GOLPE NA UNIÃO SOVIÉTICA
GOLPE NA UNIÃO SOVIÉTICA
A união das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi em estado socialista que existia na Eurásia, isto é entre a Europa e a Ásia. Foi um Estado constitucional socialista na Eurásia, de 1922 a 1991. De a945 até à dissolução em 1991, um período conhecido como Guerra Fria, a União Soviética e os Estados Unidos da América do Norte (EUA) foram as duas superpotências do mundo. Dominaram a agenda global de política econômica, externa, operações militares, intercâmbio cultural, os avanços científicos, incluindo o pioneiro da exploração espacial, e os esportes, incluindo os Olímpicos e campeonatos mundiais de vários esportes. A federação Russa é o Estado que sucedeu a União Soviética, ela é o principal membro da comunidade dos Estados Independentes e um poder reconhecido mundialmente, herdando seus representantes estrangeiros muito de sua força militar da antiga União Soviética. “Golpe de Estado de Comunistas linha-dura fracassa na URSS”.
Numa desesperada tentativa de deter a maré montante das reformas, linhas-duras do Partido Comunista da União Soviética (URSS) mandaram aprisionar o líder Mikhail Gorbachev e tomaram o poder em Moscou. Inicialmente criado como uma união de quatro Repúblicas Socialistas Soviéticas, a URSS chegou a conter 15 constitutivas ou repúblicas “união” de 1956. Depois que tomaram o poder de Gorbachev um comitê de Emergência do Estado foi constituído para governar enquanto Gorbachev se restabelecia de sua suposta “enfermidade”. Suas reformas eram responsáveis pelo caos econômico crescente e por hostilidades étnicas cada vez mais violentas. Líderes como Boris Yeltsin exigiam reformas ainda mais profundas, ao passo que a linha-dura queria um Estado de emergência que impedisse o colapso do Estado.
São nuanças de grande importância em resposta ao processo político por qual passava a União Soviética no cenário mundial. A política na União Soviética fervia e ações drásticas foram tomadas para tentar dissimular a crise existente. “Um perigo mortal sobre a União Soviética: ela se tornou ingovernável”. Essa frase foi dita no comitê de Emergência do Estado, em agosto de 1991. Alguns detalhes sobre o império Russo, após a Revolução Russa de 1917 e também a Guerra Civil Russa no período de 1918 a 1921, a URSS era uma união de várias repúblicas soviéticas, mas segundo os estudiosos a Rússia sinédoque, após a República Socialista Federativa Soviética da Rússia, a sua componente de estado maior e mais populoso continuo ser usados em toda a existência do País.
Como se vê a história do Golpe na União Soviética causou muitos transtornos políticos e preocupação para quem estava no poder e teve que abandonar como também os que assumiram as rédeas da nação comunista. Uma nação grandiosa em extensão os limites geográficos variado com o tempo, mas depois das últimas anexações territoriais importantes dos Estados bálticos, Polônia Oriental, e Bessarábi, e alguns outros territórios, durante a Segunda Guerra Mundial de 1945 até a dissolução, as fronteiras correspondiam aproximadamente às da Imperial tarde Rússia com as exceções notáveis da Polônia e Finlândia. Voltando ao quê da história com Gorbachev não usando a coerção para resolver os problemas do país, a linha-dura achou por bem livrar-se de Gorbachev. No final os conspiradores se mostraram incompetentes, pois sequer tentaram usar as forças consideráveis ao seu dispor para esmagar a oposição. Yeltsin tornou o herói da ocasião conturbada e seu desafio público foi do alto de um tanque, ao Comitê de Emergência e a greve geral que se seguiu assegurou o fracasso do golpe.
O número de líderes partidários era pequeno e apoiavam o golpe da cúpula significativa que o PCUS estava inapelavelmente comprometido. Gorbachev recuperou o posto, mas o domínio do PCUS já entrara em colapso. Em dezembro de 1991, a URSS desapareceu. Os países que faziam parte da URSS eram: RSFS da Rússia; RSS da Ucrânia; RSS da Bielorússia; RSS do Uzbequistão; RSS do Cazaquistão; RSS da Geórgia; RSS do Azerbaijão; RSS da Lituânia; RSS da Moldávia RSS da Letônia; RSS do Quirguízia; RSS do Tadjiquistão; RSS da Armênia; RSS do Turcomenistão
RSS da Estônia; RSFS Transcaucasiana (1922-36); RSS Carelo-Finlandesa (1940-56). A União Soviética deixa de existir com um mero anúncio. Como diria um político, e um locutor de futebol no apagar das luzes do ano de 1991, o presidente da URSS, Boris Yeltsin, o presidente da Ucrânia, Leonid Kravchuk, e o presidente da Bielo-Rússia, Stanislau Shushkevic, acordaram que a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas não mais existia.
E desde o golpe de Moscou, em agosto o Partido Comunista da União Soviética estava comprometido, com seu prestígio e poder arruinados. Para realizar um trabalho de grande envergadura contamos com nosso conhecimento e ajuda da Wikipédia. Continua o desentendimento entre Yeltsin e Gorbachev, livrando-se da primeira dispensaria o segundo garantindo assim o poder da Federação Russa a Boris Yeltsin. Surgiu a Comunidade de Estados independentes a (CEI) que substituiria a União Soviética r mantendo se status no mundo. A Ucrânia e a maior parte das repúblicas soviéticas eram apenas uma forma de manter a submissão à Rússia, Estônia, Letônia e lituânia que se recusaram a ingressar no CEI. Michael Wood e Peter Furtado contam com maiores detalhes essa parafernália que aconteceu com o fim da URSS e a permanência da Rússia.
Como vemos política de países grandes ou de grandes potências não é de fácil condução, pois problemas e mais problemas terminam interferindo no bom andamento da nação, mas com o fracasso do comunismo a eliminação da URSS foi inevitável. Vinte milhões de russos se viram isolados como se estivessem vivendo em países estrangeiros e quem lucrou com tudo isso foi à Ucrânia. Alguns países remanescentes da Federação Russa reivindicaram a sua própria independência. A Chechênia conseguiu em, 1994, através de uma guerra sem proporções. Os Russos ainda sonham com a recuperação do grande império perdido.
Esta foi um pequeno destaque que aconteceu com o Golpe na URSS e o desmembramento com a criação do CEI e de alguns países que faziam parte da Federação Russa que conseguiram sua independência. Como todo mundo vê o Comunismo ainda meio bambo das pernas e mesmo assim muitos comunistas travestidos de políticos querem empurrar esse sistema falido em país republicano. Pense Nisso.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE E AOUVIRCE