O papel da escola
A escola é um local destinado especialmente para o ensino e para a educação. Deve oferecer um ensino de qualidade, consequentemente, uma educação de qualidade. Percebemos, então, que não existe a possibilidade da dissociação de uma escola, da educação.
Aqui, entenderemos educação de qualidade aquela que será capaz de possibilitar ao indivíduo desenvolver todas as suas potencialidades sociais dentro do grupo onde estiver inserido.
Outro detalhe com relação à escola, é que ela torna-se a única instituição regulamentada que pode autenticar os ensinamentos essenciais de um indivíduo, e atestar, a quem possa interessar, a devida graduação desses conhecimentos, ou seja, ainda é o único lugar onde todas as atividades que seus colegas realizam em termos de ensino e de educação são atestadas mediante certificados de escolaridade ou de conclusão de estudos.
Diante de tudo isso, qual seria o papel da escola?
A escola só desempenhará a contento o seu objetivo se a educação por ela oferecida for encarada sob uma perspectiva muito ampliada de seu papel e evidentemente, por ser o espaço da educação formal, todo o processo ensino-aprendizagem por ela desenvolvido deve promover valores, respeito com todas as formas e metodologias de ensino, além de promover uma integração social e uma inclusão com respeito à diversidade.
Por outro lado, a realidade da escola brasileira ainda encontra-se um pouco distorcida. Ainda encontramos escolas que procuram uma padronização de indivíduos, massacrando-os com conteúdos, cobranças desvinculadas da realidade social, normas de convivência que se equivalem aos mais rígidos dos quartéis militares, massacrantes aulas expositivas, metodologias ultrapassadas, baseada exclusivamente na transmissão de informações por parte de seus professores, muitas vezes não levando em consideração que as crianças e os adolescentes, ao longo do ano possam demonstrar alguma dificuldade, deixando sempre para uma suposta "recuperação final" ou, o que é pior ainda, para uma "reprovação" de todo um ano de estudos.
Meio a tudo isso, existem escolas que já deram um basta a essas formas de tratamento aos seus alunos. São escolas que, além de promoverem o bem de todos os seus alunos, independente de situação financeira, raça, cor, deficiências, promovem a educação de todos. Nelas, o verdadeiro sentido da educação dando voz ao seu aluno, valorizando sua opinião, garantindo-se a sua participação.
Desta forma, mais que dar conteúdos aos seus alunos, estará dando-lhes cidadania. Dessa parcela de escolas, temos o orgulho de fazer parte.
Oswaldo Genofre
Secretário Adjunto de Educação e Cultura
(Publicado no Jornal Folha de Ribeirão Pires)