Quem é mesmo que torna o combustível caro?
Especialista em energia, Adriano Pires, diretor-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), analisa o movimento da petroleira brasileira:
"O Brasil experimentou quase quatro décadas de auto-suficiência em Petróleo. Há quase uma década o Brasil se tornou um exportador.
Primeiro, foi o anúncio da Petrobrás de que interromperia a exportação, há cerca de um mês, e agora tem de comprar de outros produtores. É surpreendente!", diz.
Demanda aumentada
A melhora do poder aquisitivo e os incentivos à compra de bens duráveis têm acelerado as vendas de veículos nos últimos anos no País, especialmente os flex, que respondem atualmente por 95% das vendas de modelos novos. E, como conseqüência, o consumo de combustível tem aumentado. De 2008 para 2009, a demanda por etanol subiu 23,9%, enquanto a da gasolina cresceu 0,9%. Somando-se a isto o aumento sazonal de entre-safra da cana de açúcar (que eleva o preço internacional do etanol) e a necessidade de adicionar maior quantidade de gasolina ao combustível “etanol “ para atender à demanda nesse período de baixa produção de etanol, temos o resultado que aí está.
Com o etanol mais caro, os donos de carros flex deixaram de ver atratividade no combustível e migraram para a gasolina, sob o argumento de uma melhor relação custo/rendimento.
Além disso, desde 1º de fevereiro está em vigor uma mistura menor de etanol na gasolina. Em vez dos 25% de etanol, a gasolina passou a ter 20%. Tudo na tentativa de derrubar a demanda pelo etanol até que o fornecimento seja normalizado e os preços voltem a cair.
Governo ilusionista
As bravatas do Governo Brasileiro não foram suficientes para evitar o aumento absurdo do preço do combustível. Há três anos, Lula falava que o Brasil se tornaria a Arábia Saudita verde e agora passamos por esta situação.
E, não tenham dúvidas, quando a administração pública erra somos nós que pagamos a conta, através de aumento dos impostos.
Apesar da Lei do Petróleo, os produtores brasileiros não têm uma política de estoque de combustíveis. "O ideal seria ter um estoque para pelo menos três meses, mas ninguém faz, porque estoque é dinheiro” afirma Pires
Nos Estados Unidos o estoque atual, divulgado no site da Agência de Energia do país, é de 230 milhões de barris. "Lá, os números são transparentes. Aqui, com o monopólio da Petrobrás e a Agência Nacional do Petróleo (ANP) que não cumpre o seu papel, tudo é um mistério", critica. A ANP não respondeu ao pedido de informações do Estado.
Petrobrás volta a importar gasolina
(20 de fevereiro de 2010)
O combustível foi embarcado na Venezuela, que já conta com encomendas futuras, e chegará ao litoral brasileiro ainda neste mês. Segundo a empresa, foram importados aproximadamente 270 mil metros cúbicos. É o equivalente a cerca de 2 milhões de barris. Isso, para nós, representa a produção de um dia. Para Chaves é uma boa propaganda política.
A necessidade de importar gasolina veio dos problemas que o etanol brasileiro vem enfrentando nos últimos meses. A chuva, que interrompeu a colheita e o desvio de parte da cana plantada para a produção de açúcar, com excelente cotação no mercado internacional, fizeram com que a oferta do produto fosse insuficiente para atender à crescente demanda.
Voltando à questão inicial
Ao contrário do que muita gente pensa, nem a Shell, nem a Texaco, nem a Esso nem qualquer outra das grandes multinacionais do petróleo possui refinaria no Brasil. Portanto, nenhuma delas produz gasolina nem óleo diesel vendidos nos postos que levam a sua marca.
E quem produz o óleo diesel e a gasolina?
Nas páginas da ANP - Agência Nacional do Petróleo encontram-se os números da produção nacional de derivados de petróleo por refinaria. Das 13 refinarias instaladas no Brasil, 11 pertencem à Petrobrás e apenas duas, Manguinhos e Ipiranga, são particulares.
Em 2001, as refinarias da Petrobrás foram responsáveis por 98,4 % dos combustíveis produzidos no Brasil e o restante, 1,6 %, coube às duas refinarias particulares. As importações de gasolina e de óleo diesel são esporádicas e pouco afetam o mercado.
Quem deixar de abastecer nos postos de bandeira Petrobrás vai prejudicar apenas os seus donos, que nada têm a ver com os preços praticados no país. O objeto da ira do autor da mensagem, a Petrobrás, não vai perceber nada.
Se o dono do carro deixa de comprar 10 litros de gasolina num posto Petrobrás e vai comprá-los no posto da concorrente, o dinheiro, de uma forma ou de outra chega ao mesmo destino: os cofres da Petrobrás, a não ser nos raros casos de importação do combustível por empresas privadas.
Composição do preço
Dois dos principais componentes dos preços dos derivados de petróleo são o dólar e a cotação do barril do petróleo bruto no mercado internacional.
Que Beleza!
Composição do preço gasolina ( em reais) :
Gasolina ('A') 800ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80
Álcool Anidro 200 ml (os 20% misturados à gasolina) = R$ 0,24
TOTAL = R$ 1,04 / Litro
+
CIDE - PIS/COFINS (Imposto Federal) = R$ 0,44
ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64
TOTAL DE IMPOSTOS (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08
TOTAL (CUSTO + IMPOSTOS) = R$ 2,12
+
LUCRO DA DISTRIBUIDORA (Média por Litro) = R$ 0,08
FRETE (Média por Litro) = R$ 0,02
LUCRO DO POSTO (Média por Litro) = R$ 0,25
FINALIZANDO:
VALOR NA BOMBA COM IMPOSTOS = R$ 2,47
VALOR NA BOMBA SEM IMPOSTOS = R$ 1,39
Portanto, se você consome 200 litros de gasolina por mês, o bolo
fica dividido assim:
DONO DO CARRO (otário 01- Você, no caso....) GASTA: R$ 494,00
DONO DO POSTO (otário 02) GANHA: R$ 50,00
DONO DO CAMINHÃO (otário 03) GANHA: R$ 4,00
PETROBRÁS (gente boa que rala muito...) GANHA: R$ 16,00
GOVERNO (nem um pouco otário....) GANHA: R$ 216,00
Deveríamos comemorar a 'auto-suficiência' em roubo também.
Nós produzimos nossos próprios corruptos...
BRASIL: UM PAÍS DE TOLOS!?
(o lulla sabe disso?)
periplaneta americana
No espaço de meia hora, nesta sexta, recebi duas dessas correntes-lixo, de pessoas que amo. Um é antigo, e mostra a sobrevivência dos spam mesmo nas condições mais adversas de credibilidade. O e-mail é aquele que sugere um boicote aos postos da Petrobras porque a estatal planeja aumentar a gasolina para R$ 3,00.
Corrente em Internet é barata. Como adjetivo e substantivo: além do baixo custo para quem envia, é uma coisa nojenta como uma periplaneta americana. Só serve para roer nosso tempo e paciência.
Se alguma corrente dessas passar por perto, chinelo nela. Esmigalhe a bichinha, até suas perninhas asquerosas retorcerem-se no último espasmo, incapazes de seguir adiante. Aí sim, sua vontade de ajudar a humanidade estará seguindo o bom caminho.