O HÁBITO DA LEITURA
O Governo brasileiro tem investido em campanhas na tentativa de elevar a nota média do IDEB no país, porém, se não haver uma mudança dentro das salas de aulas de Ensino Fundamental em todo o país, de nada vai adiantar fazer campanhas na TV.
A metodologia de ensino precisa ser revista em muitas situações. Há um grande problema que é a falta do hábito da leitura. Muitos alunos chegam ao Ensino Médio e, por mais incrível que pareça, não sabem ler nem escrever direito.
As crianças, logo nas séries iniciais precisam ser incentivadas e estimuladas ao hábito da leitura, ter a curiosidade de desvendar o misterioso mundo dos livros, das histórias, dos escritores, etc. De que adianta o professor passar o alfabeto na lousa para o aluno copiar, seria o aluno uma fotocopiadora? Claro que não, o professor precisa estar atento às novas e revolucionárias formas de dar aulas. Coisas repetitivas ninguém gosta e a criança muito menos, por tanto é necessário inovar, trazer a sala de aula coisas novas, curiosas, divertidas, engraçadas, porém, com fins didáticos. Contar histórias é uma dar formas de estimular a curiosidade do aluno para com o livro. Não é necessário e nem deve ser uma longa história, o melhor é optar por histórias pequenas e divertidas, isso fará o aluno ter uma nova visão sobre o livro. O aluno poderá descobrir que o livro não é um amontoado de folhas escritas com seus deveres e sim um universo infinito pronto para ser desbravado.
O tipo de literatura aplicada dentro da sala de aula deve ser diversificado. Os temas variados despertam maior fascínio. Não adianta ler a história do patinho feio todo dia, as crianças vão enjoar. A cada dia, ou pelo menos uma vez na semana o professor pode contar uma história diferente ou mesmo um outro tipo de literatura como uma revista de artigos científicos, piadas, jornais, poemas, etc.
O Governo Federal tem investido em bibliotecas para as escolas, porém e infelizmente, em muitas escolas os livros estão sendo devorados não pelos alunos e sim pelas traças e pela poeira. Os alunos não gostam de livros e isso precisa mudar. O aluno deve saber que no futuro isso pode ser decisivo para a sua vida. Hoje a maioria dos vestibulares cobram, além da redação, uma boa interpretação de texto. Por falar em redação, para qualquer pessoa escrever bem é necessário que se tenha uma boa base de leitura, sem falar no conhecimento que pode lhe proporcionar. Por isso ler é fundamental, e quando mais cedo se começa melhor proveito se tira.
Professor, estimule seus alunos ao hábito da leitura, você vai se surpreender com om resultado.