O infinito existe dentro de você
Ter a consciência de que o homem é filho de Deus, mas sendo uma crença aguçada ou focada somente na camada superficial da inteligência cerebral não é o bastante. Ao relatar este raciocínio estamos focando, por exemplo, o poder da oração. Para que a oração seja atendida há a necessidade, sobretudo da crença, da oração e da ação. É mister esclarecer que, para a verdadeira compreensão da verdade, é necessária a gravação da mesma nas áreas ou camadas mais profundas do subconsciente. Urge que se faça repetidas vezes o ensinamento através de livros, da Bíblia e da participação em reuniões e palestras neste sentido. A simples leitura de duas a três vezes dos ensinamentos da Bíblia gravará a verdade somente nas camadas superficiais do cérebro em vez de gravá-la profundamente no subconsciente.
Ler repetidas vezes os ensinamentos religiosos, participativos, procurar compreender sanando as dúvidas, eis o infinito dentro de nós. A repetição das palavras de sugestão consegue hipnotizar pessoas, vencendo qualquer resistência.
Porém o consciente detesta repetição do mesmo assunto ou das mesmas palavras. Porque, no nosso caso, a Seicho No Ie repete o mesmo assunto em livros e revistas diferentes, explanando a verdade com frases diferentes, mas com o mesmo significado para que o adepto ou leitor grave a essência da verdade nas camadas profundas do subconsciente: Eu sou capaz, Eu sou forte, Eu sou próspero, Eu sou saudável, Eu sou feliz, Sou muito feliz, Eu sou rico... Muito obrigado, Muito obrigado, Muito obrigado...
Digerir e assimilar a verdade através do reconhecimento de que dentro do Eu verdadeiro se encontra o infinito. Explorando esta mina que encerra riqueza inesgotável, poderemos extrair inúmeras ideias e forças da qual necessitamos.
A exteriorização deste infinito que se encontra nas profundezas da nossa mente se dá com a leitura de livros sagrados, nas palavras, no convívio na igreja acrescido da prática da meditação Shinsokan pelo menos uma vez por dia com no mínimo 10 minutos. O ideal Trata-se de um momento de desligamento do Eu material e do ligamento do Eu espiritual. Um momento para falar com Deus. Posso afirmar que os resultados são maravilhosos.
Na espiritualidade também há a subnutrição espiritual. A pessoa raramente lê os livros sagrados, não vai a nenhuma igreja e dificilmente pratica a meditação Shinsokan. É lamentável, pois tem em casa coleções de livros e a Bíblia como alimento nutritivo, mas está mastigando muito pouco, digerindo e assimilando quase nada.
Assim como a subnutrição alimentar resulta no enfraquecimento do corpo, se você não digerir e nem assimilar as abundantes ideias e forças provenientes da inesgotável mina de tesouros existentes no seu interior, sua vida acabará definhando, talvez por ter esquecido do alimento também necessário à alma e ao espírito.
Talvez esqueçam e fiquem fisicamente desnutridas tentando compensar com prazeres dos sentidos devido à carência daquilo que deveriam obter do infinito e que também existe em abundância no próprio interior.
José Pedroso
Palestra proferida dia 18/02/10
na Seicho No Ie (Frutal/MG)