PINTURAS RUPESTRES SÃO DESCOBERTAS NO INTERIOR DE LUÍS CORREIA, PIAUÍ
Depois de fazer um comentário num artigo de Danílton Nóbrega em “O Piagüí” que falava da descoberta de pinturas rupestres em Lagoa do Camelo, onde destaquei que também outras localidades deste município (Luís Correia) possuem locais onde podemos encontrar estas pinturas, estiveram na localidade Lagoa do Riacho; Danílton Nóbrega (estudante de História/Uespi) e Alcides Filho (Sec. De Turismo de Luís Correia) acompanhados por mim; (Antonio José) e o Sr. Antonio Lisboa (proprietário do local).
Alcides e Danílton fotografaram e filmaram toda a área a fim de divulgar este local até então desconhecido. A reportagem completa será exibida em março no programa 'Descobertas' no Canal Verde de Teresina.
Além das pinturas que já se sabiam existir, para a nossa surpresa, acabamos por descobrir mais pinturas, noutras pedras que jamais haviam sido vistas antes, uma verdadeira descoberta e de um valor exorbitante para a história dos povos. É indescritível a sensação da descoberta, presenciar ali, pinturas que podem ter sido grafadas a milhares de anos por povos pré-históricos.
Isso só vem a confirmar a tese de que esta região, litoral do Piauí, foi, assim como na região de São Raimundo Nonato, sul do Piauí, habitada por povos primitivos, que por aqui estiveram ou passaram e deixaram as suas marcas, hoje evidenciadas e conhecidas depois de alguns milhares de anos em que foram feitas por seus autores.
Além destes pontos que agora tornam-se conhecidos, ainda há outras localidades em que podem existir vestígios e pinturas rupestres. Em toda a região sul do município de Luís Correia, podemos saber pelos seus habitantes, locais pelos mesmos chamados de letreiros, e são nessas pedras escondidas e desconhecidas da maioria que se esconde um tesouro da História, apto a ser desbravada, porém, e acima de tudo, preservada. Afinal de contas, é nossa história sendo evidenciada.