ESCREVER. DOM. INTERNET.

Max Weber apontava as linhas sistemáticas da liderança carismática que eclode em “todas as épocas e lugares”.

Paradigmáticas, todas as lideranças se forjam na vocação e no talento, infelizmente muitas, que poderiam marcar tempos novos, pela altíssima sabedoria, não quiseram se revelar.

Assim, viveram seus mundos em âmbito restrito, entendendo ser a incapacitação de compreensão do mundo que se habita, fora de alcance para níveis de despojamento em que se insularam, tecendo os arautos da celebração do pensamento, reclusos e insondáveis, deixando résteas de luz perceptíveis.

Perdeu o mundo, perdemos todos!

Outros se lançaram com afinco na luta por suas idéias, demovendo barreiras incalculáveis para chegar ao triunfo e à vitória plena, com tentáculos universais.

É assim a conquista de Obama, uma revelação de superação sobre o preconceito. Mas é bom que se veja o tempo a comunicação e o talento como são diversos e pouco se irmanam.

O tempo mudou a comunicação, mas não o talento.

Entendendo a força da Internet, meramente comunicativa e sob esse aspecto gigantesca, Obama deu à Internet seu ponto de destaque de comunicabilidade quando em campanha, e mandou como eleito seu primeiro email para sua rede cibernética.

De outro passo, o ato de escrever seus discursos, delegou a um escritor nascido escritor, assim como nascem pintores, escultores e músicos, ou seja, com o dom.

A ninguém se retira o direito de exercer suas faculdades, mas o dom não se elabora, não é passível de construção pelo estudo ou afinco persecutório, surge como a arte na afirmação do notável Dubuffet, espontaneamente.

Exercício de faculdades e esforço de construção são válidos, mas não atingem o dom que o artista não consegue frear nem a ausência de dom atingir.

A dedicação ao estudo e a entrega à arte enriquecem o dom, mas de forma alguma fazem seu parto.

Embora com inequívoca formação para tanto, o novo Presidente dos Estados Unidos da América do Norte tem como mentor e preceptor intelectual de seus discursos Jon Favreau, com 27 anos, organizando a feitura dos discursos de Obama desde 23 anos. É seu "Ghost Writeer" prodígio.

É assim o dom, se nasce com o mesmo, comunicabilidade é a outra face do dom que se comunica.

DOM É INATO, EMBRIONÁRIO. COMUNICAÇÃO É VEÍCULO DE TODOS.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 01/02/2010
Código do texto: T2063135
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.