JOGOS,PROJETOS E OFICINAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
JOGOS, PROJETOS E OFICINAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Ester Andrade Elias
Os autores apresentam sugestões de atividades e orientações que auxiliar a prática educativa do professor. A educação infantil deve cumprir um papel socializador, com aprendizagens diversificadas, para desenvolver uma identidade própria.
O livro aborda a função pedagógica da educação infantil, sendo considerada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (9394/96) a primeira etapa da educação básica, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Na escola de educação infantil, ás crianças pode estar envolvido em condições diversas que favorecem as aprendizagens, estas podem ocorrer a partir de brincadeiras ou advindas de situações pedagógicas intencionais orientadas por uma pessoa adulta.
Em seguida retratam os objetivos gerais da educação infantil que contemplar o desenvolvimento da imagem positiva, independência e confiança ao perceber suas limitações; a descoberta e identificação do seu corpo, a valorização de hábitos de cuidado e saúde; a criação de vínculos afetivos com crianças e adultos para reforço da sua auto-estima, comunicação e segurança para expor seu ponto de vista respeitando a diversidade e as diferenças num enlace com atitudes de colaboração e ajuda aguçar a curiosidade, observar, valorizar, conservar e transformar o ambiente onde é parte integrante; para expressar suas idéias, sentimentos e desejos, reforçando sua capacidade de expressão, participação e valorização das diferenças nas mais diversas manifestações culturais.
A LDB 9394/96 O caráter formativo da avaliação na educação infantil será feito mediante o acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança, não haverá objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil a avaliação é como um conjunto de ações que auxiliam o educador a refletir sobre as condições de aprendizagens, definir critérios para planejar novas ações que vá de encontro ao avanço da aprendizagem das crianças. A avaliação deve ser global, contínua e formativa.
O Registro das observações servirá para o educador obter informações nas atividades propostas, replanejar sua prática educativa e também para garantir avanços no processo ensino-aprendizagem. Para melhor registrar as observações o professor poderá criar uma tabela tendo como referenciais: competência observada (confiança, limitações, identificação das partes do corpo, higiene e saúde entre outros) classificando-os nos conceitos de satisfatório, regular ou insatisfatório.
Em seguida no trabalho com matemática deverá conter nos seus conteúdos atividades que envolva as brincadeiras, jogos, canto, histórias ouvidas e contadas criando um laço entre a sua vida e a matemática, explorando construção e regras. Mediar à aprendizagem matemática do seu aluno fazendo perguntas, observando e formulando novas brincadeiras que ampliem e reforcem o conhecimento matemático.
Trabalhando conteúdos matemáticos, os conteúdos deverão ser trabalhados entre eles grande/pequeno, maior/menor, textura (macio, duro, áspero, liso), conceitos como mais grosso, mais fino, largo e estreito podem ser realizados utilizando materiais concretos diversos como é o caso de pedaços de barbante, fitas de tecido, papel, cordas e outros. Ordem de tamanho pode ser apresentada em atividade que leve o aluno a se posicionar em fila do menor para o maior e vice-versa, etc.
Para baixo e para cima, quente e frio, cheio e vazio, duro e mole, aberto e fechado, formas geométricas: espaciais, planas, iguais, seqüência temporal, símbolos, nenhum, muito pouco e um pouco, mais, menos e mesma quantidade, quantos? Quantas? Idéia de quantidade (contagens), números, correspondência um a um, formando grupos, mais alto e mais baixo, expressão corporal, dentro e fora, pequeno, médio e grande, antes e depois, pertence e não pertence, classificação, classificação de sólidos, um único, uma única e um par direito e esquerdo, logo depois, entre e logo antes, igual e diferente, identificando as notas de real, trocas e trocos, fazendo contagens, registrando quantidades, idéias de adição e de subtração, dúzia e meia dúzia, números e suas utilizações, medindo com o palmo, medindo com o pé, medindo com azulejos, mais leve e mais pesado, estimando a capacidade.
