INGRATIDÃO

A ingratidão é um dos mais baixos sentimentos do ser humano. Consiste no não reconhecimento de benefícios, serviços ou favores prestados a alguém por alguma pessoa dotada de espírito altruísta.

Via de regra, todo indivíduo beneficiado procura retribuir, em ocasião propícia, o obséquio com que foi distinguido. É a gratidão, franca e espontânea, que brota dos corações puros e sadios, despidos de orgulho, de vaidades tolas.

Porém existiram sempre as exceções. Representam-nas, aqui, os indivíduos mesquinhos, pobres de espírito, cafajestes de primeira ordem.

Esquecem-se das pessoas que os ajudam, pois para se viver em sociedade necessário se torna o auxilio mútuo. São os pretensiosos, os boçais, os camafonges.

A eles devemos olvidar. Uma vez que a sua personalidade é marcada pela ingratidão, convém afastarmo-nos deles. Porque o desprezo é a arma mais forte para lutarmos contra tais indivíduos.

Ignoremo-los, simplesmente. Talvez assim caiam em si, compenetrando-se, alinhando-se, percebendo o ridículo do papel ignóbil que desempenham no palco da vida.

E talvez voltem ao caminho certo, que é o da simplicidade, o da humildade, da decência, virtudes que enaltecem e purificam a alma, fazendo-nos amena e sublime a existência.

-o-o-o-o-o-

B.Hte., 15/09/61

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 06/03/2010
Código do texto: T2122581
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.