Brasil e as contradições tecnológicas
A tecnologia veio com a globalização, tomando conta de tudo por onde passa: empresas, empregos, escolas, governo, secretarias públicas, casas, ruas e agora até nas mãos de cada indivíduo, em seus pequenos celulares.
Tecnologia e informatização: chaves do século XXI. Tudo gira em torno da rede mundial de computadores, chamada Internet, de sua rapidez na transmissão e veiculação de informações. Assim o computador ou o celular são impressindíveis a essa nova era.
Os documentos também vão entrando na nova era: RG digital, com a foto impressa, carteira de motorista com a foto impressa. O Brasil caminha rumos ao futuro...
Mas as contradições existem... E não são pequenas... aliás, diria que são extremamente absurdas.
Deparei com uma delas, semana passada e observei o quanto contraditório é o nosso sistema, que diz-se atualizado.
Tentando dar início ao processo para tirar minha Carteira Nacional de Habilitação, fui surpreendida por: ¨"seu RG não serve, foi plastificado duas vezes... ah, seu CPF também não serve, pois precisa ser atual e não pode estar junto com o RG".
Se a CNH reunirá todos os meus dados antigos, transformando meus documentos em um só, para que eu necessito refazer os documentos que possuo? Simplesmente para livrar-me deles após a impressão da CNH?
Ao questionar sobre o possível prazo de entrega do novo-velho RG: 3 meses! Seria isso um teste de paciência verdadeira para aqueles que necessitam da CNH?
Primeiro passo: pagar no banco a taxa referente a pedido de 2ª via do RG desnecessário.
Segundo passo: preencher com máquina de escrever a guia a ser entregue na delegacia... ops... máquina de escrever? Isso ainda existe? Não é peça de museu? Onde encontro isso?
3º Passo: Carimbar os dedos com a velha tinta de carimbo, num papel que o tempo providenciará que apague-se.
Alôoooo! Sou do século XXI. Uso computadores! Tecnologia! Ensino meus alunos a digitar, escanear, recortar e colar no PC, deletar.
Máquina de escrever é antiquada, não existe mais, é desconhecida das crianças (será que pelo bem da nação brasileira terei que providenciar a apresentação das partes: máquinaX crianças?).
CNH - Documento único que exige documentos velhos para serem guardados na gaveta? Onde está a tecnologia disso?
Papéis e mais papéis para gerar um arquivo único em papel, que se perdido exigirá novamente todo um processo de papéis e mais papéis para ser refeito.
Ah, meu Brasil brasileiro, terra de belezas e alegrias, mas de contradições "burrocráticas", onde o que importa é manter a ORDEM acima de tudo, embora na verdade demonstre desorganização de seus sistemas obsoletos e com vistas ao lucro das taxas infindáveis que tomam rumo dos cofres públicos.
Falta-nos coragem para falar, reclamar, discutir, buscar direitos, declarar abuso do poder público os desmandos a que nos submetemos.
A tecnologia chegou para ficar: as crianças sabem disso, e com certeza serão uma geração muito mais esperta e de difícil manipulação. Espero que os adultos entendam e apoiem essa nova geração, que num apertar de teclas promove muito mais mudanças do que muitos adultos , seus aquivos enormes e suas máquinas de escrever antiquadas.
Viva a tecnologia e a geração do futuro, pois a do presente ainda tem muito a aprender!