Tecnologias em Educação
Por:Ester Andrade Elias
Segundo o modulo 7, Tecnologias em Educação que aborda sobre Paradigmas em educação, texto onde cita uma nova postura do professor e da escola na necessidade de mudar as formas de ensinar e rever o papel do professor e do aluno, tendo uma nova visão da escola e da sala de aula diante das novas tecnologias e de encarar a educação e sua função social com maior abrangência.
O professor e precisa estar preparado pedagogicamente com as novas tecnologias na escola, essa preparação rompe com velhos paradigma e passa pela aceitação de um novo modelo.
Atendendo a paradigma educacional atual, o grupo compartilha e constrói o conhecimento coletivamente o saber e as experiências são construídos e partilhados.
O objetivo da utilização das tecnologias é facilitar o processo de ensino e aprendizagem, inserindo o aluno nesse processo e conduzindo o professor á reflexão da sua prática.
As tecnologias são ferramentas que auxiliam na mediação, possibilitando novas descobertas e novas habilidades. A escola não se isenta da utilização dos meios de comunicação como recursos pedagógicos. A função do professore não se anula diante da utilização dos meios de comunicação ou mesmo a própria escola.
No velho paradigma o professor é transmissor do saber e o aluno é receptor, a sala de aula é restrito ao espaço escolar e a relação professor aluno é vertical e os conteúdos curricular são fixo.
O procedimento metodológico é rígido repetitivos e mecânico, a avaliação busca verificar o que o aluno aprendeu de forma estática, repetitiva e mecânica e a tecnologia na educação é desvinculada do contexto, utilizada apenas como recurso didático. O avanço tecnológico é visto como ameaça, pois o professor pode ser substituído pelas maquinas (computador).
No paradigma atual o professor é mediado entre o conhecimento e o aluno, orientando a aprendizagem. O aluno é aprendiz e busca o conhecimento de forma investigativa, o saber é prazeroso e responsável pelo próprio crescimento. A sala de aula é o ambiente de cooperação e de construção colaborativa. A relação professor e aluno é horizontal onde todos aprendem e todos ensinam. O conteúdo curricular parte de núcleo organizado de forma a possibilitar o conhecimento necessário a formação do cidadão e ser humano.
Os procedimentos metodológicos são meios utilizados para promover a aprendizagem colocam o aluno em contato com fonte de pesquisa e conhecimento. A avaliação busca avaliar o que o aluno aprendeu e o que ainda pretende aprender. Possibilita intervenções durante o processo, da aprendizagem e do crescimento do aluno.
A tecnologia na educação é inserida no contexto como meio de pesquisa e fonte de informação. Os veículos de comunicação são vistos como meio para aquisição de diferentes conhecimentos. Com as tecnologias da informação e da comunicação utilizada no contexto escolar propicia a construção colaborativa e a socialização do conhecimento.
As imposições do mundo atual requerem abertura da escola para a mídia em direção ao dialogo e a superação dos estereótipos que ainda cerceiam essa relação.
Referencia
Modulo 7. pedagogia: Tecnologias em Educação. Suzuki.Juliana Teles Faria e Rampazzo.Sandra Regina dos Reis. ed:ABDR .Londrina 2009