Quem é Deus?
A expressão mais profunda e paradoxalmente simples a respeito de Deus foi proferida por Jesus - “Deus é Espirito e importa que os o adorem, o adorem em espirito e verdade”(Jo – 4.24). Essa proposição refere-se ao fato de que Deus é imaterial, ou seja, nenhuma das propriedades da matéria pode ser-lhe atribuída.
As religiões e filosofias pagãs tem feito afirmações sobre Deus que levam a conceitos extremos e não podemos cair em erros extremistas do paganismo: alguns afirmam que Deus é transcendental de tal magnitude que jamais poderemos conhecer (deísmo), ou que, por outro lado, esta tão presente que ele mesmo seja a matéria existente (panteísmo). Esse conceitos são antagônicos um ao outro.
O cristianismo concorda que Deus possui atributos que jamais poderemos experimentar, contudo, compreendemos que Deus sendo uma pessoa, pode interagir com sua criação.
Se Deus é Espirito, então jamais poderíamos conhece-lo mediante nosso próprios recursos, o que é a mais pura verdade, portanto o Senhor Deus se revelou a nós, e isso não pode ser negado, pois para tanto, Deus usou os seus recursos.
Ao revelar-nos que Deus é Espirito, as Escrituras Sagradas definem que não podemos designar nenhum atributo humano ou material à essência divina; não podemos usar ferramentas humanos ou material para mensura-lo, qualquer alusão a Deus ou a trindade em termos humanos ou material, seria uma analogia limitada, um antropomorfismo. A palavra espirito (pneuma) significa ar em movimento, folego; simbolos da natureza invisivel, mas real. Tais palavras quando aplicadas à Deus, indica a realidade de sua existencia, e, portanto, sua transcendência.
Notamos então que Deus é diferente da sua criação, assim, podemos somente ter uma idéia de Deus conforme Ele proprio esboça para nos. Voltamos as Escrituras para entender o que o Senhor diz de si mesmo.
Eternidade bem presente – A infinidade de Deus ao espaço é chamada onipresença e quando a duração é chamada de eternidade. Para Deus não há nenhuma dificuldade entre o passado, o presente e o futuro - “de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2), “mas tu és o mesmo” (Sl 102.25), “a eternidade esta a seus pés” (Isaías 57.15). Estas passagem mostram que Deus esta fora ou sobre o tempo, isto é, não recebe nenhuma influencia dele, antes governa sobre o tempo, Deus conhece todas as coisas, “não há outro Deus, não há outro semelhante a mim” (Isaías 46.9), enquanto Deus é imutável, sua criação tem mudado.
Onipresença (Deus esta em todos os lugares, mas não é todos os lugares) – Ele é onipresente, não esta limitado ao espaço fisico, mas não é tudo o que existe conforme afirma o panteísmo. Os céus e a terra, e tudo o que neles há, são obras de suas mãos, e não extensão de si mesmo, pois antes de criar todas as coisas, Ele sempre existiu (Gen 1.1). Há uma diferença entre estar presente e habitar, segundo a Biblia nada pode fugir da presença de Deus (Sl 139.7) ou estar fora de seu controle (Jr 23.23, 24), o mundo impio não pode esconder-se de Deus, contudo, Deus habita somente com sua Igreja, com aqueles que buscam verdadeiramente (Isaías 66.1-4).
Onipotência (Deus esta no controle de toda a sua criação) – O panteão pagã é limitado e depende de ferramentas para fazer qualquer coisa. Cada deus pagã esta relacionado a uma especialidade ou elemento natural (agua, fogo, terra, ar) e seus derivados. São como super-heróis das historias infantis. O Deus verdadeiro não! Ele não depende de circunstancia, ferramentas ou um bom tempo para agir. O Senhor Deus fala e sua palavra não volta vazia (Isaías 55.11). Pela fé entendemos que tudo foi criado pela palavra, de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente (Hb 11.3). Depois de ter criado tudo, o universo e a terra e todas as coisas, não se cansou (Isaías 40.26).
Onisciência (conta o fim primeiro, tem consciência de tudo) – Deus não somente exerce controle sobre todas as coisas criadas, como tem conhecimento de tudo, e ate mesmo de suas variáveis, Ele não precisa conjucturar, arriscar, não esta em contante progresso e nem mesmo alcançou algum progresso, pois Ele é conhecedor de todas as coisas.
De eternidade a eternidade - Ele é o mesmo (Isaias 48.12). A obra de Deus geralmente é mencionada nas escrituras como tendo lugar antes da fundação do mundo (Mt 25.34; Jo 17.24; Ef 1.4; I Pe 1.20 e Apc 13.8), o Senhor Deus tem conhecimento universal, global e pessoal, isto é visto no ministério de Jesus, quando Ele falava as pessoas, pois demonstrava ter conhecimento amplo a respeito de todos (Jo 2.25, 13.19 e 14.29), aliada a sua onisciência, sua sabedoria, que não é experimentada ou adquirida através do tempo ou da pesquisa, o Senhor Deus é sábio, e tudo o que Ele faz é bom porque é feito com sabedoria.
Soberania (Reis dos reis) – A soberania de Deus é também um de seus atributos, a Ele cabe o direito de governar o universo, uma vez que criou todas as coisas, sustenta-as e as conhece, cabe a Ele orientar e governar sua criação, essa criação é ampla e uniforme, o que indica que nos podemos ser diferentes sem comprometer a ordem das coisas. As duas coisas que governam o reino de Deus são bem conhecidas, embora pouco praticadas; amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc 12.29 a 31), nenhuma criatura poderá compartilhar os atributos incomunicáveis de Deus, ainda que alcancemos o arrebatamento ou a ressurreição, jamais alcançaremos os atributos de Deus, mesmo que tenhamos reflexo desses atributos, não o teremos em sua totalidade. Possuímos algum poder ou força, temos adquirindo algum conhecimento e sabedoria, temos exercido alguma autoridade, contudo jamais poderemos progredir como deuses. A diferença entre Deus e a humanidade é uma questão de natureza, sendo que a natureza de Deus é absoluta e soberana, a natureza humana é finita, no entanto existem atributos que a divindade compartilha conosco, e somos incentivados a prosseguir no aprimoramento desses atributos comunicáveis, como pessoa, Deus quer se revelar pessoalmente a nós, sendo que essa manifestação nos transforma, mas isso é para um próximo estudo.
Ev. Rogerio da Silva Godoi - AD em Cerro Azul - Paraná - Contato E_mail e MSN rsgodoi@pop.com.br e Blog www.evrsgodoi.blogueiros.net