"O PERFIL DO PROFESSOR DA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS(EJA)"
A falta de profissionais com "perfil" para trabalhar na EJA, é um problema muito serio e que acarreta dificuldade para que possamos seguir as bases curriculares oferecidas nos parametros educacionais.
Ser professor da EJA nao é para qualquer profissional da educaçao. Ele precisa ter o perfil adequado, pois a metodologia tem que ser diferenciada bem como a forma de relaçao professor/aluno.
Na formaçao continuada tem que se procurar enfocar: metodologia, avaliaçao e relaçao professor/aluno de forma sistemica, sendo o mais objetivo possivel.
Paulo Freire, no seu metodo de alfabetizaçao, visando a libertaçao, dá um significado especial a esta relaçao professor/aluno: "Para ser um ato de conhecimento o processo de alfabetizaçao de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relaçao de autentico dialogo".
Infelizmente, para um país que pretende ser uma potencia mundial como é o caso do Brasil, temos estatisticamente, comprovado um numero significante de analfabetos, sendo um ruido na imagem brasileira.
Nao ha como negar que a EJA tem demandas proprias, sendo impossivel desenvolver programas de qualidades sem que os recursos estejam garantidos e, normalmente, nas escolas, esses professores se veem obrigados a improvisarem o local para suas aulas, os materiais utilizados e ate mesmo os educadores sao 'arranjados'. Para resolver essa demanda, a profissionalizaçao do corpo docente e o enriquecimento dos ambientes da aprendizagem sao fundamentais.
O papel dos professores é destacar a curiosidade, indagar a realidade, problematizar, ou seja, transformar os obstaculos em dados de reflexao para entender os processos educativos, que como qualquer faceta do social, esta relacionada com seu tempo, sua historia e seu espaço.
Uma tarefa fundamental desses professores da EJA é conhecer que saberes e habiliddades os alunos desenvolvem em funçao do seu trabalho no seu dia-a-dia.
Assim, cada vez mais, os professores da EJA tem de lidar com varias situaçoes: a especificidade socioeconomica do seu aluno, a baixa auto-estima decorrente das trajetorias de desumanizaçao, a questao geracional, a diversidade cultural, a diversidade etnico-racial, as diferentes perspectivas dos alunos em relaçao a escola, as questoes e dilemas politicos da configuraçao do campo da EJA como espaço de direito do jovem e do adulto, principalmente, os trabalhadores. Dai, a necessidade no campo da formaçao continuada desses professores para que nao fiquem ausentes dessa discussao e, assim, terem alternativas e estrategias pedagogicas para superar essa situaçao em sala de aula.
E mais, é preciso discutir a questao socioeconomica e de classe de maneira conjunta, na formaçao inicial e continuada dos propfessores. Ha um grande desentendimento sobre a seriedade e o peso dessas questoes na vida dos alunos.
Este artigo, tem como foco principal, identificar as caracteristicas que deve possuir o professor que atua na EJA e, a importancia do 'respeito' ao conhecimento que o aluno traz de seu dia-a-dia.
Fazendo assim, com que o aluno jovem e adulto, seja um ser pensante, critico e produtor do seu conhecimento, isto é requisito basico para o professor.
É, oportuno lembrar que todos podem e devem contribuir para o desenvolvimento da EJA, as escolas devem elaborar um projeto adequado para seus proprios alunos e nao seguir modelos prontos, os professores devem estar sempre atualizando seus conhecimntos e metodos de ensino, os alunos devem sentir orgulho da EJA e valorizar a oportunidade que estao tendo de estudar e ampliar seus conhecimentos e, por fim , os orgaos governamentais precisam dá uma maior atençao as demandas da gestao politica pedagogica, que envolve essa modalidade de ensino e acarreta dificuldades no seu processo de seleçao para que haja uma qualidade de escolha dos profissionais.