As atividades propostas são descritas no livro passo a passo requerendo uso de materiais concretos para a execução de cada uma e serão responsáveis pelo desenvolvimento global da percepção matemática da criança.
O trecho que aborda Como avaliar em matemática, a avaliação como um instrumento para obter dados, reorientar a prática pedagógica e favorecer o avanço dos alunos no processo de aprendizagem. Que deverá acontecer de forma continua sistemática, diagnóstica e de levantar conhecimentos sobre a escrita, a leitura, a idéia de números, medidas e já adquiridos pelo aluno.
O professor deve adotar a metodologia do diálogo fazendo perguntas e ouvindo atentamente as respostas das crianças, neste momento estará avaliando e descobrindo a medida do que o aluno já aprendeu. Na avaliação matemática são indicadas atividades que envolvem: cores, medida, comprimento, posição de objetos, pessoas, direção, temperatura, sólidos geométricos, classificação, seriação, seqüência, leitura de símbolos, comparação de conjuntos com mais e menos elementos, quantidade e seqüência numérica, posição e ordenação de elementos, interpretar e resolver situações problemas. O professor poderá símbolo para conceituar o aprendizado do aluno em S para satisfatório, R para ruim e i para insatisfatório.
O trabalho com a língua portuguesa, parte do pressuposto de que a comunicação entre os seres da mesma espécie é que dá suporte para o desenvolvimento da linguagem. Na educação infantil deve criar situações significativas para ampliar competências básicas que leva ao trabalho com a língua portuguesa, estimular a criança a falar, escutar, ler e escrever.
Trabalhando conteúdos de linguagem oral e escrita é importante que adultos e crianças mais velhas conversem com o bebê em todas as oportunidades que tiver. Quanto à escola, as conversas devem ser privilegiadas criando momentos de rodas de conversas, onde os alunos trocam idéias, comentem casos, discuta o resultado de um trabalho, muitos temas e situações podem ser motivos para criar a roda de conversa. É um momento muito rico para ampliar a comunicação oral e o universo discursivo das crianças. Para desenvolver a expressão oral é importante apresentar e envolver os alunos em adivinhas, parlendas, versos, casos, trava-línguas, quadrinhas e ditados populares.
O ensino com música é indicado para desenvolver a oralidade, os alunos podem cantar músicas já conhecidas ou inventar a sua própria música. A brincadeira de rodas possibilita o movimento ajustados ao ritmo das canções. Há uma variante muito grande para se explorar as brincadeiras de roda que pode começar com os alunos de mãos dadas,cantam a primeira, segunda ou última estrofe da cantiga. Ainda pode ser explorado o reconhecimento da voz do outros nas brincadeiras de rodas, sonoridade das palavras em rimas.
A linguagem oral e escrita ainda pode ser explorada ao sugerir o aluno que conte história a partir de seqüência de cenas para estímulo a criatividade, pode-se também criar um novo final da história ou ainda criar estórias sem texto. Ao trabalhar com o texto na educação infantil o professor deverá despertar no aluno o gosto pela leitura no contato desde cedo com textos escritos. Contar e ouvir história devem ser momentos constantes nas classes de educação infantil.
As crianças devem entender que além de divertir, a leitura traz informação de toda natureza, atualizando-se por meio da leitura. Outras atividades podem ser realizadas em classe entre elas podemos citar a decifração de códigos a partir de embalagens de produtos, esta atividade ajudará a criança a perceber que o mundo está cheio de códigos que podem ser lidos.
É importante que o educador leve a criança a compreender o significado das legendas, o porquê utilizar letra maiúscula, discriminar as formas das letras em: revistas, jornais, rótulos e embalagens, explorarem nomes de frutas também em embalagens, potes e outros. Trabalhando com poesias e desenho o aluno poderá representar uma história, uma quadrinha na lousa representando parte correspondente do desenho.
