VINTE ANOS DE CONVIVÊNCIA COM O AUTISMO

De repente, esvazia-se o espaço e descobre-se a flor. A flor cresce e descobrimos os frutos. Assim aconteceu comigo e com meu filho André Luis Rian, quando ele fez vinte anos. Rian fez vinte anos de tratamento do autismo, com a continuidade com as terapias e duas escolas especiais com métodos específicos, as viagens que ele, eu e meu marido fazemos todos os meses do ano, tornaram-se efetivos para o desenvolvimento saudável e sustentável do meu filho. Dizer que ele não evoluiu, seria negar a mim mesma. Ele continua na alfabetização, na dieta especial e no tratamento fitoterápico. O seu autismo continua o mesmo, mas ele já consegue formular frases do tipo:

“Nóis bamos patiar”; “Papai foi pabaiá”; “Taol taiu” ;“Pamia taiu”; “Tuem oi boboia”; “Te Ito”

“Avião, ipopoto não”; “Toma baño te”; “Mutitá te, Popeto Taio, Epe Pepelez, “neonado” (Roberto Carlos, Elvis Presley, Leonardo)

E o mais emocionante é ESCUTAR o Pai Nosso, quando oramos com ele:

Pai noto que tá no Téu

Tantifitado teja o voto nome

Benha a nóis o boto Reno

Atichm na Teia comu no Téu

Não no deixei tair em tentatão

E .....do mal

Amém...

Ou quando canta “Carinhoso”

Meu totação

Não tei puque

Babi fetiz

Cuando te vê

E meu totóio

Picam toindo

E peãs uias

Bam de segindo

Mas memo atim

Fope de mim...

E a vida continua... As frases estão aumentando... E eu busco um amor sem dor. Tudo é motivo de incentivo e estímulo para Rian. Enquanto vem lá do Céu, ainda, a canção de ninar, eu compreendo o quanto cresci nestes anos. Fiz-me autodidata, compreendi códigos que somente eu como mãe do André poderia compreender...

A base do trabalho com as crianças na Educação Especial consiste na estimulação familiar. Uma etapa primordial em que os estímulos aplicados de forma adequada, controlada e planejada garantem as condições ideais para a capacitação das inteligências racional e emocional que acompanharão o autista durante toda a vida.

As implicações sociais do contexto familiar, no qual a criança especial está inserida são de suma importância para a ampliação do entendimento, acerca de sua expressão corporal e suas caracterizações no meio social (PIAGET, VYGOTSKY, 1979)

A fala do meu filho está em mudança constante e a ampliação do seu entendimento cognitivo nos mostra que o tratamento não foi em vão.

Já consegue discernir o mais velho, o mais novo, o do lado e último. Já consegue dar sequência às palavras.

Este texto continua...

Meu blog: http://elosautisticos.blogspot.com

Silvania Mendonça
Enviado por Silvania Mendonça em 28/01/2010
Reeditado em 14/03/2010
Código do texto: T2056186
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