IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Por: Ester Andrade Elias

A Importância da inclusão escolar de crianças com deficiência escolas públicas em. A escola inclusiva tem como princípio fundamental que todas as crianças Devem aprender coletivamente, quais não importando as diferenças ou dificuldades que POSSAM existir entre elas. Assim, esta escola Necessita responder e conhecer as diferentes Necessidades de cada indivíduo como um bem e ritmos diversos estilos de aprendizagem de uma forma promover uma educação com qualidade para todos.

Para isso foi utilizada pesquisa de campo Através de entrevistas com professores e pais de três crianças com deficiência que freqüentam uma escola pública.

É preciso entender os modelos culturais que as escolas desempenham ao longo dos anos para a emancipação, inclusão e melhoria social dos alunos, aumentando o seu autoconceito e as suas expectativas, rompendo o círculo de tradições que empobrecem, gerando falta de oportunidades para o homem do século XXI.

A organização das instituições educativas há 50 (cinqüenta) anos seguia uma rigidez no decorrer de suas aulas, com punições conhecidas e aceitas pelas famílias dos alunos, tidas como auxiliares no processo ensino e aprendizagem. Seguindo esse padrão, é necessário ressaltar a uniformidade dos alunos quanto à organização espacial em sala de aula, suas limitações quanto à comunicação, ao mobiliário (carteiras para dois alunos) à distribuição de tempo (rigor nos horários dentro da instituição) e à realidade vivida pelos seus familiares.

Tudo isso leva a crer que se pensava apenas no todo, esquecendo-se as diferenças de cada ser: nível intelectual, físico, mental, ou qualquer tipo de Necessidade Especial, motivação, interesse, conhecimentos anteriores, situação social, ou seja, o contexto geral trazido por cada um que compõe uma sala de aula.

Como resultado deste estudo buscou-se uma conscientização de educadores e familiares para uma Necessidade de permanência e inserção do deficiente No âmbito escolar e público, ao mesmo tempo, Identificou-se que uma criança diante da diversidade de situações desenvolve novas habilidades, auto-confiança e auto-estima promovendo ainda, maior solidariedade num ambiente escolar.

A inclusão é um movimento social que vem

ocorrendo em diferentes partes do mundo,

abrangendo todos os segmentos da

sociedade hodierna, evidenciando,

assim, a sua amplitude

(AMIRALIAN, 2005).

Inclusão social consiste no processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir em seu contexto as pessoas com necessidades especiais. A inclusão social tem princípios básicos incomuns: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana, aprendizagem através da cooperação(SASSAKI, 1997 apud GRACIANO;FIGUEIRA, 2000, p.49).

Um fator que contribui para a socialização é a inclusão escolar. Autores concordam que a escola constitui a base da socialização de uma criança e tem fundamental importância no desenvolvimento social do indivíduo (AMIRALIAN, 2005).

Os resultados obtidos mostraram que os diretores Têm uma percepção de alunos com deficiência como pessoas com limitações Potencialidades e, enquanto professores tem ainda Necessidade de Criar rótulos para os mesmos, como barreiras atitudinais e a formação de docentes são os impeditivos mais freqüentes para uma consecução da Inclusão escolar de alunos com deficiência mental no ensino fundamental, uma formação especializada de docentes é a medida mais citada por diretores e professores para uma efetivação da inclusão eo principal benefício para uma comunidade escolar e para uma sociedade advindo da inclusão escolar de alunos com deficiência mental não e ensino regular aprender a lidar e essas conviver com pessoas.

Portanto acredita-se, que uma perspectiva de inclusão, que tem Sido adotada pela rede ensino, é o da inclusão com uma manutenção das Modalidades de atendimento em educação especial.

Para tal, tem-se hoje uma escola mais aberta, onde a visão principal é que o conhecimento não se limita a penas alunos ditos normais mas a todos independente de sua limitações aparente ou não aparente mas num todo que compõe a comunidade escolar.

Para uma criança com deficiência, uma Possibilidade de acesso à escolarização traz ganhos inestimáveis. Até pouco tempo, uma parcela mínima dessa população tinha acesso aos bancos escolares e sempre uma via de acesso eram as classes especiais ou escolas de ensino especializado, revelando que a relação entre deficiência e ensino especial ainda fazia parte de uma concepção na qual uma condição de deficiente por si só definiria uma conveniência e a Necessidade desse atendimento especializado (Jurdi; AMIRALIAN, 2006).

Referencia

Modulo 7. pedagogia: fundamentos da Educaçã especial. Locatelli.Adriana Cristine Dias e Vagula.edilaine. ed:ABDR .Londrina 2009

http://agenciainclusive.wordpress.com/2009/01/25/a-inclusao-escolar-de-criancas-com-deficiencia-na-escola-publica/

NASCIMENTO, Luciana Monteiro. Educação Especial. Indaial: Ed.. ASSELVI, 2007.

Monoludica
Enviado por Monoludica em 16/02/2010
Reeditado em 09/11/2011
Código do texto: T2090437
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