"O CARBONO É VIDA!"
Lí recentementa a opinião de um cientista famoso (esquecí seu nome - perdõem-me!)que "O carbono é vida".
Verdade insofismável. Onde não existe água e carbono, não há sobrevida.
Minha Vó, entretanto, me ensinou algo muito sábio: "Tudo tem que ter a medida certa".
Experimente fazer um bôlo de chocolate e encha de chocolate em detrimento dos outros componentes e vai ter uma coisa horrível marrom.
O mesmo cientista conclui que o problema é a desigualdade entre os produtores de carbono e os transformadores deste carbono, em sua maioria, transformado em gás carbônico, trágico se em excesso, em imensa superioridade com os degradadores deste gaz: os vegetais.
Estes transformam o gás em crescimento, em frutos, em sombra, em fertilidade da terra, dando-nos o oxiugênio respirável, salvador. Alguns vegetais como a Algaroba, que nascem em terras inóspitas, vão buscar água com suas raízes profundas, tornando as terras fértéis. Esta espécie, só para complementar, oferece diversas farinhas alimentares e até produtos químicos úteis.
O homem, este invasor porco do paraíso, só porque pensa, se sente muito importante ao estar com veículos e indústrias poluidoras e enorme desperdício, além da ação predadora, destruindo nossa única salvação, as florestas. Consequentemente fazendo desaparecer a bio-diversidade, tornando o planeta insuportável, com espécies vivas em fase de extrinção.
Vemos surgir cursos de biosustentabilidade, que esperamos, possam difundir e implementar idéias, que consigam atrasar um pouco mais a ação devastadora disto, que chamam progresso.
Por se julgarem superiuores, os homens pensam que não há necessidade de se 'prejudicarem' economizando recursos e aumentando toda forma de lixo.
De novo recordo minha avó, quando reclamávamos de algo que dera errado, por nem planejarmos: "Sua alma lhe dará sua palma!"
A burrice deveria pagar imposto e muito alto, desencorajando os 'quero ter para fingir ser'. Temos que ser, para buscarmos ter, sem sapatear nos que não tem, encorajando-os, fazendo-os acordar para não sucumbir.
Este deve ser o nosso destino, sem abusar de ganhos e destruições que não nos trarão benefícios, só destruição.
_________________________
rdletras@drmarcioconsigo.com