exterior, mas talvez aí fosse "forçar a amizade". Zuzu Angel, Erundina, Madame Curie, Indira Gandhi, Ruth Cardoso, Maria Montessori, Irmã Dulce, Zilda Arns, Ester Bueno, Gilda Prestes, Princesa Isabel, Luciana Santos, Ana Neri, Chiquinha Gonzaga, Clarice Lispector, Raquel de Queiroz, Adélia Prado, Piaf, Nélida, Cora Coralina, Lia de Itamaracá, Selma do Coco, Mulheres de Tejucopapo, Marina Silva, Silk Weber, Dona Pretinha, etc., etc.. Claro que não iríamos chegar ao extremo de exigir que lhes perguntassem sobre essas mulheres maravilhosas. Contudo, ficou bem claro que as meninas do BIG BOSTA BRASIL 10, não são dez em conhecimentos gerais. Devem ser no quesito maquiagem, baladas, academias, lipoaspiração, cirurgias plásticas, coleção de namorados, grifes famosas, salão de beleza, produtos da moda... Esperamos que saibam administrar o tempo que, aliado a lei da gravidade, derruba tudo e não tem silicone que segure. Também não há plástica para a alma, pois a despeito da futilidade do programa, certamente há pessoas lá dentro que não devem vender as mães por trinta dinheiros, tampouco não devam lavar as mãos como se Pilatos fosse.
Como até na lata do lixo podemos encontrar pérola, se salva o apresentador BIAL cuja inteligência e sagacidade impressionam. Faz seu papel muito bem, pois é profissional e não pode se dar ao luxo de RECUSAR trabalho, pois se pudesse talvez rejeitasse esta indigesta função de apresentador do BBB.