"A IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS(EJA)".
A identidade é "produzida", atraves de um discurso que , simultaneamente, explica e constroi o sistema.
A construçao dessa identidade, esta, alem das paredes da escola e das salas de aula, das abordagens tecnicas e das metodologias nas praticas educacionais.
A identidade do professor da EJA, simboliza o sistema de ensino, em razao disso, coloca-se a questao da aprendizagem do professor que, enquanto sujeito singular, possui sua historia de vida, aprendendo e construindo seus saberes na experiencia. De tal forma, que a apresentaçao para a significaçao da sua formaçao continuada, se faz como espaço e tempo de reflexao e de produçao pedagogica, contribuindo e estimulando a assumirem a responsabilidade de seu proprio desenvolvimento profissional e pessoal. Participam como protagonistas na implementaçao das politicas educacionais dentro do contexto da EJA, que emerge, hoje, como uma das questoes significativas do processo educacional do nosso país.
Ser professor e ser pessoa, exige saberes muito mais amplos que estao, alem do saber de ensinar. Desta forma, percebemos que o ensinar pessoas adultas, exige dos professores , o dominio de novos saberes docentes ou saberes profissionais que sao apoiados por saberes praticos, adquiridos pela experiencia desses profissionais da EJA e, que sao aprendizagens do cotiiano, que nao sao de uso exclusivo dos professores, sendo um conjunto de saberes praticos que podem trazer a um esquema estrategias, que irao ajudar o professor na capacidade da organizaçao pedagogica.
Ser professor, de modo geral, nos dias atuais, é mais do que se ter uma profissao. É, algo que deve ser visto com muito respeito e amor à arte de ensinar. É, algo que vai , alem do salario recebido no fim do mes. É, a certeza de um incentivo pessoal, que deve ser motivado dia-a-dia, a fim de seguir adiante com a meta esclarecida, de estar fazendo o melhor possivel, dentro das possibilidades educacionais que lhes sao oferecidas no cotidiano escolar.
A identidade do individuo, é um lugar de lutas e de conflitos, onde o espaço de sua construçao, se faz da maneira de ser e de estar na sua profissao.
Ao tentarmos identificar o processo que origina a identidade do professor, devemos perceber , portanto, a indissoluvel uniao que existe entre o professor como pessoal e o professor profissional.
Sendo, essas identificaçoes óbvias, pois nao podemos exigir que um professor ofereça aos seus alunos, alem das suas possibilidades e limites pelos quais foi educado.
Em sintese, a sobrecarga, o isolamento e o pensamento de grupo, sao questoes capazes de ampliar a crise de "identidade" do professor. Apesar, de algumas dessas crises terem sua origem em diversos fatores como: politico, social, cultural e economico. Mesmo assim, vale observar com atençao e cuidado especial, que as vivencias cotidianas de ambos(professor/aluno), podem ser vistas como uma forma de organizar de modo a intensificar ou minimizar o problema da identidade assumida em sala de aula pelo professor.