Fotos das defensas na BR 101 defronte a rua Botuverá - KM 42 BR 101 - Joinville - Av. Walter Schöpping
01/fev/2010 -
O empresário Rudi Soares das Esquadrias e Madeireira Príncipe Novo Milênio sendo atualmente o presidente da ACOMAC e o empresário Laércio Beckhauser do Chocolate Caseiro Joinville, entraram em contacto com o GERENTE DE OPERAÇÕES SR. ANTONIO CESAR RIBAS SASS e o Gerente de Engenharia Fernando Augusto Infante Araujo e com a engenheira Keila Oiliana, Analista de Engenharia da empresa AUTOPISTA LITORAL SUL - OHS Brasil, com os escritórios locais na Rua Ministro Calógeras 343, quinto andar, CEP - 88202-207 - Joinville - SC
Tel: 94703177-0700
e
nesta data do dia primeiro de fevereiro, no período da tarde e estes gerentes informaram que já tinham notificado ao presidente da Conurb, Sr. Tufi Micheref Neto para apresentar um projeto e solução técnica para que a PMJ se manifestasse sobre o fechamento do acesso da referida rua municipal Walter Schopping no Bairro São Marcos e após meses nada foi apresentado pelo poder público municipal de Joinville até o dia 27 de janeiro de 2010 quando foi decidido fazer o fechamento para a BR-101.
Naquela data, o Presidente da Conurb, Sr. TUFI MICHREFF NETO pediu mais uns dias para que avisasse seu pessoal. Na segunda-feira, dia 01/fev/2010 foi efetuado o fechamento com as defensas metálicas sem o aviso e comunicação aos moradores e comerciantes do Bairro São Marcos e Nova Brasília.
Em virtude deste fato houve um transtorno enorme, com prejuízos generalizados a todos usuários destas rodovias e ruas públicas.
Muitas pessoas estavam predispostas a fazer um protesto público comunicando a imprensa local deste fato inusitado.
Salientamos que esta rodovia já foi duplicada há anos e desde a sua inauguração sempre os moradores e comerciantes locais alertavam as autoridades responsáveis pelo trânsito da cidade, da necessidade de fazer modificações para a segurança dos usuários em muitas entradas e saídas para a BR-101 em diversos locais no município de Joinville e principalmente para uma saída adequada da rua Botuverá.
Pareceres técnicos de engenheiros já tinham sido discutidos com a possibilidade real da melhoria deste impasse, contudo a PMJ e a CONURB jamais procurou qualquer morador ou a Associação de moradores do Bairro São Marcos para solucionar este impasse.
Por isto, necessitamos de uma solução adequada com a anuência da CONURB e da PMJ para equacionar de forma favorável a todos moradores destes bairros São Marcos e Nova Brasília e especialmente desta rua Botuverá que já residem há décadas neste local.
A partir desta data, a rua Victor Shopping, marginal da Br-1o1, passou a ter sentido único gerando descontentamento para muitos pois a mudança traz prejuízos em especial o fechamento de um dos acessos à BR-1O1, onde foram colocadas as defensas metálicas, prejudicando diretamente todas os motoristas que circulam e moram próximos a rua Botuverá. A empresa Litoral Sul, em comunicado disse que o acesso fechado representava riscos aos usuários e não tomou nenhuma medida para solucionar o problema dos moradores, pois há condições técnicas para que isto ocorra de uma uma forma harmônica e segura a todos moradores e usuários destas localidades.
Simplesmente, a empresa espanhola Litoral Sul do gripo - OHL ignorou a população local, pouco se importando com os prejuízos e transtornos causados por estas medidas, ignorando o bem-estar e os direitos de todos moradores destes bairros São Marcos e Anita Garibaldi e em especial a rua Botuverá.
Medidas eficazes necessitam ser tomadas pelo poder público municipal e pelos representantes populares (vereadores) da cidade de Joinville.
Sabemos que ninguém é merecedor de seus direitos se não reinvindicá-los, amigável ou judicialmente, e sempre sabemos que o Bem Comum de uma comunidade constituída, na tutela dos Novos Direitos, por ser até uma minoria frente ao poder econômico de
uma empresa multinacional espanhola Autopista Litoral Sul, do grupo OHL, que detem a concessão da rodovia BR 101 em Santa Catarina, e este direito deverá ser analisado pelas autoridades constituídas e pelo judiciário com um olhar acurado e especial principalmente no judiciário.
A empresa Litoral Sul deveria modificar o acesso para a BR-101 para o bem estar e segurança de todos usuários
e não simplesmente fechar com defensas metálicas e mudar o sentido da rua pois isto já é um direito sagrado de ir e vir de décadas de todos usuários. E esta concessionária espanhola detem a obrigação de prover todas melhorias de acesso a rodovia BR-101 e não, simplesmente e de forma mais rentável e mais "barata" de fechar, de maneira autoritária, prejudicando no momento milhares de usuários, sem uma comunicação formal e efetiva à comunidade local.
