DIÁLOGO, EQUIPE E TRABALHO

Passando por Belo Horizonte em setembro/71, a caminho do Seminário Administrativo da “Encyclopaedia Britânnica”, em São Paulo, visitei os escritórios da nossa Filial mineira, ocasião em que perguntei ao Ailton (Chefe de Grupo de Cobradores da Capital), observando seus mapas estatísticos:-

“- O que você fez para conseguir índices de produção tão elevados?”

O Ailton se encabulou, na sua simplicidade, sorriu amarelo e não me respondeu de pronto. Minha indagação o pegara desprevenido.

De volta a Belém do Pará recebi carta sua, na qual tecia comentários detalhados sobre a excelência da produção da cobrança mineira. De fato, Belo Horizonte em agosto/71 obtivera o magnífico percentual de 90% de movimentação em carteira de 4.242 clientes. E prosseguia na missiva, agradecendo-me por ter-lhe prestado ensinamentos (modestos) sobre como trabalhar, planejando, coordenando, comandando e controlando as ações dos seus homens, para obter um máximo de rendimento num mínimo de tempo material, quando dos onze meses de vivência naquela filial.

Em Belém do Pará não deixamos por menos. Aplicamos aqui os mesmos conceitos que aprendemos em nossa labuta de quase sete anos na organização:- DIÁLOGO, EQUIPE E TRABALHO. Os resultados não se fazem esperar, brotam como água pura da vertente cristalina.

O Diálogo é a amizade, o bom trato com os colegas de trabalho, o discernimento, partindo sempre do superior para com o subalterno hierárquico. O tempo do “Chefão”, linha dura, já era. Com boas maneiras se consegue melhor produção e maior interesse do colaborador, sem perder o respeito de vista.

A Equipe é a força, a união que impulsiona e impele o todo na direção do objetivo previamente determinado.

E o Trabalho é, em última análise, o entusiasmo e o esmero de todo indivíduo bem preparado física e psicológicamente para a ação.

DIÁLOGO, EQUIPE E TRABALHO, aprimorei-os na “Britânnica”, mirando o exemplo das nossas duas formidáveis engrenagens de ADMINISTRAÇÃO e VENDAS, lideradas pelas figuras marcantes dos Srs. Geraldo Vilaça (VPA) e Edmon Hage (VPV).

Insisto, pois:- Diálogo, Equipe e Trabalho, com uma boa dose de vibração e pensamento positivo, são as chaves que nos abrem as portas do sucesso! ...

-o-o-o-o-o-

Belém, 05/04/72

OBS:- artigo publicado no “Boletim Nacional”, revista do Departamento de Vendas da “Encyclopaedia Britânnica do Brasil Publicações Ltda.”, em São Paulo.

RobertoRego
Enviado por RobertoRego em 03/03/2010
Código do texto: T2116889
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.