Riquezas materiais

Provérbios 10:22 diz ‘a benção de Jeová – esta é o que enriquece, e ele não lhe acrescenta dor alguma.’

Alguns, ao lerem esse texto, chegam à conclusão que Deus abençoa seus servos com riquezas materiais. Todavia, tal pensamento leva a uma conclusão socialmente discriminadora; os pobres não têm o favor de Deus. Será que Deus abençoa seus servos com dinheiro?

A Bíblia fala de homens que receberam riquezas devido à benção divina, Jacó, Jó, Salomão. Por outro lado, muitos outros servos de Deus foram pobres. Assim, a riqueza ou a falta dela não eram sinais de favor ou desfavor de Deus. Por que então isso ocorreu?

A resposta está na análise individual de cada caso. A riqueza de Jacó serviu para a criação da nação que produziria o descendente prometido, Jesus (Gênesis 22:17,18) A prosperidade de Jó mostrava que o Diabo, não Jeová, que lhe causara os sofrimentos (Tiago 5:11) Salomão usou boa parte da riqueza para a construção do templo em Jerusalém (1 Reis 7:47-51)

Cristo ensinou sobre a importância de não dar valor demasiado às riquezas materiais. Até mesmo afirmou que ao se colocar primeiro o Reino as outras coisas - comida, roupa, abrigo - seriam acrescentadas (Mateus 6:25,28-33) Como isso se cumpre?

Quando colocada em prática, a orientação bíblica resulta em bênçãos, principalmente em sentido espiritual (Provérbios 10:22) Mas, além do espiritual, há bênçãos materiais. As Escrituras incentivam o trabalho esforçado e a honestidade (Efésios 4:28; Provérbios 10:4) Empregados esforçados e honestos são valorizados, e isso resulta em bênção.

A Bíblia também condena a jogatina, o fumo e o alcoolismo (1 Coríntios 6:9,10; 2 Coríntios 7:1; Efésios 5:5) Quem acata tais advertências economiza dinheiro e usufrui de boa saúde.

Um alerta é importante. Riqueza não é sinônimo de bom relacionamento com Deus. Os laodicenses eram mendigos espirituais cercados de dinheiro mundano (Revelação 3:17) Já os cristãos de Esmirna, embora pobres, foram chamados de ricos para Deus (Revelação 2:9)

Jeová abençoa os esforços dos que buscam fazer sua vontade. Dá-lhes forças para suportar provações, sustentar a família e buscar primeiro o Reino (Mateus 6:31-33) Em vez de considerar a riqueza material como principal benção divina, os verdadeiros cristãos buscam ser ‘ricos em obras excelentes’. Assim, ‘entesouram um alicerce excelente para o futuro’ – 1 Timóteo 6:17-19

Dieggo Oliveira
Enviado por Dieggo Oliveira em 27/02/2010
Reeditado em 13/03/2010
Código do texto: T2110998
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.