Joinville - SC -
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Aos Excelentíssimos Senhores:
Prefeito Municipal de Joinville Carlito Meers, Sr. Presidente da CONURB, Tufi Micheref Neto e Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Sandro Silva, DNIT— Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, Autopista Litoral Sul, demais autoridades e imprensa em geral.
ASSUNTO –
ARBITRARIEDADE NA COLOCAÇÃO DE DEFENSAS VIA MODO EXCLUSIVAMENTE ECONOMICO EM DETRIMENTO DE MODO QUE VISE A SEGURANÇA, BEM ESTAR E PRODUÇÃO DE RENDA DA POPULAÇÃO, COMÉRCIO E INDÚSTRIA LOCAL, NA LOCALIDADE DO BAIRRO SÃO MARCOS/ANITA GARIBALDI, RUA WALTER SCHOPPING, lateral da BR-101 - Km 42.
Os abaixo-assinados, brasileiros, residentes e domiciliados na cidade de Joinville, vêm respeitosamente à presença de Vossa Senhoria solicitar que sejam tomadas as providências necessárias para resolver o transtorno que foi criado pela empresa espanhola Autopista Litoral Sul consoante determinação do gerente de Operações Sr. Antonio Cesar Ribas Sass na colocação de defensas metálicas no KM 42, da BR 101, na Rua Walter Schopping, próximo à rua Botuverá, em Joinville.
A Autopista Litoral Sul, com o objetivo de redução de custos em detrimento do bem estar, produção de renda e segurança da população, obstruiu uma das principais via pública de acesso para a BR-101, prejudicando a população de Joinville, usuários e turistas.
Este abaixo assinado também é extensivo para que a Autopista Litoral Sul refaça outros acessos da Rodovia Federal BR-101, facilitando a entrada e saída de todos usuários com segurança, pois há inúmeros acessos que deveriam ser reformulados por esta empresa concessionária espanhola no Norte de Santa Catarina, pois esta região além de turística com festas, feiras e eventos é ainda alimentada por inúmeras indústrias e turismo rural.
Evidentemente, a empresa Autopista Litoral Sul poderia ter atuando no sentido do fechamento da saída de maneira há não criar insuperáveis dificuldades para a população, haja vista que desde a época da duplicação da BR-101 existem pareceres técnicos de engenheiros no sentido de que é plenamente possível a resolução do problema sem o nocivo comprometimento da população da região, seja no que tange aos direitos do individuo ou mesmo no sentido da continuidade da produção de renda e permanência das atividades laborais e turísticos da área.
Contudo, para o feito, seria necessário um pouco mais do que apenas a inserção de defensas metálicas no local. Seria necessário uma abertura da área e ampliação do espaço anteriormente existente.
Entretanto para isto a empresa espanhola teria que aumentar o “investimento”, gastando mais recursos para a realização da obra. Sabemos que se a BR-101 ainda fosse 100% pública, ou seja, administrada pela união e não por meio de concessão, é claro que o bom senso imperaria a obra levaria em conta as necessidades da população, do turismo e da economia dos munícipes.
Porém, infelizmente a empresa Autopista Litoral Sul, com sede central em Madri, Espanha, não compactua com tais preceitos, e visa unicamente o lucro fácil em desfavor de terceiros.
Por fim, ressalte-se novamente que a frágil alegação de que o procedimento ocorreu em função da busca pela segurança não passa de um engodo visando justificar a economia e baixo investimento da Autopista Litoral Sul, pois, como dito, é plenamente possível a feitura de obra simples que não acarrete prejuízo algum a população.
Consoante o Gerente de Operações, engenheiro Antonio Cesar Ribas Sass a CONURB (PMJ) foi notificada para fazer o estudo técnico para solucionar o problema da segurança dos usuários desta rua municipal e nada foi feito e apresentado até esta data, sendo que, na opinião do citado engenheiro, tal fato foi o gerador deste impasse e motivador da ação da empresa Autopista Litoral Sul.
Comerciantes, moradores e usuários destas rodovias de Joinville, já de décadas, foram expoliados em seus direitos de ir e vir, sem explicações prévias e necessárias. Ignoraram internacionalmente estes direitos de brasileiros radicados há anos neste local. Utilizaram seu poderio econômico e sua força operacional para menosprezar nossos direitos de locomoção.
Para que não tenhamos que recorrer a Justiça Brasileira, no Fórum de Joinville, estamos confiantes de que nosso pleito será deferido PELO PODER PÚBLICO MUNICIPAL, RAPIDAMENTE, resolvendo este impasse atual e maléfico criado pela empresa AUTOPISTA LITORAL SUL.
Nomeamos a Associação de Moradores do Bairro São Marcos, fundada em 08/05/1987, na pessoa do Sr. Presidente Marcelo Hellman, bem como os empresários Srs. Laércio Beckhauser e Rudi Soares (Rua Botuverá, 508) para maiores informações, se necessárias.
Joinville, 2 de fevereiro de 2010.
Nome completo (legível) CPF Assinatura
Observação: Abaixo assinado já com mais de 1.000 assinaturas...