A criança deve ter participação ativa na construção do seu conhecimento, isto acontece quando ela tem a oportunidade de construir hipóteses para decifrar o código escrito, antes de começar o trabalho com traçados de letras o educador poderá propor atividade de busca de palavras já familiarizada pelo aluno em textos diversos, são sugeridos busca de vogais maiúsculas e minúsculas em jornais, revistas, rótulos e embalagens ou ainda busca de palavras em letras de música conhecida. O quebra cabeça e o jogo da memória ajudará a criança a identificar a escrita acompanhada do desenho.
Na linguagem oral a criança pode devera explorar a linguagem do corpo através de gestos com as mãos e com a face. Atividades como flutuando como uma nuvem, descubra qual a expressão facial que faço, brincando de trenzinho ajuda muito. Realizar brincadeiras ao ar livre para os alunos observar a forma das nuvens existente no céu é muito interessante. Para apropriar-se do alfabeto o professor poderá propor o jogo das sílabas confeccionando as fichas em cartolina ou papel-cartão.
Os alunos podem explorar livremente as fichas fazendo combinações que acham necessárias. À medida que as sílabas forem apresentadas os alunos poderão criar novas formas de jogar, inclusive guardar fichas com sílabas em caixas separadas para facilitar o encontro das mesmas na formação de palavras. Atividades como figuras e pregadores, trocando as letras, trocando as sílabas, fixando as cores, caça-palavras, cruzadinhas, e adivinhas, são variações que auxiliam muito na aprendizagem da linguagem oral e escrita do aluno.
No capítulo Como avaliar em língua portuguesa traz como idéia a avaliação como obtenção de dados sobre o processo de aprendizagem a reorientação e replanejamento das ações pedagógicas em classe. é importante obter informações prévias sobre o conhecimento que o aluno já tem sobre a leitura e a escrita.
A contextualização da avaliação permitirá ao educador perceber como o aluno esta construindo e avançando na sua linguagem. Há uma infinidade de apontadores na avaliação da língua portuguesa: comunicação por gestos, conversas, brincadeiras, vivências, marcas gráficas, participação em jogos verbais, ritmo, rimas, ouvir e contar histórias, escrita do nome entre outras. O professor criará uma ficha e conceitos para indicar o aprendizado em S para satisfatório, R para regular e I para insatisfatório.
O trabalho com a natureza e a sociedade poderá ser resumido na palavra curiosidade, onde o aluno deverá ser convidado a descobrir, refletir, criar hipóteses, compreender valores: ética, honestidade, disciplina, companheirismo, solidariedade, persistência e respeito. A heterogeneidade deve ser valorizada, considerando a diversidade cultural, religiosa e social, bem como as variações na formação familiar de cada aluno. O trabalho de ciências, história e geografia devem ser feito de forma interdisciplinar, contextualizada com a vida real do aluno.
Trabalhando conteúdos de ciências na educação infantil, o professor deverá estimular o aluno a explorar o seu corpo, a ter boa saúde, podendo começar através de atividades práticas e prazerosas, inclusive através de brincadeiras que permita ao aluno, identificar e compreender os órgãos do sentido bem como a função de cada um. O estudo das características de animais das diversas espécies, também deve ser conteúdo de ciências e sempre que possível o animal poderá ser observado ao vivo.
Os vegetais devem ser estudados e os alunos podem fazer escultura. Socialização e afetividade devem permear todas as atividades proposta pela escola, trabalho em dupla, equipes, data de aniversário, falar sobre a família, higiene, o próprio desenvolvimento físico e tradição cultural, ambientes e fenômenos naturais como às fases da lua, o arco-íris a ação do calor do sol no secar das roupas, a transformação da água líquida em gelo, deve ser uma constante nas aulas de ciências.
