O dentista e o marqueteiro
Eram dois jovens amigos estudantes. Um estudava odontologia e o outro, propaganda e marketing pela Universidade de São Paulo. Após a formatura, o profissional de marketing ficou na capital e o dentista foi se estabelecer no interior do Estado dedicando-se à profissão de cirurgião dentista.
Escolheu um ponto para montar sua clínica com equipamentos de última geração e, na frente da clínica, mandou escrever “Dentista formado pela USP”. Sempre ficava sentado lendo algo ou assistindo algum programa televisivo na sala de espera, pois era raro aparecem clientes.
Meses depois, apareceu seu amigo, especialista em marketing e propaganda, para visitá-lo. Ao perguntar como iam as coisas, o dentista respondeu que estavam um pouco devagar, pois somente vez ou outra aparecia um cliente. Continuava à espera.
O amigo sugeriu fazer uma reviravolta na clínica a fim de aumentar o movimento. Capacidade para atender o dentista possuía. Faltava só um toque mágico de mercado para “arrebentar a boca do balão” e triplicar o faturamento. Propôs gastar em torno de 5 mil reais fazendo uma reinauguração, uma panfletagem e investir em propaganda. Foi feita uma bela festa com coquetel, refrigerantes, salgadinhos, etc. Apareceram mais de quinhentos convidados sendo os custos bancados pelo amigo marqueteiro. Se melhorasse o faturamento, ele seria reembolsado.
Passadas algumas semanas, ligou para o dentista para saber como estava o movimento na clínica. O dentista informou que estava até estressado de tanto atender clientes. Disse ainda que o depósito das despesas da reinauguração seria providenciado. Agradeceu muito ao amigo formulando votos de proteção de Deus.
José Pedroso