"O PERFIL DO ALUNO DA EDUCAÇAO DE JOVENS E ADULTOS(EJA)".

No Brasil a EJA, sempre foi destinada às camadas mais pobre da populaçao constituida por jovens e adultos trabalhadores, pobres, negros, subempregados, oprimidos e excluidos. Nessa ordem de raciocinio a EJA, representa uma divida social nao reparada para com os que nao tiveram dominio da escrita , como bens sociais na escola ou fora dela.

O trabalho, por exemplo , tem papel fundamental na vida desses alunos, particularmente, por sua condiçao social e, muitas vezes, é só por meio dele que eles poderao retornar à escola ou nela permanecer, como tambem valorizar as questoes culturais, que podem ser potencializadas na abertura de espaços de dialogo, troca, aproximçao, resultando interessantes aproximaçoes entre jovens e adultos.

Cada realidade corresponde um tipo de aluno e nao poderia ser de outra forma, sao pessoas que vivem no mundo adulto do trabalho, com responsabilidades sociais e familiares, com seus valores eticos e morais formados a partir da experiencia, do ambiente e da realidade culturall em que estao inseridos.

Ao escolherem o caminho da escola, esses alunos optam por uma vida propicia para promover o seu desenvolvimento pessoal e levantar sua auto-estima, mesmo dentro da vida cotidiana na sua vivencia social, familiar e profissional. Suas visoes de mundo estao mais relacionadas ao "ver" e ao "fazer", uma visao de mundo apoiada numa adesao espontanea e imediata às coisas. Essa atitude de 'maravilhamento' com o conhecimento, é extremamente positiva e precisa ser cultivada e valorizada pelo professor, porque representa a 'porta' de entrada para exercitar o raciocinio logico, a reflexao, a analise, a abstraçao e, assim construir um outro tipo de saber: o conhecimento cientifico.

Uma caracteristica constante nesses alunos, é sua baixa auto-estima, muitas vezes, reforçadas pelas situaçoes de fracasso escolar; voltando à sala de aula revelando uma auto-imagem fragilizada, expressando sentimentos de insegurança e de desvalorizaçao pessoal, frente aos novos desafios. Vale destacar, que outras motivaçoes levam os alunos jovens e adultos para a escola. Uma delas é a satisfaçao pessoal, a conquista de um direito, a sensaçao de capacidade e dignidade que traz satisfaçao pessoal.

Ao pensarmos em respopnder a seguinte pergunta: O que a escola representa para esses alunos da EJA? É importante, sabermos que essa realidade vivida por esses alunos, nos leva à conclusao de que, para eles a escola representa diferentes perspectivas, passando a ser um espaço de socializaçao, de transformaçao social e um espaço de construçao do conhecimento. Pois, a constituiçao do estado de analfabetismo que começou na infancia, com a situaçao socioeconomicacultural da familia, levou a contribuir para que a frequencia na escola por esses alunos da EJA fosse interrompida ou nunca iniciada no tempo da idade de escolaridade.

Solange Gomes da Fonseca
Enviado por Solange Gomes da Fonseca em 07/03/2010
Código do texto: T2124388
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.