"MAS, È LÓGICO!..." - Será?

A lógica segundo o pensar dos grandes mestres, significa uma coerência de raciocínios, de ideias.

Para que ele seja coerente, o raciocínio tem que passar por uma análise crítica, onde é medido se o pensamento é real, ou se esconde algum raciocínio ou resposta que tende a afastar julgamentos errôneos.

Ouvi de uma adolescente uma resposta dada à pergunta de uma mãe, se ela iria ao carnaval em outra cidade distante, com um fulano dirigindo. A resposta veio num raio: "Mas é lógico; foi ele quem me convidou!"

A mãe ponderou que o sujeito, sem predicados, já capotara carros várias vezes, vivia bêbado e tinha péssima reputação entre as meninas.

Novamente baixa um raio em forma de resposta: "Isto por que elas não sabem como conduzi-lo!".

Para não complicar mais o estresse, a mãe desejou um "Deus lhe acompanhe!" e assim que saiu ela me comentou: "Percebi quatro garrafas de vodca em suas mochilas!.." Vi claramente que ela não sabia mais o que fazer para convencer esta jovem.

Três horas depois chega a notícia: a filha e mais quatro pessoas foram presas na estrada, com alto teor alcoólico registrado no bafômetro, após chocarem-se com um cão, vinte metros antes da patrulha policial.

Vão responder em liberdade, sob fiança, por direção e uso indevido de alcoólicos na estrada.

'Coitado do dono do cachorro!' É o único pensamento lógico que responde a todas às perguntas e afirmativas feitas antes.

O que estamos fazendo por nossos adolescentes? O 'estamos" incluem família, escola, mídia, sociedade consumista, medo de falar as verdades e magoar, ambientes caseiros infernais, desrespeito à natureza e a falta do bom senso. Resumindo, vivemos num mundo ditado pela mídia sensacionalista, ciando imbecis consumidores, que precisam ser enquadrados em seres modernos, que vivem como se espera, não como se deve.

Por vezes sinto-me triste por perceber em como anda a lógica, o ensino do bom viver, o estímulo ao consumo para ser elegante, cobiçado(a), aparentando 'ser do bem' ao inverso de ser bom, sensato, não um 'bode arrastado'.

Sei que os valores tem que ser avaliados, evoluindo sempre, questionados. O 'por quê' tem que fazer frente às atitudes, sempre!

Mas como conseguir isto, se os pais se entregam, comprando os filhos com suas concessões, preferindo descarregar suas frustrações por não serem, se até as provas do oficiais da educação são vendidas.

Como agir, se não existe coragem de olhar para atrás, para dentro de si, de se perguntar: "Isto é certo?", "Por quê?", "Existe outro caminho mais correto, mesmo que mais difícil?".

Tornar o difícil alcançado, só se consegue com um mínimo de raciocínios, que vão se ajustando até que o caminho se demarque e as possíveis dúvidas são testadas.

A isto chamo lógica de vida.

Confundir dar coisas para ser amado, é criar um mundo de falsidade.

Não prego a violência, mas nada pode superar o diálogo, o amor real demonstrado, o não substituir o bem querer, o abraçar, o beijar, o ouvir.

Nas novelas sempre se torce para os personagens de caráter. Isto está ficando raro, pois no enredo exitem diversos safados, mas o bom é sempre percebido e enaltecido, mesmo que sem palavras. Por quê? Porque ainda que os bbobos sejam valorizados por aparecer na TV, mesmo em gestos considerados imaturos, irreverentes, sem censura, pois a população sabe que não gosta de seu jeito errado de ser e portanto, prefere atalhar, ter seus quinze minutos de 'fama', mesmo que o caráter lhe marque um X de nulo.

A lógica do pensamento é fácil, na maioria das vezes, de ser demonstrada. Mas não cai dos céus!

Necessita raciocínio, abandono à mesmice, leitura.

Difícil? Parece, mas é o único caminho.

Já falei e vou cansar de repetir: "Quem só olha para os 'adereços' dos outros, raramente verá os seus!

____________________

Lógica nos faz ser bom.

Ó, e nunca requereu

Grana! Só trocar o tom.

Ideias, que penso eu

Consigo achar o dom:

"Amor à vida, ser eu!".

______________________

rdletras@drmarcioconsigo.com