O Trabalho com os conteúdos de história podem ser introduzidos a partir do uso de brinquedos. Na educação para o trânsito o aluno poderá compreender regras, sinalização usa de sirene, buzinas, legislação de trânsito, tipos de automóveis utilizando seus próprios brinquedos levados para a sala ou ainda estruturados em massinha de modelar.
Outros carros podem ser confeccionados com caixas de papelão, cordão, cola e sucatas diversas. a afetividade e a história pessoal também podem ser explorados com muita conversa, diálogos, dramatizações, datas de aniversários. Estes conteúdos ajudarão a criança a superar o egocentrismo que é muito marcante nesta idade.
O tema trabalho pode ser introduzido a partir de conversas sobre as diversas profissões e construção de painéis com gravuras sobre o assunto. Os meios de comunicação, escola, meios de transporte, registro e memória (desenho, fotografia, fita cassete, fita de vídeo, livro) também devem ser contemplados em classe a partir de conversas e produções de cartazes com gravuras que retratem cada tema.
Trabalhando conteúdos de geografia, temas como organização e transformação do espaço, tempo e seqüência, ambiente e recurso natural, orientação espacial, símbolos, devem ser explorados na educação infantil através de atividades concretas onde o aluno vivencie cada situação estudada, neste momento pode se contar histórias, construir painéis, passear pelo bairro, participar de brincadeiras, confecção e exploração de calendário, sequenciar cenas de desenhos em pedaços de cartolina, questionar os alunos, utilizar massinha de modelar, conversar sobre os rios, mares, lagoas, água, desenhar a planta da sala de aula, brincar de caça ao tesouro, explorar noções de distância na própria sala de aula, analisar o mapa do Brasil, recortar símbolos de revistas e montar um painel, criar símbolos para identificar algo.
A avaliação de história ciências e geografia não se tratam de avaliar o ensino, isto inclui aluno, professor, escola e família, entre outros fatores que interferem na aprendizagem do educando. O professor poderá criar uma ficha com critérios pré-estabelecidos para avaliar conjuntamente as disciplinas citadas acima.
As Oficinas de trabalho para festas e datas comemorativas são introduzidas a partir de textos informativos lidos pelo professor que envolve o aluno em perguntas e questionamentos referente à data em estudo.
Em seguida há confecção de álbuns, cartões, cartazes, máscaras, enfeites e recordações podendo utilizar materiais recicláveis como papel, papelão de caixa de ovos para confecção de objetos diversos. As datas comemorativas em maior evidência são: o carnaval, páscoa, dia do livro, do índio, descobrimento do Brasil, dia do trabalho, dia das mães, dia mundial do meio ambiente, festa junina, dia dos pais, dia do folclore, dia da independência do Brasil, dia da árvore, dia da criança, dia do professor, dia da bandeira e natal.
No livro jogos, projetos e oficinas para a educação infantil cada data comemorativa é apresentada a partir de um texto referente à mesma, acompanhados por músicas, brincadeiras, bailes, confecção de máscaras, fantasias, confecção de carimbos com materiais diversos, reflexão e conversa sobre fatos históricos do Brasil, pintura corporal, confecção de objetos da cultura indígenas, produções de dobraduras leitura de livros infantis, entrevistam a profissionais diversos, confecção de cartão para a mamãe, para o papai, plantio de mudas e sementes de árvores, oficina de reciclagem de papel, confecção de bandeirola, balões, argolas coloridas, enfeites do são João, ensaio de músicas, brincadeiras, parlendas, trava-línguas, lendas, para comemorar o folclore, recitação de poesias, confecção de fantoches, pintura coletiva, cartão de retalhos, confecção da bandeira do Brasil com mosaico, confecção da árvore de natal com papel de jornal, revista ou galho seco de árvore. O aluno é um ser ativo e participa de todas as atividades propostas.