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Observação adicional:
No dia de hoje, 3 de fevereiro de 2010, estivemos nos escritórios da Conurb e fomos atendidos pelo presidente Tufi Micheref Neto e ele nos informou que a empresa Litoral Sul apenas comunicou a Conurb (PMJ) informando o fechamento deste acesso no km 42 da BR 101 e da necessidade de transformar a rua Victor Schoepping e mão única, pois a do outro lado também era assim.
Não deram mais satisfações e executaram o fechamento do acesso, sem maiores explicações.
Comentamos ao Sr. Tufi Mecheref Neto que as comunidades do Bairro São Marcos, do Bairro Anita Garibaldi e Nova Brasília estavam fazendo um abaixo-assinado e em breve fariam uma ação pública ou outras correlatas para que a Justiça Brasileira desse sua opinião e parecer final. Pedimos ainda o apoio da PMJ e da CONURB, via IPPUJ para nos dar parecer favorável em nossas reinvidicações e o Sr. Tufi Micheref Neto nos garantiu uma reunião com os órgão competentes para a resolução deste grave problema de trânsito num dos principais acessos de Joinville.
Fotogramos e filmamos estas rodovias para termos em nosso acervo as provas necessárias e cabíveis ao futuro processo
judicial, se necessário.
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Placas precárias ...
Rua Victor Schöpping, lateral da BR 101 - Km 42 em Joinville - SC
Piada de mau gosto, hein!
Ferram os brasileiros, fechando acesso para a BR 101, modificam o trânsito... e não se importam com nossa cultura e do nosso direito de ir e vir de décadas.
Só usando a Justiça Brasileira para resolver este transtorno.
Imprensa de Joinville e SC
04/02/2010 - FECHAMENTO DE ACESSO À 101 GERA PROTESTOS E IMPASSE EM JOINVILLE
(19h45min)
Quando aconteceram as alterações nas marginais da BR-101 trecho de Joinville, as reclamações foram muitas. Imaginava-se que, da mesma forma como em outras alterações viárias, era só questão de tempo para que os usuários se adaptassem às mudanças.
Mas isto acabou não acontecendo e o problema apresentado no início só tem aumentado, com irritação crescente da comunidade.
Ontem, líderes comunitários de três bairros (Nova Brasília, São Marcos e Anita Garibaldi), lojistas, empresários, vereadores, advogados e populares em geral, se reuniram, fizeram abaixo assinado com 1.500 assinaturas, procuraram a Conurb e a Prefeitura e entram agora com ação contra a empresa Autopista Litoral Sul, que, segundo eles, "deliberadamente transformou o acesso, Rua Walter Schopping, em mão única, colocando defensas para proibir o tráfego de veículos... uma maneira puramente econômica de agir em detrimento da segurança, bem-estar e produção de renda da comunidade".
No documento entregue na administração municipal, é dito ainda que o "abaixo assinado também é extensivo para que a Autopista Litoral Sul refaça outros acessos da Rodovia Federal BR-101, facilitando a entrada e saída de todos usuários com segurança, pois há inúmeros acessos que deveriam ser reformulados por esta empresa concessionária espanhola no Norte de Santa Catarina, pois esta região além de turística com festas, feiras e eventos é ainda alimentada por inúmeras indústrias e turismo rural".
O fato é que se sabe que a Autopista poderia ter agido de forma diferente, mas, como argumentam os reclamantes "para isto a empresa espanhola teria que aumentar o investimento, gastando mais recursos para a realização da obra. Sabemos que se a BR-101 ainda fosse 100% pública, ou seja, administrada pela união e não por meio de concessão, é claro que o bom senso imperaria a obra levaria em conta as necessidades da população, do turismo e da economia dos munícipes".
Alguns mais exaltados chegaram a falar em fechar a BR, em ato público contra o fato. A Autopista fatura alto com o pedágio e tem o dever de providenciar melhorias ao longo da BR-101, de forma competente, profissional e responsável e não causando transtornos ilimitados. Afinal, ela já foi "presenteada" com uma BR pronta, duplicada com nosso dinheiro e agora limita-se aos melhoramentos.
Não poderia, jamais, apresentar atitude tão ríspida e inconsequente. Ainda tentou ontem, segundo os protestantes, colocar a culpa na Prefeitura, via Conurb. Aguarda-se agora, as providências que a administração municipal tomará em relação ao caso.
Jornalista e Radialista Osny Martins
http://osnymartins.com.br/detalhe_noticias.cfm?Noticia=9036
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Já estamos efetuando consulta à área responsável para que a resposta seja enviada com maior brevidade possível.
Protocolo: ANTT/Ouvidoria/2010-031608
Senha para acompanhamento desta solicitação é: 75266
Atenciosamente,
Ouvidoria da ANTT
Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres
Setor Bancário Norte (SBN) - Quadra 2 - Bloco C
Brasília/DF - CEP 70.040-020
Telefone: 0800610300
Fale Conosco: www.antt.gov.br e ou ouvidoria@antt.gov.br