A OTITE EXTERNA

A OTITE EXTERNA

_____________________

Otite externa pode ter várias causas. O conduto auditivo é revestido de pele. Sendo assim, todas as doenças que acometem a pele, podem afetar a orelha externa: foliculites, micoses, furúnculos, dermatites alérgicas, etc. O que o conduto auditivo tem de diferente, é que existem glândulas que secretam cera, que é um protetor e não deve ser removido sem necessidade. Só quando causa obstrução e surdes. Por isto que os Otorrinos abominam cotonetes. Em vez de disso recomendo usar um pano fino e limpar a entrada do conduto com o dedo mínimo. Tem casos relatados de perfuração da Membrana Timpânica por uso dos cotonetes.

Então, para o tratamento das otites, devemos saber exatamente qual a causa e só aí começar a tratar. Para as otites causadas pela água devemos considerar o seguinte. É melhor prevenir: usar tampões de silicone ou algodão embebido em vaselina ou óleo infantil. Se mesmo assim aparecer, calor local ajuda: esquentar um pano com o ferro de passar: usar pelo menos 3 x ao dia. Orientar o paciente a não mergulhar. E, principalmente, procurar atendimento especializado, pois vai ser necessário usar medicamentos que só o médico pode prescrever.

Muitos médicos orientam a usar álcool boricado para tirar a umidade após mergulho na piscina ou mar. Eu não recomendo, porque não se sabe, sem olhar com um Otoscópio, quando a pele está íntegra. Se tiver uma fissura ou uma perfuração na Membrana Timpânica, vai doer muito!

E para terminar: o conduto auditivo é um local fechado, estreito e quente. Se ficar úmido as bactérias e fungos que existem normalmente na pele, encontram um ambiente propício para proliferar.

Dr. Paulo R. Schäffer

______________________

_