"O PERFIL DO ALUNO DA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS(EJA)".
No Brasil a EJA, sempre foi destinada às camadas mais pobre da populaçao constituida por jovens e adultos trabalhadores, pobres, negros, subempregados, oprimidos e excluidos. Nessa ordem de raciocinio a EJA, representa uma divida social nao reparada para com os que nao tiveram dominio da escrita , como bens sociais na escola ou fora dela.
O trabalho, por exemplo , tem papel fundamental na vida desses alunos, particularmente, por sua condiçao social e, muitas vezes, é só por meio dele que eles poderao retornar à escola ou nela permanecer, como tambem valorizar as questoes culturais, que podem ser potencializadas na abertura de espaços de dialogo, troca, aproximçao, resultando interessantes aproximaçoes entre jovens e adultos.
Cada realidade corresponde um tipo de aluno e nao poderia ser de outra forma, sao pessoas que vivem no mundo adulto do trabalho, com responsabilidades sociais e familiares, com seus valores eticos e morais formados a partir da experiencia, do ambiente e da realidade culturall em que estao inseridos.
Ao escolherem o caminho da escola, esses alunos optam por uma vida propicia para promover o seu desenvolvimento pessoal e levantar sua auto-estima, mesmo dentro da vida cotidiana na sua vivencia social, familiar e profissional. Suas visoes de mundo estao mais relacionadas ao "ver" e ao "fazer", uma visao de mundo apoiada numa adesao espontanea e imediata às coisas. Essa atitude de 'maravilhamento' com o conhecimento, é extremamente positiva e precisa ser cultivada e valorizada pelo professor, porque representa a 'porta' de entrada para exercitar o raciocinio logico, a reflexao, a analise, a abstraçao e, assim construir um outro tipo de saber: o conhecimento cientifico.
Uma caracteristica constante nesses alunos, é sua baixa auto-estima, muitas vezes, reforçadas pelas situaçoes de fracasso escolar; voltando à sala de aula revelando uma auto-imagem fragilizada, expressando sentimentos de insegurança e de desvalorizaçao pessoal, frente aos novos desafios. Vale destacar, que outras motivaçoes levam os alunos jovens e adultos para a escola. Uma delas é a satisfaçao pessoal, a conquista de um direito, a sensaçao de capacidade e dignidade que traz satisfaçao pessoal.
Ao pensarmos em respopnder a seguinte pergunta: O que a escola representa para esses alunos da EJA? É importante, sabermos que essa realidade vivida por esses alunos, nos leva à conclusao de que, para eles a escola representa diferentes perspectivas, passando a ser um espaço de socializaçao, de transformaçao social e um espaço de construçao do conhecimento. Pois, a constituiçao do estado de analfabetismo que começou na infancia, com a situaçao socioeconomicacultural da familia, levou a contribuir para que a frequencia na escola por esses alunos da EJA fosse interrompida ou nunca iniciada no tempo da idade de escolaridade.