Educação a distância: uma tendência da Era Moderna. Será?
Educação a distância: uma tendência da Era Moderna. Será?
Com o avanço da tecnologia e o acesso a informação ocorrendo de maneira rápida e acessível, cada vez mais pessoas aprendem informática, sem discriminação de idade ou classe social. Isso nos leva a querer saber cada vez e a Educação a Distância tem um papel fundamental para que isso ocorra. Com o grande números de lan houses e a facilidade das lojas de crediária para compra de computador acredita-se que não existem barreiras para capacitação dessas pessoas.
Acreditar que EAD é algo somente da rede de computadores é um grande engano, trocar informações através da internet é novo, moderno, atual, mas EAD não é uma prática de ensino inovadora, apenas está crescendo rapidamente devido a agilidade com que as informações e o acesso a elas chegam até nós nos dias de hoje. Trocar informações através de correspondências são os primeiros indícios da educação a distância. Mas para entendermos melhor esse processo, vamos conhecer um pouco da sua evolução.
Aos que acreditam que EAD é algo novo, saiba que tudo surgiu no século XVII, quando um professor de Taquigrafia publicou em 20 de março de 1728 um anúncio que dizia: \"Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston\".
Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas. Posteriormente, surgiram outras nos anos de 1873 e 1891.
Em 1866, William Harper escreveu: \"Chegará o dia em que o volume da instrução recebida por correspondência será maior do que o transmitido nas aulas de nossas academias e escolas; em que o número dos estudantes por correspondência ultrapassará o dos presenciais.\" Quando li essa frase pensei: - como pode uma pessoa saber de algo que estaria em evidência mais de 100 anos depois?
Com o avanço dos serviços de correio e o desenvolvimento de novas tecnologias, houve uma influência significativa para a inclusão cada vez maior da educação a distância. O problema é que esse tipo de educação ainda enfrenta muitos preconceitos, a facilidade em se optar por um ensino a distância está na dificuldade de estar presente em uma sala de aula para estudar, porém se não houver dedicação do aluno o conhecimento não virá como mágica.
O fato de não estar frequentando regularmente uma instituição de ensino, não torna o aluno livre de suas obrigações, como trabalhos, debates, pesquisas...
A EAD (Educação a Distância) também transfere responsabilidades ao aluno, exige que ele se informe, se atualize, aprenda novos conceitos e prove de alguma maneira o êxito na busca de conhecimentos. Para aqueles que acreditam que será fácil um curso a distância, sem a preocupação do comprometimento com o ensino, é melhor que nem comece a fazer.
A muito tempo se discutem melhores maneiras de fazer o homem cada dia mais, um cidadão bem informado e a educação a distância surgiu para ser um facilitador desse conhecimento.
Atualmente, através de meios pedagógicos, reconhecidos em todo o mundo, o ensino não presencial oferece novos e mais complexos cursos, que são desenvolvidos, tanto no âmbito dos sistemas de ensino formal quanto nas áreas de treinamento profissional.
A necessidade de superar as inúmeras deficiências educacionais, fez com a educação a distância adequa-se se para uma qualificação profissional, aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos. Hoje, acreditando no complemento do ensino regular presencial, a EAD cresce cada vez mais, e é vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo. Podemos citar como exemplo a Universidade Aberta, que oferece somente cursos a distância, sejam eles regulares ou profissionalizantes.
Com mais habilidades para lidar com as diversidades encontradas nesta modalidade de ensino, a educação a distância ganha mais adeptos, sendo visível seu crescimento em diversas instituições de ensino superior ou profissionalizante, oferecendo mais cursos a cada dia.
O avanço tecnológico é um forte aliado da EAD, pois serve de facilitador na capacitação destes novos profissionais, que conseguem alcançar êxito no âmbito profissional e pessoal.
Este método de ensino não encontrou seu ápice, mas qual modelo de educação encontrou? O tema “diversidade” é um dos assuntos mais discutidos na educação, tudo o que é diferente causa espanto, mas a educação surgiu para educar, quebrar paradigmas, romper barreiras, inovar... A EAD vem para contribuir de maneira significativa para que isto ocorra. No Brasil, a exemplos de muito outros países, já oferece excelentes cursos em diversas universidades conceituadas e reconhecidas pelo MEC, basta buscar informações para fazer a melhor escolha. As oportunidades aparecem, mas podemos ser um mediador na busca constante dessas opotrtunidades.
Fabiane Araujo Tamisari Figueiras
Pedagoga – Psicopedagoga. Sequêncial em Recursos Humanos. Cursando Educação da Diversidade e Cidadania na UEMS. Professora de curso técnico em Administração Comercial.
E-mail: fabianeatf@yahoo.com.br