Segundo os autores do livro Jogos, projetos e oficinas, as Artes na educação infantil, devem ser facilitadas pelo educador e isto acontece quando o mesmo permite a criança admirar ao vivo uma obra de arte para perceber a tinta, a textura, apreciar uma escultura, uma música com cantor ao vivo, assistir a uma peça teatral.
As emoções de se apreciar ao vivo não serão a mesma se forem através de fotos, livros, Cd ou em vídeos. O educador poderá começar o trabalho com obras de pintores famosos, explorando a obra em todos os aspectos: nome, formas geométricas que aparecem, recriação da peça em classe através de desenho, pintura. Como pintores famosos os autores citam: Alfredo Volpi, Picasso, Paul Klee.
As expressões artísticas podem vir retratadas a partir de mosaicos com pedaço de papel colorido, simetria com tinta plástica ou guache, explorar cores em objetos, reproduzir esculturas com massinha de modelar, com materiais diversos produzir texturas em papéis, explorar o corpo com o jogo da mínica. Apreciar expressões sonoras, ritmos, intensidade dos sons com movimentos do corpo a partir de uma determinada música. Imitar sons de animais.
Memorizar e recitar poemas respeitando som e ritmo das palavras. Construir cartazes decorativos com carimbos das mãos, pés. Criar enfeites com pratos de papelão (palhaço, coroas, coruja, galo, peixe, quadros...). Construção de bonecos e fantoches a partir de sacos de papel, palito de picolé.
Confeccionar enfeites com rolinhos de papel higiênico ou papel-toalha. Enfeites diversos podem ser confeccionados como estrelas, árvore de natal, cabides, porta lápis, quebra cabeça, aviãozinho, enfeites para ambientes da escola como faixas decorativas de papel, varais com embalagens de produtos longa vida com letras grandes e coloridas coladas na caixa, formando uma frase, vasilhames plástico, cobrinhas feita com copinhos vazios de iogurte, faixas decoradas com leques, guirlanda de macaquinho, enfeite para portas, móbiles com figuras coloridas e com tampinhas de garrafas, cortina de canudos e contas, corrente de elos. Cada sugestão vem acompanhada de moldes para facilitar o envolvimento, participação e trabalho do aluno. As artes na educação infantil devem ressaltar e evidenciar a grande aproximação que a criança tem naturalmente com a mesma.
ANÁLISE COMPARANDO O CONTEUDO DO LIVRO E OS CONTEUDO DO MODULO
No livro Jogos, projetos e oficinas para a educação infantil, no “Referencial Curricular Nacional” e no tema “Educação da Criança de 0 a 2 Anos” a educação básica, tendo a finalidade o desenvolvimento integral e adequado se a instituição proporcionar-lhes: segurança e tranqüilidade, informação e aprendizagens que tenham significado real.
Desta maneira a qualidade das experiências oferecidas às crianças, estão embasadas nos seguintes princípios: o respeito à dignidade, o direito às brincadeiras, o acesso aos bens socioculturais e á socialização das crianças por meio de sua participação e inserção nas mais diversificadas práticas sociais.
Com a ação cada vez mais complexa sobre o mundo e cada vez mais adaptada, a criança desloca-se , manipula, experimenta, brinca com os outros, construindo seu próprio conhecimento e convertendo-se em seres sociais.
As atividades propostas foram descritas no livro “Jogos, projetos e oficinas para Educação Infantil” passo a passo requerendo o uso de material concreto diversos, para a execução de cada uma delas. e o mundo e cada vez mais adaptada, cada vez mais
REFERENCIAS
CENTURION, Marilia Silva, Sorel & Presser, Margaret - Jogos, Projetos e Oficinas para Educação Infantil. Editora FTD, São Paulo. S/d
Modulo III PEDAGOGIA .UNOPARVIRTUAL – Londrina 2007-Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação para a Educação Infantil - Jaqueline Delgado p.5 ; Educação da Criança de 0 a 2 anos – Cleide Vitor Mussini Batista p.153